E eis-nos chegados ao tempo de férias. Se é daquelas famílias que não gosta de ir para um resort e ficar de papo para o ar na praia ou na piscina, e prefere partir à aventura, e mostrar aos miúdos o mundo — mesmo que seja cá dentro —, então, temos boas notícias: este texto é para si.
Planear uma viagem de férias de automóvel envolve várias etapas para garantir uma experiência segura, confortável e agradável. A primeira coisa a fazer é o planeamento do itinerário. Para onde quer ir? Qual o orçamento? Quanto tempo tem? Prefere o estrangeiro ou sente que ainda tem muito para conhecer em Portugal, longe das massas turísticas do Algarve e do litoral?
Defina seu destino e pesquise as melhores rotas disponíveis. Utilize aplicativos de mapas como Google Maps ou Waze para encontrar o melhor trajeto, evitando trânsito e obtendo informações sobre as condições das estradas. Se é um clássico, e prefere o velhinho mapa em papel, vamos a isso: abra-o na mesa da casa de jantar, trace itinerários, sublinhe-o, dê-lhe vida, principalmente em família. Assim, todos sentem que fazem parte dessa aventura coletiva que é uma viagem.
Não se esqueça que não é o Super Homem ou a Super Mulher. Planeie paradas estratégicas para descanso, alimentação e abastecimento. Verifique locais de interesse ao longo do caminho para aproveitar ao máximo a viagem. Há sítios lindos em Portugal: cascatas, praias fluviais, património natural e edificado. Imagine só o figuraço que fará no Instagram com fotos bem diferentes do que a maior parte dos seus conhecidos e amigos, que só colocam selfies na praia e Bolas de Berlim.
Calcule o tempo total da viagem, considerando paradas e possíveis imprevistos.
No preparar está o ganho
Agora que já sabe para onde vai, que já pensou onde vai parar e até onde vai pernoitar (não se esqueça das reservas), está na altura de pensar no carro. Se está a equacionar viajar no seu carro, realize uma revisão completa na viatura. Verifique óleo, filtros, pneus, travões, luzes e bateria. É essencial que nada falhe. Se o seu carro já é antigo, equacione alugar um automóvel para as suas férias. É um investimento, mas a sua segurança e dos seus é o mais importante. A Europcar pode dar-lhe uma ajuda. Mas já lá vamos.
Certifique-se de que todos os documentos do veículo e a sua carta de condução estão em dia, e já agora assegure-se que está tudo bem com o kit de emergência do automóvel, com itens como triângulo de sinalização, macaco, chave de roda, cabos de bateria, lanterna e kit de primeiros socorros.
Quantas vezes em viagem, percebeu que se tinha esquecido de um documento essencial? Parece uma tolice, certo, mas não é. Acontece aos melhores. E a si também pode acontecer, se não se precaver. Assim, não se esqueça de reunir documentos pessoais, cartões de crédito e dinheiro em espécie para emergências.
Escolha roupas confortáveis e adequadas ao clima do destino e ao longo do trajeto. Leve lanches saudáveis, água e bebidas para manter a hidratação e a energia durante a viagem. Prepare playlists, audiobooks ou jogos para entreter todos durante a viagem.
Na hora da viagem
Para que nada falhe na hora em que já for na estrada, é bom que tenha mapas offline ou um GPS atualizado em caso de falta de sinal de internet. E já agora, sabemos que vai tudo correr bem, mas nunca fiando. Tenha números de emergência à mão e informe alguém sobre seu itinerário.
Se na viagem forem, por exemplo dois adultos e duas crianças, e se ambos os adultos conduzirem, vão alternando a condução, para não cansar e evitar a fadiga ao volante. Evite o “só mais um bocadinho” ou o “eu aguento”. Faça pausas.
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas e de trânsito durante a viagem. Já agora, evite conduzir à noite em estradas desconhecidas e esteja atento às regras de trânsito.

Garantia e segurança
Se o seu automóvel está a precisar daquela intervenção mais onerosa para uma viagem longa — e ainda não é o “momento”. Se o seu automóvel já tem uns aninhos valentes e tem receio que se “canse” a meio da viagem. Se está num processo de troca de automóvel e o novo carro só chega daqui a dois meses. Ou se, pura e simplesmente, apesar de ter carta, não tem carro porque mora no centro da cidade e tem transportes à porta. A Europcar existe para todos estes casos e mais alguns. Por isso, a sua viagem de férias com os seus filhos não está comprometida, longe disso.
Fundada em 1949, a Europcar cresceu significativamente ao longo do tempo, graças à sua especialização em carros de aluguer corporativos e de lazer. Atualmente, a empresa possui uma frota de mais de 200 mil veículos espalhados por 3300 balcões de aluguer em todo o mundo. Por isso, um aluguer de carros com a Europcar é provavelmente a melhor opção para a sua próxima viagem. Em resultado do seu serviço de atendimento ao cliente de grande qualidade durante e após o aluguer, a Europcar é uma das empresas de rent a car mais conhecidas e prestigiadas em Portugal e no resto do mundo.
Com balcões espalhados por todo o país — dos aeroportos ao centro das cidades —, com uma frota de automóveis recentes, com atendimento em viagem 24 horas, com custos transparentes e sem asteriscos e valores ocultos, a Europcar dispõe de uma vasta gama de carros urbanos, elétricos, premium, comerciais.
E com a nova APP, pode alugar a sua viatura, fazer o check-in e ainda obter descontos e preços mais competitivos.
A eleita pelo sexto ano consecutivo
A Europcar voltou a ser distinguida Escolha do Consumidor, na categoria “Serviços de Mobilidade”, reconhecimento que foi entregue à empresa de rent-a-car pela sexta vez.
“Com uma pontuação de 84%, a Europcar reforça assim a sua liderança no mercado, subindo 3 pontos em relação à votação do ano passado”, indica a empresa em comunicado.
A Europcar foi selecionada pela ConsumerChoice, empresa responsável pelo sistema de avaliação da Escolha do Consumidor, que dá a conhecer as melhores marcas em Portugal.
“Este reconhecimento por parte dos consumidores é um voto de confiança que nos enche de orgulho. Arrancamos com energias reforçadas para fazer mais e melhor. Vamos continuar a investir na sustentabilidade da frota, em inovação e digitalização dos nossos serviços. É muito recompensador verificar que os nossos clientes reconhecem e premeiam a nossa estratégia e compromisso em prestar o melhor serviço de rent-a-car em Portugal”, afirma Miguel Amaro, Portugal Corporate Sales Manager da Europcar.
Carregue na galeria e conheça mais da Europcar.