Não foi um, nem dois, mas sim três prémios. O Intermarché arrecadou este ano três distinções da Escolha do Consumidor, que revelam a confiança dos portugueses na marca. Foi o pretexto ideal para a conversa do Escolhas com o a Presidente do Conselho de Administração do grupo, Anne Saintemarie, e do Diretor-Geral da marca, Mário Costa.
Os dois responsáveis falam da caminhada do Intermarché desde a chegada a Portugal em 1989 e projetam o plano de expansão da marca, que prevê o reforço de lojas até ao final do ano, em linha com o plano de aproximação com os consumidores portugueses.
Dinamizar a economia local e incentivar os produtores locais faz igualmente parte do ADN do Intermarché. E é para continuar, garantem Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Geral.
A marca própria PorSi voltou a ser triplamente premiada pelos consumidores portugueses. Recebeu o Quality Awards pelas pizzas refrigeradas PorSi e foi eleita Escolha do Consumidor com a marca PorSi em duas categorias: MDD Peixe embalado e MDD Refeições congeladas Gourmet. O que significam estes prémios para o Intermarché?
Estes prémios são um reconhecimento da qualidade dos produtos da marca própria PorSi e fazem parte da estratégia delineada para reforçar a confiança dos consumidores no Intermarché. Ganhar o Quality Award e ser eleito Escolha do Consumidor em várias categorias confirma que o Intermarché está no bom caminho e consegue responder às expectativas dos clientes, oferecendo produtos de alta qualidade, mesmo praticando preços muito competitivos. No nosso entender, isto reforça a boa imagem da marca Por Si, assim como o compromisso do Intermarché em oferecer os melhores produtos de marca própria ao melhor preço.
A marca PorSi foi mais uma forma encontrada pelo Intermarché de se aproximar dos seus clientes?
Quando desenvolvemos a marca PorSi, o contexto das marcas próprias na grande distribuição era diferente. A tendência do mercado era de concentrar os produtos de marca própria numa só marca, o que facilitava a identificação em loja e a comunicação com os clientes. Assim, a marca PorSi foi concebida com o objetivo de criar uma ligação mais estreita com os clientes, oferecendo-lhes produtos que combinam qualidade com preços competitivos, mas também para facilitar a identificação da nossa marca própria na loja. Pela primeira vez, tínhamos uma marca transversal a quase todas as famílias de produtos. Por outro lado, através desta marca própria, o Intermarché consegue entender melhor as preferências e necessidades dos seus consumidores, adaptando a sua oferta para corresponder às expectativas e criar uma relação de confiança e lealdade.
Para a vossa marca própria, estabeleceram parcerias com produtores locais?
A proximidade é uma pedra basilar no ADN desta insígnia. Desde o início, o Intermarché instalou-se um pouco por todo o país, criando desde logo parcerias locais de forma a incentivar a economia regional e aproveitar os saberes e sabores das nossas regiões, garantindo sempre a qualidade dos produtos. A nossa marca PorSi bebe desse espírito e procura, sempre que possível, valorizar a proximidade e a sustentabilidade, através de parcerias com produtores locais. Isso não só garante frescura e qualidade, como reforça o apoio do Intermarché à economia regional e local, reduzindo, também, a pegada de carbono associada ao transporte de produtos e permite que os clientes tenham acesso a produtos autênticos e regionais sob a marca PorSi.
O que distingue os produtos PorSi de todos os outros à venda nas vossas lojas?
Os produtos PorSi distinguem-se pelo reconhecimento do compromisso que assumimos para com os nossos clientes de garantir, em cada produto, a melhor qualidade possível ao melhor preço. Confiança é a palavra-chave que envolve a marca. Os nossos clientes sabem que podem comprar produtos de todas as secções da loja ao melhor preço e com muita qualidade. Outra das palavras-chave da marca é variedade. Mais uma vez pensamos nos clientes e nas suas necessidades e procuramos encontrar produtos PorSi para cada uma dessas necessidades.
“As nossas pizas refrigeradas são muito saborosas e económicas”
Quais são as variedades de pizza refrigerada da vossa marca disponíveis no mercado português?
As pizzas refrigeradas PorSi oferecem uma variedade que vai ao encontro dos gostos diversificados dos consumidores portugueses. Algumas das variedades disponíveis incluem clássicos como Atum e Fiambre, Cinco Queijos ou Fiambre e Queijo, e opções com sabores diferentes, como a Romana, a Carbonara, a Barbecue ou ainda o formato Calzone de Fiambre e Queijo.
E quais são os best sellers, as variedades de pizza refrigerada PorSi?
Entre as variedades de pizzas refrigeradas PorSi, as preferidas pelos portugueses tendem a ser as clássicas, como a de Fiambre e Queijo, devido ao seu sabor tradicional e apelo universal. No entanto, as opções diferenciadoras, como a Calzone ou a Carbonara, também têm sido muito populares entre os consumidores que procuram uma experiência culinária mais sofisticada.
Estas pizzas refrigeradas estão disponíveis por que preços?
Para além do sabor reconhecido pelos consumidores, como atesta o selo Quality Awards 2024, o preço é um ponto forte da nossa gama de pizzas refrigeradas, refletido a política de preços da marca, que se assume como a marca própria mais barata. Dependendo dos ingredientes e das receitas, os preços destas pizzas variam entre 2,46€ e 3,79€, assumindo-se como uma refeição pronta, rápida, muito saborosa e económica.
Como tem sido esta caminhada com os portugueses? Como tem conseguido o Intermarché sido capaz de conquistar a sua quota de mercado sustentável junto dos portugueses?
Desde a sua chegada a Portugal, em 1989, o Intermarché tem mantido uma política muito coerente de proximidade com as comunidades e agentes de desenvolvimento local. Não é por acaso que dizemos que “somos daqui”, é porque os nossos empresários independentes fixaram-se nas localidades, cresceram e ajudaram a fazer crescer municípios, associações locais, clubes da terra, produtores locais. A marca própria esteve presente desde o início nesta caminhada, não faltando parcerias sólidas com produtores regionais que garante a qualidade e valor dos produtos. Não é por acaso que quem vem ao Intermarché não deixa de vir. Somos mais do que um supermercado, somos o supermercado daqui que conhece o seu cliente como ninguém.
Quantas lojas já tem a cadeia em Portugal? Tem havido um crescimento recente consistente junto dos grandes centros urbanos. É um dos objetivos do Intermarché? Haverá novas lojas a abrir até ao final do ano?
O Intermarché tem atualmente 267 lojas em Portugal e mantém um plano ambicioso de expansão, ampliação e remodelações de lojas, de forma a que o crescimento não seja só consistente, como homogéneo. A nossa ambição é melhorar, cada vez mais, a experiência de compra dos nossos clientes por todo o país. Esta expansão e melhoria do parque de lojas está alinhada com os objetivos da empresa de estar mais próxima dos seus clientes, e sim, é esperado que novas lojas sejam inauguradas até ao final do ano, continuando a cumprir o plano de expansão da marca em Portugal.
Carregue na galeria e conheça mais alguns produtos da marca própria PorSi.