Já ouviu falar em economia circular? Claro que já, que os tempos são de combate ao desperdício e à defesa do ambiente. A economia circular é um conceito que propõe, precisamente, compensar a forma como consumimos e produzimos, evitando minimizar resíduos e maximizar o uso eficiente dos recursos. Em vez do tradicional modelo linear de “extrair, produzir, descartar”, ela promove um ciclo contínuo de reutilização, reciclagem e regeneração.
Quais são, afinal, os pilares da economia circular. Em primeiro, a durabilidade. Os produtos já são criados para durar mais e serem facilmente reparáveis ou recicláveis. Os materiais são reaproveitados ao máximo, reduzindo a necessidade de remoção de novos recursos.
As empresas adotam modelos como o aluger, o leasing ou o renting para baixar custos e estender o ciclo de vida dos produtos. Ao mesmo tempo, fomentam as retomas para reciclar produtos e permitir a outros clientes que possam usar, numa segunda vida, alguns produtos. Isto é responsável por um modelo de negócio sustentável.
E que impactos diretos tem a economia circular? Por um lado, ambiental, com a redução da poluição e a pressão sobre os recursos naturais. Por outro lado, há um impacto económico muito claro, com uma menor dependência de matérias-primas e a redução de custos operacionais. Isto permite vantagens sociais óbvias, com a criação de novos empregos e o fortalecimento das economias locais.
Ora toma, ora retoma
A Decathlon, uma marca global com mais de 1.700 lojas em 70 países, entre os quais Portugal, onde abriu o primeiro espaço há 25 anos, na Amadora, está focada no desenvolvimento da economia circular — não só pelos benefícios que isso traz ao ambiente, como também inspirada no lema “Move People Through the Wonders of Sport”.
Por isso, a marca está a expandir o serviço de retoma, que passa a incluir bicicletas de carbono, bicicletas elétricas de outras marcas e equipamentos eletrónicos como relógios e smartwatches de desporto.
Com esta expansão, mais pessoas terão a oportunidade de dar uma segunda vida ao seu equipamento desportivo, especialmente quem possui produtos que agora passam a estar abrangidos pelo serviço.
O processo continua simples e acessível, seja para famílias que desejam renovar as suas bicicletas, para principiantes que querem trocar de equipamento ou para ciclistas regulares. O pagamento é feito de forma prática, através de um voucher para futuras compras ou por transferência bancária, garantindo flexibilidade na escolha.
Para as bicicletas de carbono, os utilizadores podem entregar as suas bicicletas em bom estado ou, se não estiverem intactas, informar sobre o seu estado antes da entrega. Após uma avaliação visual detalhada, os clientes serão informados sobre o valor da simulação.
No caso das bicicletas elétricas, a retoma abrange modelos com componentes Brose, Bosch e Shimano. Após a verificação da bateria e validação do artigo, o procedimento segue as mesmas regras da retoma.
Além das bicicletas, a Decathlon também aceita a retoma de equipamentos eletrónicos, como relógios desportivos, incluindo outras marcas como Garmin e Polar. Neste caso, os clientes deverão eliminar todos os seus dados pessoais da aplicação para garantir a segurança e privacidade em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) antes de entregar o produto.
O serviço de retoma é uma parte fundamental da estratégia circular da Decathlon, a par da reparação, e permite que os produtos sejam colocados à venda com preços acessíveis a quem pretenda adquirir equipamento ou material desportivo em segunda mão. No caso das bicicletas de carbono todos os produtos são testados e certificados por um prestador externo como estão em conformidade.
Com milhares de produtos à disposição, seja nas lojas físicas, seja online, na Decathlon encontra uma grande variedade de casacos impermeáveis, capas de chuva ou ponchos, calças, sobrecalças, calçado à prova de chuva, polares, capa impermeável para mochila, camisolas térmicas, entre muitos outros produtos aos preços mais baixos. Mas também equipamentos desportivos de qualidade, seja qual for a atividade física ou a modalidade, para praticar outdoor ou indoor. Por alguma razão, a Decathlon voltou a ser eleita Escolha do Consumidor 2025 nas categorias “Lojas de Desporto Online” e “Loja de Desporto” e Escolha Sustentável 2025 na categoria “Serviços Circulares: Retoma, Aluguer e Subscrição”.
Carregue na galeria e conheça alguns equipamentos desportivos em promoção na Decathlon.