Há certos produtos, alimentos, práticas e rituais que, de repente, entraram nas nossas vidas quase de rompante. Às vezes, são apenas modas, resultantes de marketing de influenciadores competentes. Outras são consequências de novas descobertas e da chegada a Portugal de novas realidades provenientes de outros mercados.
É o caso do Açaí, que tendo já chegado a Portugal há alguns anos, ganhou peso e representatividade nos últimos anos, vindo aos poucos a conquistar o palato e o coração dos portugueses.
Já agora, porém, vamos ver porque é que este fruto brasileiro é considerado um superalimento. Aqui estão alguns dos benefícios mais destacados:
- Rico em antioxidantes: O açaí é carregado com antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crónicas e inflamação.
- Promove a saúde cardiovascular: Os antioxidantes presentes no açaí podem ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzindo o colesterol LDL (o chamado colesterol “mau”) e aumentando o colesterol HDL (o colesterol “bom”).
- Fonte de gorduras saudáveis: O açaí contém ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, que são benéficos para a saúde do cérebro, da pele e do coração.
- Fornece energia: É uma excelente fonte de carboidratos, o que o torna uma opção energizante e ideal para consumo antes ou depois do exercício físico.
- Possui propriedades anti-inflamatórias: Os compostos bioativos presentes no açaí podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é importante para a prevenção de diversas doenças.
- Promove a saúde digestiva: O açaí é uma boa fonte de fibras, que ajudam a promover a saúde digestiva, prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável.
- Pode ajudar na perda de peso: Devido à sua combinação de fibras, gorduras saudáveis e baixo índice glicémico, o açaí pode ajudar a controlar o apetite e promover a sensação de saciedade, o que pode auxiliar na perda de peso quando consumido como parte de uma dieta equilibrada.
- Melhora a saúde da pele: Os antioxidantes e ácidos gordos presentes no açaí podem ajudar a promover uma pele saudável, combatendo os danos causados pelos radicais livres e ajudando na regeneração celular
Escolha do Consumidor há 5 anos consecutivos
A Native Açaí, voltou em 2024 — e pelo quinto ano consecutivo — a ser eleita como a Escolha do Consumidor na categoria “Frutas Congeladas & Sorbets”, o que representa uma “enorme responsabilidade” e um “importante reconhecimento” por parte do consumidor, reconhece a Marketing Manager da Native Açaí, uma marca da The Native Food Company, uma empresa portuguesa criada em 1999.
É verdade: o açaí, essa pequena baga de cor roxa ou preta, é um fruto de origem da região amazónica, mas a Native Açái é uma empresa portuguesa e os seus produtos são produzidos em Portugal, na primeira indústria a produzir sorbets de açaí e pitaya na Europa.
“A Escolha do Consumidor é um selo de qualidade atribuído pelo melhor avaliador do mercado, o consumidor. Durante a jornada de compra, quando o consumidor procura informações sobre o produto, percebe que o Native Açaí é um produto avaliado em comparação com outros da mesma categoria e ao qual foi dada a melhor avaliação global e isso pode ser um fator decisivo na sua escolha de compra. Sermos marca Escolha do Consumidor há 5 anos consecutivos é um reconhecimento importante para a marca”, sustenta Liliana Pinto.
Integrado numa empresa reconhecida e de confiança, considerada em Portugal uma PME Líder e PME Excelência, o Native Açaí é produzido com açaí biológico proveniente da Amazónia. Pode ser consumido simples ou servido em taça com frutas, cereais ou outros ingredientes e também para smoothies e sumos.
“O consumidor tem à sua disposição os Native Original, Native Zero Açúcar (adoçado com Stevia) e Native Açaí com Banana. São superalimentos de consumo versátil, que proporcionam momentos de degustação e satisfação, com benefícios nutricionais. Não pode haver melhor combinação”, garante a responsável.
Em 2024, para se juntar ao Native Açaí, com açaí biológico, a marca lançou o Native Pitaya 0% Açúcares adicionados, com o mesmo conceito de consumo do Native Açaí. “Tem uma cor rosa vibrante, sabor refrescante e é também um superalimento. Em 2025 teremos uma inovação tropical, não posso adiantar mais”, acrescenta, divertida, Liliana Pinto.

Mercado saudável a crescer
Numa época em que os consumidores procuram cada vez mais alternativas nutricionalmente saudáveis e sustentáveis, a Native Açaí continua a fazer o seu caminho e a reforçar a sua oferta.
“Somos uma empresa com 25 anos de existência, que sempre quis e quer continuar a marcar a diferença pela oferta de produtos de qualidade. Como indústria com certificação FSSC22000 e como marca estabelecida no mercado, nos canais de Retalho e HoReCa, temos inúmeros requisitos a cumprir para apresentar um produto de qualidade e que vá ao encontro das expectativas do consumidor”, esclarece a responsável de Marketing.
Para Liliana Pinto, os Native Açaí “são produtos para o consumidor que procura alimentos saudáveis, mas também conveniência, sem esquecer a sustentabilidade”, uma das imagens de marca e, ao mesmo tempo, um dos grandes desafios da empresa.
“Uma marca espelha sustentabilidade nos seus métodos de produção, na sua indústria, no packaging, na carteira de fornecedores, na origem das matérias-primas, nas ações e políticas sociais que desenvolve a nível interno e externo, na sua performance financeira entre outros fatores e isso não está à vista do consumidor, mas é o que torna as marcas e as empresas consistentes e alinhadas com o futuro”, sublinha.
Carregue na galeria e conheça a oferta da Native Açaí.