Os laticínios desempenham um papel importante na alimentação, devido ao seu alto valor nutricional e à sua contribuição para a saúde em diferentes fases da vida. Produtos como leite, queijo, iogurte e manteiga são fontes ricas de nutrientes essenciais, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais.
Em traços gerais, vamos recordar aqui os principais benefícios do consumo de laticínios:
Saúde óssea e dentária – São uma das principais fontes de cálcio, que é vital para a formação e manutenção de ossos e dentes fortes. A vitamina D presente em muitos laticínios (ou adicionada) ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio.
Alta qualidade proteica – Os laticínios fornecem proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação de tecidos.
Saúde muscular – A presença de proteínas e nutrientes como potássio ajuda na saúde muscular, especialmente em desportistas e pessoas mais velhas, reduzindo o risco de perda de massa muscular.
Contribuição para a saúde digestiva – Iogurtes e outros produtos fermentados contêm probióticos, que ajudam a manter um equilíbrio saudável da microbiota intestinal.
Prevenção de doenças – O consumo regular de laticínios está associado à redução do risco de osteoporose, hipertensão (graças ao potássio) e certos tipos de doenças cardiovasculares, especialmente com opções de baixo teor de gordura.
Satisfação e energia – São alimentos saciantes e energéticos, ideais para dietas equilibradas.
Variedade e qualidade reconhecida
No Lidl, os produtos lácteos da marca própria Milbona são um clássico, há muito reconhecido pelos consumidores portugueses. Aliás, não é por acaso que a marca Milbona é Escolha do Consumidor há cinco anos consecutivos. Voltou a ser agora em 2024 na categoria “MDD Iogurtes e Lácteos Frescos”. Aliás, são muitas as marcas de distribuição do Lidl — ele próprio considerado o melhor Hiper e Supermercado — que receberam o prémio Escolha do Consumidor, o que prova a confiança que os portugueses têm na marca.
Nas lojas da cadeira encontra laticínios para todos os gostos: do mais tradicional leite a uma grande variedade de iogurtes, passando por uma vasta seleção de queijos e não esquecendo as natas, a manteiga e até – para os mais gulosos – as sobremesas. Iogurtes
Iogurtes – Naturais ou de sabores, sólidos ou líquidos, com diferentes texturas e caraterísticas e até sem lactose, com ingredientes biológicos, Skyr ou proteicos, a variedade é tanta que a dificuldade é escolher.
Queijos – Seja um amante incondicional de queijo, que não se cansa de novas experiências, ou um consumidor mais tradicional, a secção de queijos das lojas Lidl é uma celebração da diversidade de sabores, texturas e origens. Dos queijos frescos aos típicos fatiados de origem portuguesa, passando pelos queijos internacionais, o Feta — sempre tão desejado para uma salada original — o Ricota ou a Mozarela.
Leites – É ele a origem de tudo: sem leite não há laticínios. E é claro que o Lidl não poderia deixar de oferecer aos seuss clientes uma variedade de leite de origem cuidadosamente selecionada, garantindo-lhe a base perfeita para qualquer refeição ou criação culinária. Dos tradicionais Magro, Meio Gordo e Gordo, passando pelo biológico, pelo sem lactose, ou pelo irresistível, sobretudo para os mais novos, leite com chocolate.
Manteigas e natas – São essenciais para uma quantidade de deliciosas receitas e, no caso da manteiga, é o par perfeito para a as sandes, tostas ou torradas, verdadeiros clássicos dos hábitos dos portugueses.
Sobremesas lácteas – A pensar nos mais gulosos, perto dos iogurtes, irá encontrar tentadoras sobremesas, desde pudins e gelatinas a receitas tradicionais (como baba de camelo, serradura, natas do céu e arroz doce). Em alguns casos, as sobremesas lácteas e as gelatinas têm versões sem açúcar adicionado.
A aposta nas marcas próprias
Para o Lidl, as marcas de distribuição são há muito uma estratégia fundamental: por um lado, apoiam a produção local, por outro, conseguem preços ainda mais competitivos.
“Temos uma enorme preocupação com a qualidade e origem dos nossos laticínios, de modo a que lhe possamos oferecer a melhor qualidade ao preço mais baixo”, justifica a marca, que acrescenta que “sempre que possível”, apoia a produção nacional, disponibilizando aos seus clientes “produtos portugueses e de algumas regiões específicas do país, nomeadamente no que toca ao leite, à manteiga e aos queijos”.
As marcas próprias fazem parte da estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio do Lidl. Segundo o mais recente Estudo de Impacto Socioeconómico do Lidl em Portugal, realizado pela consultora Forvis Mazars, as marcas próprias da cadeia contribuíram de forma muito positiva para a criação de riqueza e geração de emprego em Portugal, no ano de 2023.
De forma direta, indireta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente um terço do impacto económico de toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que, por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros.
Segundo a cadeira de retalho, o Lidl inova e investe constantemente na sua oferta de marca própria, que representa cerca de 80% do seu sortido, tendo em conta as tendências de mercado e a constante preocupação de certificação dos seus artigos, privilegiando sempre que possível os produtos nacionais, como garantia de qualidade e num claro compromisso com os produtores locais – em 2023 cerca de metade dos produtos destas marcas no sortido permanente da insígnia, foram provenientes de fornecedores portugueses.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos lácteos Milbona.