E pronto chegou o momento mais aguardado do ano: o do melhor festival de verão de Portugal. É verdade, o NOS Alive começa esta quinta-feira e prolonga-se até sábado no Passeio Marítimo de Algés, junto ao Tejo, concelho de Oeiras.
Eleito Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Festivais de Música Urbanos” pelo 12.º ano consecutivo, o NOS Alive é “o festival onde o sonho ganha vida”, como assume a promotora do evento, a Everything Is New.
Pearl Jam, The Smashing Pumpkins, Dua Lipa, Tyla, Arcade Fire, Benjamin Clementine são os cabeças de cartaz de um festival que tem a sua lotação esgotada e que prevê três dias de festa permanente.
O cartaz inclui os nomes de artistas como Black Pumas, Floating Points, Genesis Owusu, Gloria Groove, Jessie Ware, Jüra, Kenya Grace, Khruangbin, Larkin Poe, Michael Kiwanuka, Moullinex △ GPU Panic, Nathaniel Rateliff & The Night Sweats, Nothing But Thieves, Sea Girls, Sum 41, T-Rex, The Breeders, The Cat Empire, The Heavy, Tourist, Tyla e Unknown Mortal Orchestra.

O NOS Alive contará com os palcos WTF Clubbing, Palco Coreto e Palco Comédia – que está de regresso, com nomes como Jel, Gilmário Vemba, Beatriz Gosta, Eduardo Madeira, Vasco Pereira Coutinho e Fernando Rocha -, para além dos já conhecidos Palco NOS e Palco Heineken.
“Os fãs de música encontram novamente uma série de razões para não perderem mais uma edição do festival. Dos artistas que atravessam géneros e quebram barreiras ao por do sol místico do Passeio Marítimo de Algés, do reencontro entre amigos e às memórias que todos os anos se criam e ficam para a história do NOS Alive – este é o festival onde o sonho ganha vida”, promete a organizadora Everything is New.
Vá de transportes públicos
E se a ideia é mesmo usufruir em pleno o Festival, a melhor solução é ir de transportes públicos. Primeiro porque escusa de estar preocupado com estacionamentos. É bom lembrar que os congestionamentos de trânsito, com supressão de vias e encerramento de estradas nas imediações do recinto é uma realidade, a que se soma as dificuldades de estacionamento de uma zona cada vez mais densamente povoada como é Algés, Miraflores e Belém.
Mas há mais: ir de transportes públicos é também um sinal de responsabilidade. Porque bem sabemos como um festival de música entre amigos é sempre um convite à bebida e à diversão sem limites. Ora, não ter de pegar no carro a seguir é um ato de inteligência.
A CP e a Carris prepararam três dias especiais com horários alargados e carreiras especialmente dedicadas aos festivaleiros, para que o regresso a casa seja feito em tranquilidade.
No que toca aos comboios, na madrugada de sexta, sábado e domingo, no sentido Algés-Cais do Sodré (Lisboa), há comboios a partir às 02h15, 02h30, 02h45, 03h00, 03h30, 04h00 e 04h30. No sentido de Cascais, há composições a partir de Algés à mesma hora.
Para quem vem de fora de Lisboa, a CP preparou um comboio especial NOS Alive para as três madrugadas. Parte de Santa Apolónia às 03h00 e chega a Campanhã (Porto) às 06h10, com paragens em Oriente, Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho e Gaia.
Quanto à Carris, à carreiras especiais para várias zonas de Lisboa até às 05 da manhã, com partida de Algés, para todos os festivaleiros.
Para quem vem de carro até ao centro de Lisboa, há parques de estacionamento a preços especiais perto das estações da CP ou paragens da Carris. Nestes dias, a Telpark, que é parceira do festival, assegura lugar de estacionamento por 3,90€/24h em sete parques de estacionamento da área Metropolitana de Lisboa com ligação à rede de transportes públicos, permitindo chegar ao Passeio Marítimo de Algés de forma rápida e confortável.
Compreendendo diversas zonas estratégicas da cidade e até o concelho de Cascais, os parques incluídos nesta campanha são: Largo da Estação (Cascais), Infante Santo, Terminal dos Cruzeiros, Campolide, Marquês de Pombal, Alvalade XXI e Oceanário.
Para todos os que querem estacionar ainda mais perto do recinto e com ligação a pé à estação de comboio, a Telpark conta ainda com os parques Docas de Santo Amaro, Doca Alcântara Rocha e Docas Ponte.
Carregue na galeria e reveja a festa dos últimos anos.