Com o propósito de adotar e promover soluções cada vez mais amigas do ambiente, os Cinemas NOS começaram a disponibilizar, desde 16 de setembro, copos reutilizáveis gratuitos em quatro complexos de norte a sul do país. Os espectadores portugueses são os grandes protagonistas deste projeto piloto, ao devolverem os copos no final de cada sessão.
Os Cinemas NOS Mar Algarve (Faro), Vasco da Gama (Lisboa), e Mar Matosinhos (Porto) passam a servir as bebidas adquiridas no bar em copos reutilizáveis. O Cinema NOS Açores, com abertura prevista para outubro, também se junta, nessa altura, a esta iniciativa.
Os copos reutilizáveis são disponibilizados nos tamanhos pequeno, médio e grande e não têm qualquer custo adicional. Esta solução pretende reduzir o uso de descartáveis, diminuindo a produção de lixo e tornando a experiência de ir ao cinema mais sustentável, graças ao contributo do público.
Todas as bebidas compradas no bar destes quatro complexos de cinema passaram a ser servidas em copos reutilizáveis que devem ser devolvidos no final da sessão, colocando-os nas estações de recolha móveis presentes à saída de cada sala.
Posteriormente, promete a empresa, “numa operação interna que envolve procedimentos especializados”, os copos são devidamente separados, higienizados e organizados para estarem prontos para as próximas utilizações.
Segundo a NOS, “este projeto piloto reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, dando continuidade às várias políticas de minimização de plástico e de redução de impacto ambiental implementadas”.
Acabou a espera, Açores
Os Cinemas NOS vão finalmente chegar aos Açores em outubro. Os primeiros quatro espaços do grupo no arquipélago serão inaugurados no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada.
As salas estarão equipadas com novas cadeiras, projeção digital 2K e sistema de som Dolby 7.1., adianta a empresa. “Todo o espaço foi pensado para modernizar a experiência de ida ao cinema e garantir que a exibição dos filmes é feita com os melhores recursos do mundo audiovisual”, sublinha Nuno Aguiar, diretor- geral dos Cinemas NOS.
Com uma área total de 1.151 metros quadrados, o complexo contará com quatro salas, com uma capacidade total de 554 lugares. Para comodidade dos visitantes, haverá um bar, e será possível adquirir bilhetes, bem como menus de pipocas e bebidas, em três quiosques digitais situados no Parque Atlântico, assim como através da aplicação e do site da NOS.
Três salas portuguesas, com certeza
Em Portugal, o peso do cinema português nas receitas e nas audiências não chega aos 3%, valores muito diferentes de outros países europeus. Em França, por exemplo, o cinema local representou quase 40% de quota de mercado em 2023.
A NOS quer ajudar a contrariar estas tendência e a fazer crescer a indústria em Portugal. A NOS Lusomundo Cinemas decidiu desde o início do verão dedicar três das suas 214 salas apenas ao cinema português.
Com 40,4% das 530 salas de cinema do circuito comercial, a NOS Lusomundo Cinemas é a maior exibidora cinematográfica portuguesa. Esta decisão, tomada e implantada em junho, pretende, de acordo com o diretor-geral, Nuno Aguiar, “estimular a que as pessoas venham, criem um hábito e saibam que naqueles espaços têm sempre cinema português”.
E que espaços são esses? São o Alvaláxia Shopping, em Lisboa, o Alma Shopping, em Coimbra, e o Alameda Shop & Spot, no Porto, que passaram a ter uma sala que só passa cinema português.
Segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual, em 2023 estrearam-se 47 filmes de produção portuguesa, que somaram 328.762 espectadores e originaram 1,5 milhões de euros de receita de bilheteira.
Isto significa que o cinema português estreado em sala representou, em 2023, uma quota de 2,1% em receitas e 2,7% em audiência face ao panorama total dos filmes estreados no país, sendo das mais baixas quotas de mercado no espaço europeu.
Os Cinemas NOS foram eleitos Escolha do Consumidor 2024, pelo décimo ano consecutivo, na categoria “Salas de Cinema”.
Carregue na galeria e conheça as salas de cinema NOS.