Há três anos seguidos que os produtos de pastelaria e padaria ALDI são premiados Escolha do Consumidor, num sinal de reconhecimento do público português da oferta que a cadeia de supermercados tem para oferecer – e este ano não foi exceção. Apesar dos vários produtos diferenciados, o tradicional “papo seco” continua a ser um dos prediletos, como explica, em entrevista ao Escolhas, Ricardo Santos, Managing Director Marketing & Communication da ALDI Portugal.
A pastelaria e padaria ALDI em produtos bake-off foi uma das quatro categorias em que a cadeia foi distinguida este ano de 2024 com o prémio Escolha do Consumidor. Quais as características destes produtos que, na vossa opinião, tanto agradam os portugueses?
A distinção do nosso sortido de bake-off resulta de um rigoroso processo de seleção de qualidade e de uma cuidadosa escolha de fornecedores. Consideramos que fatores como a frescura, sabor e, claro, o preço acessível, tornam a experiência de compra destes produtos ainda mais apelativa para o consumidor. Além disso, a diversidade de opções disponíveis nesta categoria permite-nos atender aos seus mais variados gostos e preferências.
Estamos a falar de produtos frescos, feitos pela própria ALDI, ou por parceiros escolhidos pela marca?
A qualidade dos produtos de padaria e pastelaria ALDI advém de uma aposta em parcerias duradouras com os nossos fornecedores e produtores (muitos de origem nacional), assente em critérios de produção rigorosos. Através desta estreita colaboração, conseguimos assegurar um maior controlo da qualidade, bem como o melhor sabor e frescura que tanto nos caracterizam.
Quais são os produtos-estrela da ALDI nesta secção? Os mais procurados, os mais diferenciadores, aqueles que só a ALDI oferece aos seus clientes?
A nossa secção de bake-off é, sem dúvida, uma das mais apreciadas pelos consumidores portugueses. Ao longo dos anos, temos vindo a trabalhar para ampliar a nossa oferta e introduzir novos produtos que respondam não só às necessidades dos nossos clientes, como também tragam a diferenciação e originalidade ALDI, como, por exemplo, o nosso delicioso Pão de Leitão ou o Folhado de Salsicha com Ketchup. No entanto, é interessante referir que, apesar dos hábitos alimentares e de compra dos consumidores estarem em constante mudança, o tradicional “Papo Seco” é o nosso produto-estrela, sendo, assim, um dos produtos mais procurados e apreciados pelos portugueses. Para além do “Papo Seco”, contamos com um sortido de padaria repleto de opções saborosas e adaptado para diferentes dietas alimentares, nomeadamente o pão de cereais, sementes ou centeio, pão de abóbora e noz e muito mais.
Os produtos de pastelaria e padaria são uma das quatro categorias da ALDI premiadas neste importante selo Escolha do Consumidor 2024. Há ainda as conservas da marca própria Tesouros do Mar, a marca biológica Gut Bio e, também, a marca de beleza e bem-estar Lacura. O que representa para a ALDI estas quatro distinções?
Receber estas quatro distinções e ser eleita Escolha do Consumidor é um motivo de grande orgulho para a ALDI. Acreditamos que estes prémios vêm reconhecer o nosso trabalho contínuo no desenvolvimento e ampliação das nossas marcas próprias, reforçando o nosso compromisso, como um verdadeiro discounter, em proporcionar uma oferta de excelente qualidade ao preço mais baixo possível. É também importante destacar que a distinção Escolha do Consumidor se repete pelo quarto ano consecutivo, o que demonstra que a preferência dos consumidores é resultado do nosso esforço e de uma perseverante aposta na qualidade e inovação.
“Cerca de 85% do nosso sortido em loja é composto por marcas ALDI”
Com uma história de mais de cem anos, quais são os valores da marca ALDI? Eles mantêm-se inalteráveis, apesar de o mercado ter mudado tanto?
