O 11 de novembro está perto e é nessa data que se assinala o dia de São Martinho, com os tradicionais magustos de norte a sul do país. Noutros países, as celebrações estão associadas a doces, a provas de vinhos e até ao batismo das uvas, mas, por cá, manda a tradição que haja “pão, castanhas e vinho”.
Há quem prefira cozê-las, mas, no geral, neste dia são as assadas que predominam. E fica desde já uma dica: faça um golpe nas castanhas e coloque-as num recipiente de água e sal. Assim, depois de assadas, a pele vai soltar-se mais facilmente. Pode também temperá-las com alecrim, erva doce ou até um pouco de manteiga. É como lhe souber melhor.
E nem precisa de esperar pelo São Martinho para começar. Com as temperaturas a descer e a época delas a chegar, nada melhor do que se preparar para assar as suas primeiras castanhas. Mas sabia que a textura crocante, a camada esbranquiçada e aquele sabor e aroma irresistível das castanhas que encontra à venda na rua podem ser replicados diretamente em sua casa? Tudo isto é possível com o Biocarvão especial para castanhas da Ecobrasa, produzido especialmente para a tão esperada iguaria de Outono.
Se for fã de churrascos, também não precisa de ir longe, pois a Ecobrasa tem o carvão indicado para os seus grelhados em casa. Há 22 anos que a marca acende as melhores brasas de Portugal – e não é exagero dizê-lo, já que em 2024 foi, pelo sexto ano consecutivo, eleita Escolha do Consumidor, na categoria “carvão vegetal”, pelo Consumer Choice.
A Ecobrasa é uma empresa portuguesa criada em 2002, com uma atividade centrada na comercialização de produtos de queima, na área do churrasco/ grelhados e aquecimento do lar. E até o ajuda a ter um jardim mais saudável, já que o carvão vegetal é um aliado incrível das plantas.
Entre os produtos à escolha, encontra o carvão vegetal (linha doméstica e profissional), carvão biológico (biocarvão), briquetes, produtos de aquecimento, carvão mineral, acendalhas ecológicas e acendalhas brancas.
Sustentabilidade, sempre
No que diz respeito ao biocarvão, trata-se de uma fonte de energia mais ecológica, sendo feito a partir de biomassa proveniente de florestas sustentáveis, com o aproveitamento de madeiras e espécies infestantes da floresta como a acácia-australiana e a acácia-mimosa. Além disso, em cinco minutos tem o carvão pronto a funcionar: pelas suas características e composição morfológica, o biocarvão está pronto a ser utilizado em menos tempo que o carvão tradicional. Por outro lado, consegue manter uma temperatura uniforme: a ausência de gases, matérias voláteis e a elevada percentagem de carbono fixo permitem ao biocarvão irradiar um calor superior, de uma forma mais constante, desde a ignição à combustão.
Seja qual for a sua opção, qualidade e sustentabilidade estão no prato da balança. Os certificados alcançados pela Ecobrasa são a prova do cuidado que a marca coloca em todo o processo, desde a seleção de matéria-prima sustentável até à produção que respeita o meio ambiente e a segurança alimentar. Uma garantia de qualidade reconhecida por diferentes certificações nacionais e internacionais.
Se ficou com desejos de castanhas, não espere mais. Com o biocarvão especial para castanhas, só precisa de pôr a mesa e preparar-se para as comer depois de assadas. E acompanhando, claro, com água-pé ou jeropiga. Assim, quando chegar o dia de São Martinho, já está bem treinado em todo o processo. E talvez até tenhamos o habitual período de bom tempo que se faz sentir por essa altura, a fazer jus à bondade de São Martinho – que, ao dividir a sua capa com um mendigo num dia de chuva, levou a que despontasse um dia de sol.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos da Ecobrasa.