Se há marcas que fazem parte da nossa infância, a Primor é uma delas. Quem não se lembra das sandes de fiambre que as nossas avós faziam naqueles “papo-secos” que tinham um sabor que já não encontramos em nenhuma padaria? Diz-se que era o sabor da infância, da pureza de uma vida sem preocupações. Talvez, éramos crianças, é natural que assim fosse. Para sermos felizes bastava brincarmos na rua, termos pais e avós que gostassem de nós e pouco mais. E, claro, não podiam faltar as sandes de fiambre Primor.
A marca, nascida em 1961 em Vila Nova de Famalicão, pelas mãos de Joaquim Moreira Pinto e Ana Amélia, era uma pequena empresa familiar. Hoje, de pequena tem pouco. A Primor continua a dar cartas mas é um verdadeiro império na área das carnes, concentrando todo o processo de abate, desmanche e transformação.
Só para se ter uma dimensão desta empresa de capitais 100% portugueses, o grupo tem hoje unidades de produção em Portugal e Angola, emprega quase 900 pessoas, exporta para mais de duas dezenas de países nos cinco continentes, tendo faturado no ano passado 154 milhões de euros.
Cabo Verde está ali ao virar da esquina. É esse o próximo destino da Primor, que espera entrar no mercado cabo-verdiano até ao final do ano.
O grupo minhoto detém três marcas nacionais — Primor Charcutaria, ICM e Central Carnes — e uma em Angola — Valinho — que são responsáveis por mais de 36 mil toneladas de produtos de charcutaria vendidos por ano. A Primor é a empresa mais antiga do grupo e responsável pela produção de charcutaria, pesando este segmento quase metade (47%) no volume de negócios consolidados.
Os consumidores reconhecem a qualidade
A Primor é a única marca com três produtos premiados na área da charcutaria. E não é a primeira vez. Em 2024, a marca recebeu a distinção Escolha do Consumidor, por indicação do público, nas categorias “Bacon”, “Fiambre da Perna Extra” e “Salsichas de Churrasco”.
O Bacon é o rei das distinções: foi eleito pelo 11.º ano consecutivo. A Salsicha de Churrasco já vai na sexta distinção seguida, enquanto o Fiambre da Perna Extra estreou-se nestas andanças em 2022, e nunca mais parou: recebeu agora a 3.ª distinção. Não há dúvidas, pois não?
Para a Primor, continuar a ser a primeira escolha entre os consumidores portugueses “é um enorme motivo de orgulho”. “Este reconhecimento por parte do consumidor reflete o nosso cuidado constante para o acompanhar naquilo que são as suas necessidades e expectativas. Tudo isto dá ainda mais sentido à dedicação que colocamos diariamente em cada produto, para garantir a sua qualidade e os seus sabores inconfundíveis”, afirma a marca.
Das sandes ao gourmet
A Primor conta com cinco gamas de produtos, todos com finalidades diferentes. Em comum a qualidade das matérias-primas e o cuidado com que são manuseadas.
A Gama Sanduicheira é aquela que, tal como o nome indica, usamos para comer com pão, e contempla Fiambre da Perna Extra, Fiambre da Pá, Chourição, Mortadela, Presunto, Paio York, entre outros.
A Gama Chef, onde se encontram as premiadas Salsichas de Churrasco, Fios de Bacon, Tiras de Bacon ou Naco de Bacon.
Com menos gordura, há a Gama Balance, que apresenta, entre outros produtos, Fiambre de Peru, Peito de Peru, Mortadela de Peru, Mortadela de Peru com azeitonas e Peito de Peru em forno a lenha.
A Gama Tradicional junta o Chouriço Corrente, o Chouriço Extra e Picante, as Linguiças, os Torresmos, entre outros produtos.
Finalmente, existe ainda a Gama Deli, para deixar os amigos de boca aberta: Presunto de Porco Preto, Salsichão de Porco Preto, Paio do Lombo, ou Cupita de Porco Preto. Tem ainda peças inteiras de presunto.
E agora que já está com um ratinho a trabalhar no estômago, fazemos-lhe o convite final: carregue na galeria e veja alguns dos produtos Primor que pode encontrar nos supermercados e charcutarias…