Siga-nos. A viagem vai começar.

E que tal viajar até à Grécia? Não há bússola melhor do que a barriga

Azeitonas, Tahini, Pastéis com Queijo, Moussaka, Baklava. Já está a salivar? E ainda não provou nada.

Já conhece a Grécia? Não? Então, até ao dia 10 de abril, viaje por algumas das maravilhas da gastronomia grega através do Lidl. A cadeia de retalho, que está em Portugal há 29 anos, lançou uma semana temática especialmente dedicada aos sabores e produtos daquele país.

As semanas temáticas do Lidl Portugal já são um dos momentos mais aguardados pelos seus clientes, que encontram nesta ocasião a oportunidade de descobrirem novas iguarias e produtos.

Desta vez é a Grécia. Desde esta quinta-feira, dia 4 de abril, os portugueses têm oportunidade de explorar uma variada oferta de sabores, com a máxima qualidade ao melhor preço, para um verdadeiro roteiro helénico.

Esta é considerada internacionalmente uma das Top 10 Melhores Gastronomias, por vários rankings, e fará as delícias dos portugueses mais exigentes, já habituados à deliciosa gastronomia portuguesa.

Não existe melhor forma de iniciar uma verdadeira refeição grega do que com um Tzatziki com Azeite Virgem Extra, disponível por 1,59€; Azeitonas Kalamata, por 1,99€; Queijo de Vaca em Salmoura, por 3,49€; ou ainda Tahini – Pasta de Sésamo, por 2,99€, e como acompanhamento os Palitos de Pão com Sementes de Girassol, por 1,99€.

Já como prato principal, o Lidl oferece a oportunidade de experimentar Pastéis recheados com Queijo, por 3,79€; Rolinhos recheados com Queijo e Bacon, por 2,99€; ou ainda a Refeição pronta Moussaka, por 3,79€, para quem não gosta de perder tempo e sabor. O Lidl desafia, ainda, os seus clientes a darem asas à sua imaginação com o Queijo para Forno, disponível por 2,99€.

Para terminar, não pode faltar a estrela das sobremesas gregas: a Baklava com Noz, disponível por 4,49€.

O Lidl Portugal foi eleito Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Hiper e Supermercados”

Acompanhando as tendências de consumo, o Lidl mantém assim a aposta na diversificação das suas Semanas Temáticas, mantendo sempre a sua premissa de uma oferta de máxima qualidade ao melhor preço.

Rolinhos de carne picada, Pastéis de Massa Folhada com Sementes de Sésamo, Queijo Feta, Caracol de Espinafres e Queijo ou Folhas de Videira Recheadas são outras iguarias que pode encontrar no Lidl durante esta semana.

O que escolher?

1,3% do PIB nacional

Há 29 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 270 lojas, de Norte a Sul do país, e 4 direções regionais e entrepostos, para além da sede: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul).

Segundo o Estudo de Impacto realizado pela consultora independente KPMG, em 2022, o Lidl Portugal contribuiu com 3.100 milhões de euros a nível de geração de riqueza para o país, representando 1,3% do PIB nacional.

Em 2024, a empresa ganhou, pela terceira vez consecutiva, a certificação Top Employer, atribuída pelo Top Employers Institute, pelas suas Boas Práticas/Gestão de Recursos Humanos.

O Lidl pertence ao Grupo Schwarz e é um dos líderes de mercado a nível europeu em retalho alimentar: conta com cerca de 12.200 lojas e mais de 220 centros de distribuição e entrepostos em 32 países, apostando na disponibilização de produtos de máxima qualidade ao melhor preço e pautando-se pela simplicidade e proximidade com os seus clientes. A sua sede, na cidade alemã de Neckarsulm, é responsável pela conceção e estrutura de todos os processos estandardizados.

A nível internacional, o Lidl conta com mais de 376.000 colaboradores em todo o mundo. O dinamismo no trabalho do quotidiano, a força como um resultado e o respeito mútuo com colaboradores e parceiros caracterizam o trabalho da empresa em todos os países onde está presente.

No dia-a-dia, o Lidl assume a responsabilidade pelas Pessoas, Sociedade e Ambiente. Para o Lidl, a Sustentabilidade é cumprir a sua promessa de qualidade, todos os dias, centrando a sua estratégia ‘Mais Lidl’ em 3 dimensões: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si.

O Grupo Schwarz, que opera mundialmente enquanto retalhista alimentar, gerou uma faturação de 154,1 mil milhões de euros no ano fiscal de 2022.

Lidl ajuda produtores portugueses

Em 2023, através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal ajudou centenas de produtores nacionais a exportarem 22,3 mil toneladas de frutas e legumes, continuando a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus.

O retalhista alimentar reafirmou assim o seu contributo à produção nacional, impulsionando que 20 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 9 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.

Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas deste produto a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia.

Destacam-se igualmente os Citrinos do Algarve IGP – a Laranja e o Limão – com quase 2,9 mil toneladas exportadas, a Fruta de Caroço – Ameixas, Nectarinas e Pêssegos – com 2,3 mil toneladas – e os Frutos Vermelhos – Amoras e Framboesas – com 1,8 mil toneladas. Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Castanha, Couve Branca/Repolho, Couve Coração e Melão, entre outros.

O ano de 2023 fica igualmente marcado de forma positiva com o início da exportação de Dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha – assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente: a exportação de Tomate para Espanha ou de Cenoura e Abóbora para a Alemanha.

Assumindo a “liderança nacional” de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados – sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem de os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede – o Lidl Portugal tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença.

“Estes números espelham mais uma vez o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”, explica Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, afirma que “os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais.”

Tendo a Proteção do Planeta como um dos seus pilares, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa ‘Mais Lidl’, garante que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.

Carregue na galeria e veja alguns dos produtos à venda no Lidl.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS