Ui, que medo.

Este museu não é uma seca para as crianças. É assustador, mas eles vão adorar

Nada como levar os miúdos ao maior museu ao ar livre de Portugal. Eles vão ver 'velharias' com muitos milhões de anos.

Se tem crianças em casa, sabe bem que elas não resistem aos dinossauros. Essas criaturas gigantes que habitaram o planeta há milhões de anos exercem sobre os nossos miúdos um fascínio incomparável: fazem perguntas, pesquisam na Internet, veem filmes, querem todos os bonecos que aparecem no mercado. Parecem assustadores, mas são até ternurentos. Agora, imagine o que é levá-los um dia inteiro ao maior museu ao ar livre em Portugal — e onde só se fala de dinossauros.

O Dino Parque, situado na Lourinhã, a apenas uma hora de Lisboa, é um parque temático dedicado à história dos dinossauros e permite a observação de 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real e cientificamente comprovados, divididos pelos mais importantes períodos da história da terra e da evolução da vida, representados no Dino Parque em 6 percursos diferentes.

Em 2023 o Dino Parque inaugurou o novo Percurso Cenozoico – Idade do Gelo, que se juntou ao Paleozoico, ao Triásico, ao Jurássico, ao Cretácio, e ao Trilho Monstros Marinhos. Esta exposição de dinossauros ao ar livre foi idealizada num conceito de Edutainment, ou seja no Dino Parque poderá divertir-se enquanto aprende sobre paleontologia, fossilização, todos os tipos de dinossauros, períodos da história dos dinossauros e da terra, as espécies e muito mais.

Eis o mapa do tesouro.

Aberto às escolas

É este projeto lúdico-educativo que faz do Dino Parque uma visita cada vez mais obrigatória para muitos miúdos de escolas de todo o país, em especial da região de Lisboa. Aliás, de acordo com o parque, desde 2018, mais de 175 mil alunos inseridos em grupos educativos visitaram o Dino Parque.

Pela equipa pedagógica estão criadas atividades exclusivas para visitas escolares: percursos ao ar livre, ao longo de 3 km numa viagem de 420 milhões de anos; pavilhão de atividades, onde os alunos podem experimentar técnicas utilizadas por paleontólogos e descobrir verdadeiros achados. Para os mais novos existem atividades educativas desenhadas especialmente para desenvolver capacidades motoras e criativas.

Com o novo trilho Cenozoico – a Idade do Gelo, o Dino Parque passa a exibir 14 novos modelos à escala real, ao longo de 500 metros, destacando-se os Mamutes e os Tigres de Dentes de Sabre. Uma das maiores atrações dos miúdos é o Paleo Camp, onde é possível viver como um verdadeiro explorador de fósseis. A paragem é obrigatória para uma fantástica recriação de um acampamento onde todos podem descobrir a ciência divertida.

Como em todos os museus, este não foge à regra. No Espaço Museológico é possível observar-se fósseis de ossos de alguns dos mais fantásticos animais que já viveram em Portugal, como o maior carnívoro da Europa, o Torvosaurus e alguns dos mais raros fósseis de dinossauros e ossinhos de embriões de Lourinhanosaurus.

Mas no Dino Parque não há só brincadeira. No LiveLab, os alunos terão a oportunidade de ver os paleontólogos a trabalhar fósseis verdadeiros com milhões de anos. Podem conhecer o mundo dos fósseis e o dia a dia dos paleontólogos e preparadores.

O Dino Parque, que tem preços exclusivos para crianças no âmbito de grupos escolares, tem ainda preparadas uma série de atividades extras que podem ser requisitadas à parte, tal como a modelagem ou a pintura de dinossauros, ou a escavação de fósseis, por exemplo.

Carregue na galeria mas não se assuste. Vai ver as gigantes criaturas que os seus filhos vão adorar.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS