Há cada vez mais portugueses a optarem pela aquisição de automóvel com financiamento. E entre as várias possibilidades, há uma que cresce a olhos vistos: o renting, uma modalidade que permite a um particular ou a uma empresa assegurar a utilização de um ou mais veículos, com uma renda fixa mensal e por um prazo previamente estabelecido, findo o qual o cliente tem a possibilidade de entregar a viatura, renovar o contrato de renting ou adquiri-la pelo valor mínimo garantido que está definido contratualmente.
Durante 2023, o renting colocou 36 mil viaturas novas em circulação nas estradas portuguesas, num valor que superou os mil milhões de euros, uma expressiva evolução de 53% face aos 667 milhões de euros de contratos novos em 2022.
Mas se os clientes de viaturas ligeiras ou comerciais já conheciam método, até aqui, os condutores de pesados e motociclos ficavam de fora, porque não havia financeiras que fizessem renting destes. Até agora.
A Locarent, empresa de renting 100% portuguesa, acaba de lançar dois novos serviços de renting que visam uma mobilidade alargada a todos os clientes: renting de motociclos, em parceria com a Honda, e renting de veículos pesados, com a IVECO.
O anúncio foi feito durante o evento comemorativo do 20.º aniversário da empresa detida pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco, que reuniu, antes das férias de verão, colaboradores, clientes e parceiros, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa.
“Estamos convictos de que estas duas novas soluções constituirão uma mais-valia e uma diferenciação da Locarent no mercado de renting em Portugal”, afirmou Andrés Baltar, presidente da Locarent, explicando que a aposta nestes serviços “assentou, por um lado, na crescente necessidade de oferta complementar por parte dos clientes e, por outro, no ADN da empresa, caracterizado pela inovação constante e pela visão de assegurar uma oferta alargada de mobilidade”.
Renting de motos desde 144 euros/mês
Encontram-se em campanha, nesta fase de arranque, três motociclos (Honda PCX, Honda X ADV e Honda CRF) e um veículo pesado (Modelo IVECO Daily), prevendo-se a curto prazo um alargamento da oferta.
Entre as motos, as propostas de arranque são a Honda PCX 125 a gasolina, por 24 meses e 20 mil km contratados, com uma mensalidade de 144 euros.
Há ainda a Honda X ADV 750, igualmente a gasolina, com um contrato de 24 meses e 20 mil km. Aí o preço sobe para os 398 euros por mês.
Finalmente, no topo da oferta, a CRF 1100, com as mesmas condições contratuais, custa 453 euros mensais.
Quanto aos veículos pesados, há para já um único pacote disponível: o IVECO Daily Chassis-Cabina Diesel, de 180 CV, a gasóleo, cujo contrato a 60 meses e com um máximo de 150 mil quilómetros, custa por mês 719 euros sem IVA.
A companhia estima concretizar, em 2024, cerca de 300 contratos em renting de motociclos e perto de 70 contratos em renting de pesados. Em velocidade cruzeiro, o plano de negócios da Locarent prevê uma contratação anual de mais de 1.000 motociclos e entre 250 a 300 veículos pesados, o que permitirá um crescimento na faturação acima dos 20%.
Os serviços disponíveis no renting de motociclos são: compra e financiamento do motociclo; gestão de manutenção e avarias; seguro/gestão de sinistros; apoio ao condutor; gestão de multas; gestão de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO); substituição de pneus; valor residual garantido; gestão de impostos.
Já no renting de veículos pesados, os clientes podem encontrar uma solução de mobilidade de peso até 45 toneladas, sendo disponibilizados os serviços: compra e financiamento do pesado; gestão de manutenção e avarias; seguro/gestão de sinistros; apoio ao condutor 24h/365 dias por ano; gestão de multas; gestão de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO); substituição de pneus; viatura de substituição; cartão de mobilidade elétrica, gestão de combustível e portagens; valor residual garantido; gestão de impostos; recondicionamento.
Parceria Caixa Geral de Depósitos e Nova Banco
Criada há duas décadas com o objetivo de oferecer uma solução de renting automóvel dedicada aos acionistas bancários, comercializada nas agências e demais pontos de venda dos bancos, a Locarent lançou em 2021 um canal de distribuição próprio, direto, independente dos canais bancários e focado nos meios digitais. Hoje, tem mais de 16.000 viaturas sob gestão e cerca de 3.600 clientes.
“Olhando para o futuro, mantemos a mesma convicção e entusiasmo que tínhamos no primeiro dia e que mantivemos até aqui. Estamos confiantes de que os próximos anos serão marcados por novas conquistas, inovações e oportunidades de crescimento. Continuaremos a investir na excelência dos nossos serviços, na formação dos nossos colaboradores e na expansão do nosso negócio, sempre com o compromisso de superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros”, assegurou Andrés Baltar.
Com este investimento, a Locarent torna-se no primeiro operador em Portugal a assegurar a oferta de soluções de financiamento com serviços integrados, destinadas a veículos de duas rodas e a veículos pesados.
A Locarent renovou em 2024, pelo 3.º ano consecutivos, o Prémio Escolha dos Profissionais na categoria “Gestão de Frotas Automóveis”, atribuído pela Consumer Choices. O prémio Escolha dos Profissionais consubstancia um sistema de reconhecimento do nível de Satisfação e Aceitação das marcas, através da avaliação dos seus produtos e serviços por parte de Especialistas na Gestão de Frotas. Tem como propósito dar a conhecer as marcas que mais satisfazem os Profissionais deste setor, ajudando-os a fazer compras informadas e ajustadas.
Carregue na galeria e conheça mais das propostas da Locarent.