Não, não é uma moda e veio para ficar. A alimentação biológica tem vindo a conhecer um crescimento significativo nos últimos anos em muitas partes do mundo. E há boas razões para isso, incluindo uma maior conscientização sobre os benefícios para a saúde dos alimentos orgânicos, preocupações com o meio ambiente e a sustentabilidade, bem como uma procura crescente por produtos alimentares de origem ética e local.
Cidadãos mais informados estão na base de tudo. Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber de onde vêm os seus alimentos, como foram produzidos e como isso impacta o meio ambiente e sua própria saúde. Como resultado, mais pessoas estão a escolher alimentos orgânicos como parte de seu estilo de vida consciente e saudável.
A consequência direta é óbvia e insere-se nas leis de mercado: oferta e procura. Esse aumento da procura por parte dos consumidores também tem incentivado mais agricultores a adotarem práticas agrícolas sustentáveis e a procurar certificações orgânicas para seus produtos. Como resultado, o mercado de alimentos orgânicos continua a crescer, oferecendo aos consumidores uma variedade cada vez maior de opções saudáveis e sustentáveis.
E não é conversa fiada, nem marketing. Escolher alimentos produzidos de forma sustentável, como orgânicos e locais, pode reduzir a pegada de carbono e promover práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente. Além disso, optar por alimentos frescos e minimamente processados geralmente resulta em refeições mais nutritivas, beneficiando a saúde a longo prazo.
A alimentação biológica, também conhecida como alimentação orgânica, refere-se ao cultivo de alimentos sem a utilização de pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs). Os alimentos biológicos são cultivados de acordo com práticas agrícolas sustentáveis que respeitam o meio ambiente, promovendo a biodiversidade do solo e a conservação dos recursos naturais.
Esse esforço por uma produção mais sustentada é, de resto, reconhecida pela União Europeia desde 2010. O logótipo “Bio” da União Europeia distingue produtos alimentares, transformados ou não, produzidos a partir de pelo menos 95% de matérias-primas oriundas de produção biológica controlada, de acordo com os requisitos rígidos da União Europeia.
Marca Bio é a preferida dos consumidores portugueses
Durante muitos anos, generalizou-se a ideia que a produção biológica era muito mais cara que a industrial. E se é certo que, durante algum tempo, isso foi verdade, hoje, com a massificação do consumo de produtos Bio, a oferta aumentou muito e os preços tornaram-se mais competitivos. É o caso da cadeia de supermercados Aldi, que tem a marca Gut Bio dedicada 100% a produtos biológicos de qualidade, produzidos de forma sustentável.
A Gut Bio garante uma alimentação fresca e consciente. E é a preferida dos portugueses. Por isso, foi eleita em 2024, pelo quarto ano consecutivo, como Escolha do Consumidor, na categoria “Produtos Biológicos”. E não está sozinha: a Gut Bio junta-se a mais três marcas próprias da Aldi — Lacura, e Tesouros do Mar — e ao seu BakeOff, que foram também eleitas as melhores pelos consumidores nas categorias “Produtos de Rosto”, “Conservas” e “Pastelaria e Padaria”, respetivamente, ganhando o Prémio “Escolha do Consumidor 2024”, atribuído pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor.
A criação de marcas próprias de qualidade faz parte, aliás, do objetivo da cadeia alemã, como explica Ricardo Santos, Managing Director Marketing and Communication da Aldi Portugal. “A estratégia da Aldi passa por apostar na oferta de marcas próprias, o que nos permite controlar toda a cadeia de abastecimento. Assim, os processos são analisados de forma a serem o mais eficientes possível e a seleção dos artigos em loja está planeada para que o cliente encontre o que precise de uma forma rápida, simples e fácil”.
Para o responsável, “todo este foco na eficiência, controlo e rapidez permite uma otimização constante dos custos, conseguindo, assim, a Aldi ter preços baixos pela eficiência e não pela redução da qualidade”.
“Neste sentido, os fatores que vão contribuir para sermos uma marca do futuro estão nesta nossa génese, no que somos e queremos continuar a ser: eficiência, controlo, qualidade, rapidez e resposta. É através da implementação destes cinco pontos-chave que a Aldi continuará a marcar pela diferença e a crescer, ano após ano”, sublinha Ricardo Santos.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos da marca Gut Bio que pode encontrar nas lojas da Aldi.