A ALDI conta com mais de cem anos de história, baseada numa tradição familiar e numa forte ligação com os nossos clientes, o que nos tornou, ao dia de hoje, um dos principais retalhistas internacionais. O conceito discount continua a ser a base da nossa marca, recorrendo à filosofia “every day low price” para orientar a nossa estratégia, o que nos permite garantir uma maior eficiência de custos em todos os processos e assegurar a melhor qualidade ao melhor preço. Tudo isto alicerçado nos nossos valores de simplicidade, responsabilidade e fiabilidade, que nos acompanham desde sempre.
Como é que isso é possível?
Sobretudo, mantendo-nos fiéis ao nosso ADN e à qualidade das nossas marcas próprias, que são um dos nossos maiores focos e aquele que acreditamos ser o nosso ponto diferenciador. Atualmente, 85% do nosso sortido em loja é composto por produtos de marcas ALDI, muitas das quais já são bastante reconhecidas e apreciadas pelos nossos clientes, pelo que vamos continuar a apostar no desenvolvimento e evolução das mesmas, com a premissa de levar sempre a melhor qualidade para as suas mesas.
A aposta nos produtores locais continua a ser uma prioridade?
Claro que sim. O apoio aos produtores e fornecedores nacionais é, sem dúvida, uma prioridade. Desde o momento em que a ALDI chegou a Portugal, que privilegiamos fornecedores nacionais em várias categorias, como é o caso das frutas e legumes, carne e padaria. Desta maneira, não só estamos a apoiar a economia nacional, como consideramos que conseguimos ter uma oferta ainda mais rica e alinhada com as preferências do mercado português.
Em 2006, a ALDI abriu a sua primeira loja em Portugal, em Alcantarilha, no Algarve. Passados 18 anos, quantas lojas existem agora no nosso país? Quais os planos de expansão?
Atualmente, a ALDI conta com mais de 150 lojas em Portugal, ambicionando chegar às 200 num futuro próximo. Este ano, abrimos 12 novos espaços um pouco por todo o país, e prevemos que 2025 seja igualmente um ano de crescimento.
Relativamente ao nosso plano de expansão, a cobertura nacional é um dos nossos objetivos centrais, sendo que pretendemos estar presentes em todos os distritos de Portugal. Neste momento, operamos em 16 dos 18 distritos, e a expansão visa garantir uma presença mais robusta de norte a sul do país, incluindo regiões do interior, de forma a chegar a cada vez mais portugueses.
“Estamos a renovar as lojas para melhorar a experiência dos clientes”
A ALDI tem vindo a apostar na modernização das suas lojas e dos seus serviços. De que forma é que isso tem sido feito? E que planos estão previstos em Portugal?
Ao longo de 2024, além das 12 novas lojas que abrimos, renovámos 14 já existentes, com o objetivo de uniformizar os espaços e proporcionar uma experiência de compra mais agradável, moderna e consistente, em qualquer loja ALDI que o cliente visite. Estas remodelações não só melhoram a experiência do cliente, como também tornam as lojas mais sustentáveis e apelativas.
Relativamente à inovação e diferentes formatos de loja, em maio, inaugurámos uma nova loja de proximidade no centro de Lisboa, na Estefânia, o nosso 7.º espaço com este formato na capital. Este layout foi pensado e adaptado de forma estratégica para oferecer um sortido de produtos essenciais, permitindo aos clientes encontrar tudo o que necessitam para o seu dia-a-dia, de forma rápida e conveniente. Estamos muito entusiasmados com a expansão deste conceito de loja de proximidade para o Norte do país, com a abertura do nosso primeiro espaço na cidade do Porto, prevista para breve.
Adicionalmente, ainda em relação ao nosso plano de expansão para 2025, temos como objetivo aumentar a nossa operação no Norte e fazer chegar a nossa oferta diferenciadora às famílias desta região. Nesse sentido, vamos abrir um novo Centro de Distribuição em Valongo, que entrará em funcionamento já no início do próximo ano e que acreditamos ser crucial para acelerar este crescimento, bem como assegurar uma logística eficiente no Norte.
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