É servido?

“Já te dou o arroz”. Há 27 anos que a união faz a força no Ribatejo

Quem passa uma vida a trabalhar, sabe bem que nada se consegue sozinho. E que só em equipa se chega ao sucesso. Ao Bom Sucesso.

Qual é o melhor arroz de todos? O mais português parece ser o Carolino, não restam dúvidas. Mais cremoso e aveludado e com textura e, comparado com outras especialidades, com cozedura uniforme. Os especialistas dizem que o Arroz Carolino é o que melhor se adapta aos aromas, ingredientes e temperos da gastronomia portuguesa.

Tudo depende, porém, do prato que queremos cozinhar. Se o Carolino é o ideal para pratos mais caldosos, tão típicos da nossa mesa, como o arroz de tomate, o arroz de feijão, o arroz de marisco, o arroz de polvo, o arroz de tamboril ou, claro, o arroz doce, a coisa já muda de figura se queremos um arroz branco soltinho, um arroz com açafrão, um arroz de frango ou um arroz de pato. Aí, sendo mais sequinho, o Agulha, de bago maior é o indicado. Ainda temos o Risotto, o arroz de Sushi, ou o Basmati. Portanto, nisto de arrozes, cada cabeça, sua sentença.

Uma coisa é certa: o arroz 100% português preferido pelos portugueses é o Bom Sucesso. Sob o nome de Lezíria Ribatejana estendem-se as várzeas dos rios Tejo, Sorraia e Almansor, quando atravessam os concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira, Azambuja e Coruche. Terras de aluvião, férteis desde a aurora do mundo, são por isso mesmo solos férteis e enriquecidos naturalmente ao longo dos milénios, alagadas periodicamente pelos rios que transbordam do seu leito.

São planícies extensas e verdes, de horizontes amplos e campos a perder de vista, atravessados pelos touros bravos e pelos cavalos lusitanos e sorraias. Com os campos sem fim e a água sempre presente, esta é uma terra de agricultores e pescadores, de campinos e barqueiros, de gente única e original que aprendeu a tirar da terra e da água o seu sustento e a sua riqueza.

É nosso. Mas faz um sucesso dos diabos lá fora.

É neste caldo que nasce o maior produtor de arroz de Portugal, com uma área de 4400 hectares, na primeira região portuguesa de produção de arroz com denominação “Indicação Geográfica Protegida”. A qualidade Bom Sucesso, reconhecida hoje como a principal referência do mercado, é resultado de um rigoroso controlo em todas as fases do processo de produção, o qual termina na seleção grão a grão e no embalamento em atmosfera controlada. Razões para a marca ter sido eleita este ano, e uma vez mais, como Escolha do Consumidor na categoria “Arroz”, com uma nota global de 83,6%.

O arroz Bom Sucesso está disponível nos tipos Carolino com variedade Aríete, Agulha com variedade Sprint, Integral com variedade Aríete, Aromático com variedade Electtra, Sushi com variedade Sfera, Risotto variedade Ulisse e nas quatro tipologias congeladas Pronto!, arroz preparado com receitas tradicionais.

Juntos somos mais fortes

O Arroz Bom Sucesso pertence à Orivárzea e é a prova de que a união faz mesmo a força. A história da Orivárzea começa em 1997, quando um grupo de 10 dos mais importantes orizicultores da Lezíria Ribatejana decide dar as mãos e juntar as forças para produzir e comercializar um arroz de excelência com qualidades únicas, e fazê-lo chegar ao consumidor final a preço justo.

A qualidade do arroz Carolino produzido pela Orivárzea na Lezíria Ribatejana é de tal forma distintiva, que para além do mercado nacional o produto é hoje exportado para os mercados mais exigentes da Europa e até para a própria China, e empresas de referência no mercado da alimentação infantil, confiam na qualidade do arroz Orivárzea como matéria-prima selecionada para a rigorosa preparação dos seus produtos.

“Quando Portugal já importa cerca de 70% do Arroz que consome, é para nós fundamental fazer a diferença, e manter a nossa produção 100% nacional, produzida aqui, com os custos superiores que isso exige, mas conseguindo assim um produto tal como vem do nosso campo e sem a pegada ecológica que essas importações deixam, quer na produção quer no transporte”, afirma o Diretor Comercial e de Marketing, Filipe Ventura.

Se já tem a barriga a dar horas, carregue na galeria e veja alguns pratos deliciosos que pode fazer com o Arroz Bom Sucesso.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS