Se mora ou trabalha no Grande Porto, há grandes hipóteses de já ter entrado num autocarro da STCP. No entanto, se ainda não o fez, provavelmente devia. A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto é a principal operadora de transportes públicos rodoviários da Área Metropolitana do Porto. Mas, mais do que uma empresa de autocarros, é uma peça fundamental no dia a dia de milhares de pessoas.
Com uma rede extensa e bem distribuída, opera em seis concelhos: Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo. Liga bairros residenciais a centros urbanos, hospitais, escolas e universidades, promovendo uma mobilidade integrada no dia a dia das cidades.
Para quem procura uma alternativa ao carro, ao trânsito e ao stress, os autocarros da STCP são uma opção prática, acessível e sustentável.
Aposta numa frota de autocarros moderna
A STCP tem investido na modernização da sua frota, apostando em veículos elétricos e movidos a gás natural, com menor impacto ambiental e mais conforto para os passageiros. A transição digital também faz parte da viagem e é uma área em constante evolução, com o objetivo de tornar a experiência do utilizador mais simples e eficaz — desde o acesso à informação até ao planeamento de viagens e às soluções de pagamento
Outro ponto a destacar é o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todos os passageiros — independentemente das suas capacidades físicas ou sensoriais — possam viajar com segurança e conforto. A maioria dos autocarros está equipada para receber pessoas com mobilidade reduzida, e as equipas de motoristas recebem formação para assegurar um serviço acessível, seguro e de qualidade.
Mas o que torna a STCP especial são as pessoas por trás do volante e nos bastidores — profissionais dedicados que, faça chuva ou sol, garantem que a cidade se move. E os passageiros reconhecem esse esforço. Prova disso é a distinção que a empresa recebeu este ano — o Prémio Escolha do Consumidor 2025, na categoria “Transportes Rodoviários de Passageiros – Porto”. Uma conquista que reflete a confiança dos utilizadores e a qualidade do serviço prestado.
“É com grande satisfação e um forte sentido de responsabilidade que recebemos este prémio. Representa para nós, o fruto da dedicação, da resiliência e do profissionalismo que caracterizam o trabalho da STCP e que os nossos clientes reconhecem em cada viagem”, destacou Cristina Pimentel, Presidente do Conselho de Administração da STCP
“Este prémio reflete, também, a missão da STCP desde o início: transformar a mobilidade na região e promover a qualidade de vida das populações dos concelhos onde operamos. Tem sido uma viagem de inovação, persistência e, acima de tudo, um compromisso com um futuro onde a satisfação dos nossos clientes estará sempre no centro da nossa estratégia.”
Ver esta publicação no Instagram
Carregue na galeria para conhecer algumas campanhas da STCP nas redes sociais.