A ok! seguros, há mais de 25 anos implantada no mercado português, é uma das cinco participantes na terceira edição do Fintech Innovation Lab, que se afirma como uma plataforma de experimentação, que junta instituições financeiras e startups tecnológicas para, em conjunto, desenvolverem soluções e produtos financeiramente inovadores.
O evento, que decorre até ao verão, começou em novembro do ano passado, com a definição dos desafios que as cinco seniores corporates – ok! seguros, Abanca, Caixa Geral de Depósitos, Credibom e Zurich — colocaram a programa e a que as fintechs responderam já no início deste ano.
Nesta fase do concurso, ambas as partes — empresas e startups selecionadas — estão em fase de interação para encontrar formas de exploração e colaboração e, resolvida essa questão, a partir de junho, as tecnológicas serão alocadas às empresas para tentar concretizar as soluções a desenvolver.
Verdadeiramente “entusiasmada” com esta participação no Fintech Innovation Lab, a ok! seguros está confiante no “desenvolvimento de soluções inovadoras, que colocam as novas tecnologias ao serviço dos clientes” da seguradora.
“Estamos entusiasmados com o valor que o Fintech Innovation Lab pode trazer ao caminho de inovação da ok! seguros enquanto seguradora direta e digital. Acreditamos que será um excelente catalisador para iniciativas disruptivas que queremos levar ao mercado”, afirmou ao Escolhas o CEO da empresa, Gonçalo Graça Santos.
Os primeiros feedbacks “são muito positivos”, assegura a Fintech Solutions, a consultora organizadora deste encontro. “Tem havido uma grande participação, sendo importante referir que a terceira edição do Lab recebeu candidaturas de novos sectores e de startups mais maduras. Isto mostra-nos que a plataforma funciona realmente como uma ponte para colaborações cada vez mais interessantes e que novos players querem fazer a sua transição para use cases fintech”.
A organização está muito satisfeita, porque nesta edição tem sido possível “identificar os use cases relevantes das instituições financeiras e as fintechs que aceitaram o desafio de testar e desenvolver soluções e produtos financeiros inovadores”.
ADN de inovação
Para a ok! seguros participar num laboratório desta amplitude faz todo o sentido. “A inovação faz parte do ADN da ok! seguros. Com mais de 25 anos de história, a nossa empresa fez da inovação, da tecnologia e da simplificação do processo de venda de seguros a sua imagem de marca”, destaca o CEO.
Gonçalo Graça Santos sublinha que a seguradora “está focada no desenvolvimento de soluções que colocam a inovação tecnológica ao serviço dos seus clientes com o objetivo de simplificar o entendimento e o acesso ao mundo dos seguros”, uma vez que “foi pioneira na disponibilização da simulação e da venda online do seguro automóvel e no lançamento de alguns produtos e serviços inovadores no mercado segurador”.
“Um exemplo mais recente com grande impacto na digitalização dos processos da seguradora foi o desenvolvimento e lançamento da app AutoDigital, aplicação que permite aos clientes realizar a vistoria aos seus veículos através do telemóvel. Desta forma, o processo de contratação de um seguro auto com coberturas de danos próprios, que antes exigia a deslocação a uma oficina, passou a poder ser feito de forma 100% digital”, concluiu o responsável.
Carregue na galeria e conheça alguns dos serviços e seguros disponíveis na ok! seguros.