Confiança e proximidade. É assim que a Delta começou em 1961 e é assim que, fiel às suas origens, continua hoje, mais de 60 anos depois. A marca, que voltou em 2023 a liderar o ranking das empresas com maior relevância e reputação em Portugal, continua a apostar na proximidade, herdeira do boca-a-boca do seu fundador, numa época em que não existia Comunicação como a entendemos hoje.
“Quando há 60 anos não havia instrumentos de comunicação, o senhor Rui tinha a sua forma de comunicar e tocava todos com o seu sorriso, a sua forma de ser. Visitava todas as geografias e, em Campo Maior, recebia todos os colaboradores. A missão da Delta é conseguir manter o seu legado vivo”, afirmou Ana Rita Lopes, diretora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, no passado dia 20 de março no decorrer da XXVII Conferência Human Resources.
A responsável apresentou também, na ocasião, um projeto que tem como objetivo reforçar este conceito de proximidade e compromisso, a Rota Delta n.º 61, inspirada na Nacional 2, que percorre o país de uma ponta à outra.
“Este programa passa por visitar todas as localizações da Delta, acompanhados pelos pivots de comunicação interna, que falam com os colaboradores nos locais e fazem um diagnóstico nos espaços e, no final desta rota, pretende-se ter um diagnóstico de como nos podemos dirigir individualmente a cada colaborador. E para além disso recolhem-se também propostas e ações, mas também boas práticas”.
Para a Delta, o bem-estar dos seus colaboradores é essencial — é, aliás, um dos pilares da sustentabilidade da empresa, sempre defendido por Rui Nabeiro, que morreu, aos 91 anos, em março do ano passado, e continuado pela atual gestão da empresa, liderada pelo filho Rui Miguel Nabeiro.
Proximidade com o público
O ADN da Delta passa também pelo seu crescimento junto do público e a sua capacidade de inovar e de se modernizar. Sempre sem perder os seus valores, que fazem da marca um valor incontornável tanto na economia portuguesa como na relação afetiva com os portugueses.
“Há muito Porto em Delta” é a nova campanha da marca, lançada há um mês, e que está espalhada por outdoors pela cidade invicta. Com esta nova campanha local, a Delta Cafés quer reforçar junto dos portuenses os valores que têm em comum, como “a intensidade, a genuinidade, a autenticidade e o orgulho na origem”, fazendo-os sentir mais próximos da marca.
A Delta Cafés foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Cafés, Bebidas Solúveis e Cereais”
“Contámos com a colaboração de três portuenses, no seu dia a dia, nos seus locais de trabalho – o Mercado do Bolhão, a Casa da Música e a Escovaria Belomonte. Obrigada Bininha, Sérgio e Rafaela”, escreveu no Linkedin, a responsável pelo Marketing Estratégico e Comunicação da marca.
Reforço na internacionalização
Presente em 20 geografias de Norte a Sul do País, no Continente e nas Ilhas, a Delta tem vindo cada vez mais a reforçar a sua presença internacional e hoje é um dos motivos de orgulho dos portugueses beberem um café português quando vão de férias ou em trabalho para fora do seu país.
Já este ano, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés, através da Novadelta Suíça, adquiriu a totalidade do capital e negócio da empresa AMD Swiss, uma distribuidora suíça de produtos portugueses. Com esta aquisição, a empresa portuguesa quer reforçar a presença no mercado suíço e chegar ao top dez de marcas de café a nível mundial.
“Esta aquisição reforça a nossa estratégia de internacionalização e a nossa ambição em continuar a estar presente de uma forma consolidada em geografias prioritárias ao nosso plano de negócio. Aquando a nossa entrada na Suíça tínhamos a expectativa de manter um ritmo de crescimento consistente e esta transação é um passo fundamental e necessário para a expansão das nossas marcas e alinhada com a nossa ambição de chegar ao top dez de marcas de café do mundo“, sublinhou Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em comunicado.
Além da Suíça e Portugal, a Delta conta também com operações diretas em países como Espanha, França, Luxemburgo, Angola (Angonabeiro), Brasil e China. No total, está presente de forma indireta, através de parcerias com distribuidores, num total de 40 países, e emprega mais de 3.000 colaboradores.
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