Comprar casa é um bicho de sete cabeças? Rodeie-se das pessoas certas

A MaxFinance existe em Portugal desde 2008 para fazer a ponte entre clientes e bancos. O resto é consigo.

Spreads, taxas de esforço, juros, Euribor a seis meses, taxa de referência. São tantos termos e expressões especializadas que a compra da casa é cada vez mais difícil. Sem falar do preço das casas, claro.

Para a maior parte dos portugueses, o momento da compra de casa exige quase um curso e deveria haver um “dicionário imobiliarês-português”, que nos ajudasse a perceber tudo sem grande esforço.  

Por exemplo, conhece os vários tipos de créditos à habitação? Sabe o que melhor se adapta às suas necessidades? Além de que é comum associar o crédito habitação à compra de uma casa, mas é possível obter financiamento para fazer obras em casa, para comprar uma casa pré-fabricada ou até para conseguir construir a sua casa de sonho. Na verdade, as instituições bancárias ao longo do tempo têm vindo a criar cada vez mais soluções para diferentes finalidades. Estes são os principais tipos de crédito habitação disponíveis, hoje, no mercado.

As soluções de crédito habitação variam de banco para banco, assim como as condições associadas e por isso, é recomendável pedir apoio especializado aos intermediários de crédito da MaxFinance, que podem fazer uma pesquisa prévia sobre as opções disponíveis e ajudá-lo a perceber qual é o crédito habitação mais adequado e vantajoso para o seu caso.

Quais os tipos de crédito?

Crédito para habitação própria permanente

Este crédito habitação é destinado a quem quer comprar ou construir uma casa nova. Na maioria dos casos, a instituição bancária financia até 90% do valor do imóvel. Este tipo de empréstimo tem várias taxas associadas a ter em conta como a taxa fixa, mista ou variável.

Crédito habitação para construção de habitação própria

Este crédito é especificamente destinado a quem pretende construir a sua casa de sonho e já tem o terreno para construção. Recorrer a este tipo de empréstimo tem algumas vantagens, como começar a pagar os juros do empréstimo enquanto decorre a construção do imóvel.

Crédito para compra de imóveis ao banco

Este empréstimo é semelhante ao crédito habitação, uma vez que também é destinado a quem quer comprar casa. No entanto, neste caso, a compra é de um imóvel que pertence à instituição bancária e, assim, são oferecidas condições especiais de financiamento do crédito habitação. Em alguns casos, o valor do empréstimo pode chegar aos 100%;

Crédito para compra de casa em planta

É uma possibilidade a ter em conta, dado que a oferta de construção nova é mais escassa e a preços mais altos. Esta opção pode proporcionar preços mais acessíveis, porque muitas vezes o promotor do projeto de construção nova tem acordo com uma entidade bancária, mas não se deve avançar para a formalização de um crédito habitação sem consultar o mercado e conhecer as condições oferecidas pelas demais instituições. O momento ideal é pedir o empréstimo dois ou três meses antes do final da construção e respetiva entrega de chaves.

Crédito habitação para obras

Alguns créditos habitação para aquisição de imóvel já têm a possibilidade de incluir as obras. Por exemplo, há pessoas que preferem comprar uma habitação que necessite de algumas obras de melhoramento, em vez de um imóvel novo. Esta solução específica serve também para quem pretende requalificar o seu imóvel atual.

Crédito para habitação secundária e para investimento

Esta é uma excelente solução para quem pretende adquirir um imóvel para, posteriormente, colocá-lo a arrendar ou para comprar uma segunda habitação como é o caso, por exemplo, de uma casa de férias.

Crédito complementar ou multifunções

Este é um crédito para diversas funcionalidades como despesas extra com a aquisição de imóveis, compra de mobiliário ou outros projetos semelhantes que tenha em mente.

Crédito habitação bonificado

Destinado para pessoas com um grau de deficiência igual ou superior a 60% e que pretendam construir, comprar, ampliar ou realizar obras de conservação da casa.

Em boas mãos

Há pouco falávamos da necessidade de um “dicionário imobiliarês-português”. E na verdade ele já existe. Chama-se MaxFinance, uma intermediária de crédito que se assume como “a maior referência nacional no sector da intermediação de crédito”, e que promete estar preparada para lhe ajudar no momento do processo da compra de casa.

A empresa, criada em Portugal em 2008, quer aumentar a sua rede de lojas físicas em Portugal das atuais 150 para 200 até Março de 2025 e alcançar os 420 franchisados até final do primeiro semestre desse ano.

A cofundadora da MaxFinance Portugal Beatriz Rubio salientou, em declarações à Lusa, citadas pela imprensa especializada, que “este crescimento representa um incremento de 50 lojas físicas e um reforço significativo no número de franchisados, consolidando assim a presença no mercado” da empresa.

Desde o início deste ano, a MaxFinance registou um crescimento de 15,4% da sua rede de lojas especializadas em intermediação de crédito e reforçou a capilaridade da sua rede que opera em modelo de ‘franchising’, com a abertura de 20 novas lojas, distribuídas pelos concelhos de Lisboa (oito), Braga (quatro), Porto (dois), Leiria (dois), Aveiro (um), Madeira (um), Setúbal (um) e Santarém (um), totalizando mais de 150 lojas físicas a nível nacional.

A MaxFinance foi distinguida com o Prémio Boa Escolha na categoria “Intermediários de Crédito”.

A MaxFinance foi uma das primeiras entidades a obter a certificação por parte do Banco de Portugal enquanto intermediário de crédito vinculado, sendo atualmente parceira de 12 entidades bancárias e financeiras no país.

Com um total de 370 franchisados e uma equipa de 1.100 pessoas, a MaxFinance diz possuir “a maior rede nacional de intermediação de crédito, formação certificada e uma oferta de diversos serviços na área financeira”, incluindo o crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel, soluções de ‘renting’ e ‘leasing’, financiamento empresarial e seguros.

Carregue na galeria e conheça mais da MaxFinance.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS