Um só português gastou 53 mil euros em pedidos na Glovo

Plataforma divulgou os seus números curiosos de 2024. Os hambúrgeres, as pizas e o sushi lideram. Comida portuguesa em quarto.

Um só utilizador de Lisboa gastou quase 53 mil euros em pedidos na Glovo ao longo de 2024, anunciou a plataforma tecnológica no seu já tão esperado balanço do ano, que é já um clássico. O fiel cliente da plataforma de distribuição fez, só à sua conta, 1.161 pedidos no ano, num total de 52.997.92€. Ou seja, uma média de 3,18 pedidos diários.

Mas porque a Glovo há muito tempo que tem mais do que comida, a marca, eleita Escolha do Consumidor em 2024, tornou público ainda que um outro utilizador de Lisboa fez uma compra na Fnac, distribuída através da Glovo, no valor de 2.719€, enquanto um outro pediu à plataforma para ir ao Pingo Doce com uma lista de compras bem definida: ao todo, foram 168 produtos adquiridos e levados a casa pelos estafetas.

Sábado é o dia da semana com maior atividade, com um terço do total registado na plataforma. Curiosamente, o dia do ano que regista mais pedidos foi uma sexta, 1 de novembro, seguido do fim de semana de 5 e 6 de outubro. Quanto à hora preferida, as 19h00 lideram, com o período até às 21h00 a significar as horas que registam mais pedidos; seguido da hora de almoço, entre as 12h00 e as 14h00.

Já o minuto dourado deste ano, ou seja, aqueles 60 segundos em que mais se compra através da plataforma, aconteceu às 19h53 do dia 28 de junho, tendo sido registados 183 pedidos, ou seja, 3 por segundo.

Hambúrgueres, para que vos quero!

No top das preferências dos pedidos alimentares, é caso para dizer que os portugueses continuam rendidos ao fast food americano. Os hambúrgueres lideram, seguidos dos nuggets e das pizzas, que completam o pódio. Os kebabs, pastas, sushi, batatas fritas e francesinhas fecham o Top 8.

A América continua a ditar as suas regras no que tocas às preferências gastronómicas – através dos seus hambúrgueres e cachorros-quentes. Seguiu-se a comida italiana e a asiática, onde cabem o suhi japonês, a comida chinesa e indiana, os pratos thai ou os, cada vez mais na moda, ramen.

Então e os cozidos à portuguesa, o frango assado, a feijoada ou o arroz de pato? Pois, já cá faltavam, certo? A comida portuguesa encontra-se em quarto lugar no ranking dos clientes da Glovo. Face a 2023, a cozinha nacional cresceu 51% muito à custa das francesinhas, do fiel amigo bacalhau e, surpresa, dos pastéis de nata.

Destaque, ainda, para o Médio Oriente, com os kebab, burek ou shawarma. Nota especial para a alimentação saudável: pokes e saladas são cada vez mais uma alternativa real para quem procura um estilo de vida saudável ou sustentável.

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