O avanço da idade, o desequilíbrio alimentar, a falta de nutrientes essenciais e a ausência de atividade física podem contribuir para a redução das defesas do organismo, favorecendo o aumento de constipações e gripes, particularmente nesta altura do ano, em que o frio apertas e a chuva é mais frequente.
O reforço do sistema imunológico só depende de si. Ninguém pode fazê-lo no seu lugar. Falemos de exercício físico, então. Existe uma relação entre a prática de exercício e o sistema imunológico . Diversos estudos demonstram que a prática regular de atividade física pode ter efeitos positivos na função imunológica. Contudo, esta relação é complexa, podendo apresentar benefícios como também efeitos contraditórios, dependendo de variáveis como intensidade, duração, frequência e tipo de exercício. Portanto, procure sempre treinar de forma responsável e sob orientação de um profissional, procurando antes aconselhamento médico.
Mas porque é que mexermo-nos pode ser tão importante para aumentar as defesas naturais do nosso organismo? Além de a atividade física estimular a produção de linfócitos e macrófagos, que são fundamentais na defesa contra patógenos, o exercício regular promove melhorias na circulação sanguínea facilitando a mobilidade das células imunológicas, contribuindo para uma resposta imunológica mais eficiente.
A prática de exercício físico aumenta a produção de citocinas anti-inflamatórias, que desempenham um papel fundamental na regulação da inflamação e na proteção contra infeções, reduzindo o risco de doenças crónicas associadas à inflamação, como diabetes e doenças cardíacas.
O exercício tem efeitos benéficos na saúde mental, incluindo a redução dos níveis de stress e a melhoria do bem-estar psicológico. O stress crónico pode comprometer a função imunológica, tornando o corpo mais suscetível a infeções. Assim, a prática regular de exercícios não apenas melhora a saúde mental, mas também contribui para uma melhor função imunológica.
O exercício moderado e regular pode aumentar a resistência do organismo às doenças. O fortalecimento do sistema imunológico através da atividade física resulta em menos episódios de infeções de trato superior, um problema comum especialmente em populações sedentárias.
Para maximizar os benefícios do exercício físico na saúde imunológica, algumas recomendações são fundamentais. Nomeadamente, a prática consistente de atividades físicas de intensidade moderada. Recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana para garantir os benefícios à saúde. Ou seja, meia hora diária, de segunda a sexta-feira.
Também é importante permitir períodos de recuperação adequada de modo a evitar sobrecarga e fadiga. E finalmente, tenha em mente que uma hidratação ajustada e uma dieta rica em nutrientes podem apoiar a função imunológica e potencializar os efeitos positivos do exercício.
Holmes Place aposta na tecnologia
Com 13 clubes de saúde implantados em Portugal, o Holmes Place procura ser “um parceiro de vida saudável”. Por isso, a cadeia de health clubs, que nasceu em 1979, em Londres, mais concretamente no bairro de Chelsea, procura motivar os clientes para a prática da atividade física, com uma ampla variedade de modalidades individuais e de grupos.
O primeiro clube Holmes Place abriu em Portugal a 1 de fevereiro de 1998 na Quinta da Fonte, em Oeiras. Hoje a insígnia está espalhada por todo o país e tem apostado fortemente nas novas tecnologias, de forma a melhor a experiência dos seus sócios.
“O Homes Place tem sido pioneiro em Portugal na integração de serviços e metodologias associadas nas áreas do personal training, aulas de grupo, nutrição, fisioterapia e SPA”, afirma o Product Manager do Holmes Place.
Marco Graça aponta ainda a importância e o comodismo da App do clube, que permite aos sócios “acesso a treinos personalizados prescritos por um especialista de exercício, aulas virtuais, planos de nutrição e acompanhamento do seu progresso. Esta ferramenta facilita o acesso aos serviços do clube, nomeadamente à marcação de aulas de grupo”.
“Na área da fisioterapia temos o privilégio de ter um equipamento único no mercado português. Trata–se de um dispositivo terapêutico, topo de gama, projetado para aliviar a dor e melhorar a mobilidade”, sublinha.
O Product Manager do Holmes Place destaca ainda um investimento feito pela cadeira “no final de 2023, início de 2024”. “Tivemos a possibilidade de aplicar na maioria das nossas salas de exercício (cardio & musculação) uma tecnologia própria de medição do uso dos vários equipamentos. Após algumas semanas de monotorização, conseguimos ter acesso a informação precisa e muito útil que nos permitiu redimensionar as várias zonas do ginásio e reajustar a oferta do número de equipamentos disponíveis. Com base nesta tecnologia temos vindo a alterar com sucesso os layouts dos clubes.
O trabalho feito pelo Holmes Place voltou a ser reconhecido pelos portugueses, que voltaram a atribuir este ano à marca o título Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Health Clubs”.
“O impacto é bastante positivo, sendo esta uma distinção dos próprios consumidores e pela 7.º vez consecutiva, gera um grande entusiasmo e satisfação a toda família Holmes Place. Promove igualmente um sentimento de responsabilidade para com os nossos clientes, sendo o nosso objetivo de manter e superar os atuais parâmetros de qualidade de serviço”, conclui Marco Graça.
Carregue na galeria e conheça mais sobre os clubes Holmes Place.