Se é fã de chocolate, certamente que já sentiu a tentação de provar o chocolate mais viral do momento, mas que esgota mal chega às lojas. Tudo começou no Médio Oriente, quando a chocolataria Fix Desser Chocolatier criou uma barra de chocolate com um recheio no mínimo original. A um creme de pistácio juntou pedaços de kadaif, uma massa crocante a fazer lembrar aletria.
Primeiro estranha-se, mas depois entranha-se, não é? Foi o que aconteceu a esta combinação original que captou a atenção dos consumidores um pouco por todo o mundo graças à partilha de vídeos nas redes sociais. Resultado? O chocolate do Dubai ficou viral e é o produto mais desejado do momento, o que faz com que esgote rapidamente mal chega às lojas.
No entanto, mais do que uma tendência, o pistácio é um dos frutos secos mais interessantes a nível nutricional. Isto sem a presença do chocolate, claro.
Pistácio: pequeno no tamanho, gigante nos benefícios
Rico em proteína, fibras, gorduras saudáveis e antioxidantes, este fruto seco é um verdadeiro aliado da saúde. Além de ser uma excelente opção para quem procura alternativas vegetais ricas em proteína, contém gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol “mau” (LDL). Também é rico em fibra, o que contribui para o bom funcionamento intestinal.
Agora a questão que muitos fazem: “Mas será que os pistácios engordam?” A resposta é: depende da quantidade que come. Como qualquer fruto seco, o pistácio é calórico, mas também muito saciante: 100g de pistácios têm cerca de 560 calorias, mas se optar por uma porção controlada (cerca de 30g ou um punhado), estará a ingerir aproximadamente 160 calorias, com um bom equilíbrio de gorduras saudáveis, proteína e fibra. O segredo está no equilíbrio.
Se quer dar uma oportunidade a outros frutos secos, para ter uma ideia das calorias por cada 100 gramas, as amêndoas contêm 643 kcal, as avelãs 689 kcal e as nozes 699 kcal. Já os pinhões contêm 622 kcal por cada 100 gramas.
Se ficou entusiasmado e quer incluir, de forma moderada, os frutos secos na sua rotina alimentar diária, a Frutorra tem provas dadas: em 2025 foi eleita pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor, na categoria “Frutos Secos”, uma distinção atribuída pelo ConsumerChoice.
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Frutorra: uma marca saída da casca
Com raízes em Degracias, no concelho de Soure, a Frutorra é uma marca que há mais de três décadas transforma frutos secos e aperitivos em verdadeiros clássicos do snack português. Fundada em 1988, esta empresa começou de forma simples, mas com uma visão clara: trazer qualidade e sabor aos consumidores.
A sua história começou nos anos 80, quando João Pimenta, durante as suas viagens ao Algarve, teve a ideia de levar amendoins com casca para o centro do país. No início, a torrefação era feita em pastelarias, mas não demorou muito até que o processo passasse para as suas próprias instalações. Com o tempo e a crescente procura por snacks variados, a Frutorra expandiu-se, acompanhando as novas tendências e as exigências do mercado.
O crescimento foi tal que, em 1997, a empresa mudou-se para uma nova fábrica, mais moderna e preparada para responder à crescente procura. Hoje, passam por lá milhares de frutos secos diariamente, provenientes dos melhores produtores nacionais e internacionais. Desde 2018, a Frutorra integra o grupo espanhol Grefusa, uma parceria que trouxe ainda mais inovação e capacidade de expansão.
Com um percurso marcado pela confiança e qualidade, a Frutorra tem mantido o seu compromisso com a inovação e sustentabilidade. Em 2023, fechou o ano com um crescimento de 9,4% nas vendas e em 2024 lançou para o mercado as Castanhas cozidas e sem pele, prontas a comer.
Com uma aposta contínua na qualidade, inovação e proximidade com os consumidores, a Frutorra não tem medo de arriscar, sair da casca e reinventar-se. Curioso para conhecer mais sobre os produtos Frutorra? Carregue na galeria e descubra as últimas novidades e o marketing criativo da marca nas redes sociais.