Nada é para sempre e, portanto, convém não atirar grandes foguetes, que ainda apanhamos com as canas em cima. Mas com a chegada da primavera, e depois de quase três meses de chuva, as promessas de sol dos próximos tempos vão tirar-nos da depressão. E nada é melhor para a nossa saúde mental do que os dias mais longos, o céu azul, o sol a brilhar e a temperatura mais quente.
E é porque sabemos que este tempo que aí vem convida a refeições mais frugais, mais leves e mais saudáveis, que preparámos com a Montiqueijo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Em comum duas coisas: todas fáceis de fazer e todas com queijo fresco premiado.
Antes de lhe darmos as receitas, recordamos-lhe que a Montiqueijo é uma empresa de produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, onde a tradição no paladar permanece desde as gerações mais antigas.
Produz queijo fresco — produto premiado com o Quality Award (já lá vamos…) —, mas também requeijão, queijo curado, entre outros produtos.
Vamos para a cozinha?
Vamos lá, então. Recordamos-lhe: é tudo muito simples de fazer, mas terrivelmente saboroso. Para começar, uma entrada nutritiva: salada de tomate e queijo fresco, com oregãos e manjericão.
Os ingredientes imprescindíveis são óbvios: Queijo Fresco, Tomate, Orégãos, Manjericão, Azeite, Sal e Pimenta.
Para fazer a salada, corte o queijo fresco Montiqueijo em rodelas, e o tomate em rodelas finas e disponha numa taça. Salpique as rodelas com oregãos e folhas de manjericão. Coloque um pouco de sal e pimenta a gosto e tempere com um fio de azeite. E já está. Simples, não?
Para prato principal, que tal uma Massa Gratinada com Queijo Fresco e Brócolos?
Precisa de 400 g de massa penne, 200 g de queijo fresco Montiqueijo, um Queijo Curado Montiqueijo ralado, 4 floretes de brócolos, 1 cebola pequena, picada, 2 dentes de alho, picados, Azeite e Sal e pimenta a gosto.
Coza a massa e os brócolos, misture tudo e coloque um fio de azeite. Misture o queijo fresco cortado em triângulos. Coloque num tabuleiro de forno, polvilhar com queijo ralado por cima e levar ao forno a gratinar. Servir bem quente, comer e chorar por mais.
Para sobremesa, selecionámos Tarte de Limão.
Precisa de 250 g de farinha, 100 g de açúcar, 50 g de manteiga, 1 ovo e 3 colheres sopa de água. E para o recheio vai precisar de 400 g de queijo fresco, 200 g de açúcar, 6 ovos, 200 ml de natas e 1 colher sopa de manteiga.
Comece por fazer a massa: junte a farinha com o açúcar, adicione a manteiga e misture até ficar tudo bem ligado. Adicione o ovo previamente batido com a água e amasse muito bem até ficar uma mistura homogénea. Reserve no frigorífico enquanto estiver a preparar o recheio;
Para o Recheio: Escorra o queijo fresco e passe-o por um passador de rede. Bata bem o queijo fresco com as natas, o açúcar, a manteiga e os ovos. Estenda a massa numa bancada polvilhada de farinha, forre uma tarteira e pique o fundo com um garfo. Coloque o recheio e leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.
Uma história de qualidade
Agora que já está saciado, importa dizer que o grupo Montiqueijo é hoje constituído por 2 empresas, a Agroleite – unidade produtora de leite – e a Montiqueijo – produtora de queijos. Com estas duas empresas, o Grupo Montiqueijo afirma-se “diferenciador por controlar o seu produto desde a origem, acompanhando a linha de produção em todas as suas fases. É desta forma que se destaca pela qualidade e controlo de segurança alimentar”, explica a empresa no seu site.
Atualmente a Montiqueijo “é uma das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado de vaca. Diariamente a Montiqueijo recebe o leite fresco que pasteuriza e transforma em variados queijos”.
Reconhecida pela qualidade dos seus queijos frescos e requeijões, a “Montiqueijo orgulha-se de ser a única marca em Portugal que produz os seus queijos desde a origem, mantendo o seu método de produção tradicional há mais de 30 anos”.
Queijo fresco premiado pelos consumidores portugueses
A gama de queijo fresco foi recentemente distinguida com o selo Quality Award 2025, atribuído pela Consumer Choice. Entre os produtos premiados encontram-se o queijo fresco tradicional, sem lactose, magro e com tomate e manjericão, “um reconhecimento à sua excelência e ao compromisso contínuo em oferecer produtos de elevada qualidade tanto no mercado nacional como internacional”.
A qualidade é, sem dúvida, o atributo mais valorizado pelos consumidores, e este prémio tem como objetivo avaliar as marcas de diversos sectores com base em 10 dimensões que definem a qualidade global dos produtos.
Criado em 2023, o Quality Award destaca os aspetos fundamentais de desempenho e confiança, assim como a conformidade das características do produto com o seu propósito, a sua durabilidade, o atendimento ao cliente, o design e a aparência, a correspondência entre a expectativa do consumidor e a realidade percebida, a qualidade percebida e o nível de recomendação. Todos estes critérios são avaliados rigorosamente por um painel de consumidores que realiza a sua avaliação em ambiente real.
“É com grande satisfação que recebemos o selo Quality Award 2025 na nossa gama de queijo fresco. Este reconhecimento é um marco importante para a Montiqueijo e reflete o empenho da nossa equipa em garantir produtos de excelência. Agradecemos a confiança dos consumidores, que nos motivam a continuar a fazer sempre melhor”, afirma Dina Duarte, Diretora Geral da Montiqueijo.
Para a marca, este prémio “é uma confirmação do compromisso com a qualidade e com a satisfação dos consumidores”. “Continuaremos a trabalhar para oferecer produtos que superem as suas expectativas”, concluiu.
Carregue na galeria e conheça mais da Montiqueijo.