Os portugueses gastaram mais dinheiro nos centros comerciais em 2024 do que nos anos anteriores. A conclusão é de um estudo da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, desenvolvido pela REDUNIQ Insights.
De acordo com esta análise, a faturação aumentou 7% em comparação com 2023, tendo sido superior a 14% em relação a 2022 e tendo aumentado 31% face a 2019 (período pré-pandemia). Ou seja, melhor era impossível.
Também ao nível de transações, as notícias são positivas, com uma subida de 7% em relação a 2023. Para a APCC, “os resultados estão também sustentados num maior número de visitantes e não apenas no valor das compras efetuadas”, refere o estudo divulgado em comunicado de imprensa.
A maior percentagem de vendas aconteceu no 4.º trimestre do ano passado, com o indicador do gasto médio por cliente a aumentar em todos os meses deste período, face a 2023, tendo sido a primeira vez em que se registou esta situação.
As compras de Natal e o fim da Black Friday permitiram que Dezembro fosse o melhor mês de faturação, com cada compra a registar um valor médio de 40,97€, enquanto a nível global o valor médio de cada transação foi de 33,80€.
O estudo também indicou que 23 de dezembro foi o melhor dia do ano, seguido dos dias 21 e 22 do mesmo mês e de 30 e 29 de novembro, período que coincide com a Black Friday.
O maior do país é absolutamente único
Para os números de sucesso avançados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, muito contribuiu o UBBO Shopping Resort, situado na Grande Lisboa, o centro comercial mais diferenciador de Portugal.
Com o conceito de Shopping Resort, uma arquitetura própria, com mais espaço de circulação, mais luz natural, lojas e equipamentos para toda a família únicos no país, os primeiros cinemas UCI Luxe, uma Praça Central ao ar livre, com um ecrã de 120 metros quadrados e 9.000 lugares de estacionamento gratuito. Tudo para toda a família. E quando dizemos toda, é mesmo toda, já que o espaço é dog friendly e até tem um parque canino com atividades e utilities para os animais, para além de eleger anualmente a Mascote UBBO, o cão que representa “oficialmente” o UBBO ao longo de um ano.
“O conceito de Shopping Resort significa que o nosso espaço é mais do que um mero destino de compras, mas antes um destino para estar, experienciar, aproveitar, viver e recordar. Este é um conceito muito ligado ao de Hospitality, focado na diferenciação e detalhe de bem receber. E é isso mesmo que oferecemos no UBBO – um lugar que, para além de ser um espaço comercial, tem uma oferta de lazer e experiência para toda a família sem igual, uma oferta para todas as idades, que permite criar e viver momentos únicos e especiais”, explicou ao Escolhas o diretor do UBBO Shopping Resort, Pedro Pereira.
E esse posicionamento tem recebido os seus frutos. O UBBO voltou a ser eleito em 2025, e pelo sexto ano consecutivo, Escolha do Consumidor na categoria “Centros Comerciais Grande Lisboa”. “Esse reconhecimento dá-nos a confirmação de que temos, efetivamente, conseguido chegar aos nossos clientes, sabendo que são cada vez mais, e que o trabalho que realizamos a cada dia é por eles valorizado. Esse reconhecimento deixa-nos profundamente orgulhosos, para além de muito motivados para continuar a seguir este caminho de sucesso e de constante melhoria e, claro, conseguir continuar a ser Escolha do Consumidor ano após ano”, sublinhou o diretor.
O UBBO passa-lhe cartão
Corredores largos e cheios de luz, mobiliário urbano confortável, colorido e de grande qualidade, áreas públicas interiores e exteriores, uma grande variedade de lojas e restauração, instalações sanitárias modernas e ambientalmente sustentáveis. No UBBO pensou-se em tudo. E também no Cartão UBBO.
Já o tem? É o cartão presente de uso exclusivo nas lojas aderentes do UBBO Shopping Resort para oferecer a quem mais gosta ou para fazer as suas compras. Poderá adquirir o Cartão UBBO através do site ou diretamente no Balcão Concierge (Piso 0, junto à Padaria do Bairro). O cartão tem o custo de 1,5€.
Pode ser carregado até 1.000€ (mínimo de 5€) e é válido por 12 meses a partir da data da sua emissão. O saldo do cartão ficará ativo num prazo máximo de 48 horas. Se decidir adquirir o Cartão UBBO online terá a opção de levantá-lo diretamente no Balcão Concierge ou recebê-lo numa morada à sua escolha.
A utilização do Cartão UBBO não está sujeita a quaisquer taxas, comissões ou custos adicionais, sendo descontado o valor de cada compra no seu saldo atual.
Carregue na galeria e conheça melhor o UBBO, o melhor centro comercial da Grande Lisboa.