Está a chegar ao fim a época de saldos de inverno, que, pela lei, termina no final deste mês. Foram dois meses de oportunidades a custo mais reduzido, embora muitos portugueses não o tenham sentido na pele — que é como quem diz… na carteira.
A Eupago, empresa especializada em pagamentos digitais e em débitos diretos, criada em 2015 e supervisionada pelo Banco de Portugal, fez um estudo junto de 12.560 clientes já em pleno período de saldos e concluiu que só 23% dos comerciantes portugueses decidiu fazer reduções nos preços dos seus produtos.
A confirmar esta tendência, indica o inquérito, está a perceção dos comerciantes (72%) de que o mês de janeiro é fraco para as vendas, apesar das boas expectativas para 2024 e dos sinais de retoma no consumo, depois de dois anos marcados pelo peso da inflação). Cerca de 83% admitiu mesmo que em janeiro de 2023 não registou qualquer aumento da faturação.
De acordo com a Eupago, esta abordagem mais conservadora no ajuste dos preços traduz uma estratégia dos comerciantes para preservar as margens de lucro, face ao atual cenário de incerteza económica e política.
Ainda assim, para aqueles que previam um crescimento nas vendas durante o mês de janeiro, a grande maioria (85,7%) reconheceu que esse aumento não ultrapassaria os 25% e apenas uma pequena percentagem (7,1%) antecipava um crescimento muito significativo, superior a 80%.
A Eupago foi eleita Escolha dos Profissionais 2024
na categoria “Soluções de Pagamento para Profissionais”
“Apesar da desaceleração da inflação ser positiva para as expectativas do comércio, sublinho a atuação cautelosa dos comerciantes no que toca à sua política de preços, ainda que seja um ano desafiador, principalmente no que toca à incerteza política deste momento, as projeções iniciais apontam para um ano que trará um novo impulso ao consumo”, afirma Telmo Santos, Co-CEO da Eupago.
Mais descontos ao longo do ano
O Co-CEO da fintech explica ainda que “a diversificação das estratégias de venda ao longo do ano diluiu a importância de períodos como os saldos de inverno”, com muitos comerciantes a procurarem alternativas para impulsionar as vendas fora dos períodos sazonais de saldos, com vista a garantirem “uma maior estabilidade do negócio e resistência a flutuações sazonais e a períodos de retração do consumo”.
A Eupago – instituição de pagamento Lda. é uma fintech portuguesa especializada no apoio a pagamentos realizados pela Internet, com soluções que vão desde o e-commerce empresarial a vendas particulares nomeadamente, Payshop, Pagaqui, Paysafecard, MBway, Paysafecash e Débito Direto.
A Eupago iniciou a sua internacionalização com a entrada no mercado espanhol, em 2019, com o objetivo de se tornar líder ibérica na área dos pagamentos digitais. Os objetivos a médio prazo da empresa passam pela expansão europeia. Atualmente, a empresa tem cerca de 17.000 contas ativas em Portugal e 3.500 em Espanha.
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