Há cerca de uma década começaram a surgir as plataformas digitais. Através de uma aplicação, qualquer utilizador poderia encomendar aquilo de que precisava. O caminho foi-se fazendo, mas foi durante a pandemia que a procura por este tipo de serviço explodiu – e em Portugal não foi exceção. Subitamente, com a grande maioria da população fechada em casa, durante os períodos de confinamento, a solução para muitos passou por encomendar comida, mercearias e muito mais através de uma aplicação no telemóvel – por não ter havido possibilidade de ir fazer compras ou simplesmente para matar saudades de uma saída para comer fora – tornando-se, assim, um serviço essencial.
O aparecimento destas plataformas digitais veio mudar os hábitos de consumo dos portugueses, que encontram assim aquilo que procuram, de forma conveniente, recebendo em casa o que mais desejam – e de forma rápida. Mas, tal como o mundo vai avançando com progressos tecnológicos sucessivos, também este serviço está a inovar e a Glovo anunciou agora uma grande atualização da sua app, que fará com que a empresa de origem espanhola, para além de ligar os utilizadores da sua tecnologia passe também a seruma verdadeira plataforma social.
Foi no passado dia 16 de outubro, no seu novo evento anual de inovação, o Glovo Next, que a plataforma anunciou as novidades que a tornam a primeira empresa do setor a juntar funcionalidades de redes sociais com a procura de restaurantes e refeições.
Para ajudar os utilizadores no processo de decisão, a secção de restaurantes passou a ter um novo feed, em formato de vídeo, com os pratos que cada estabelecimento quer destacar. Neste novo mural, os vídeos são criados pelos próprios restaurantes e pode assim encontrar sugestões de forma mais dinâmica.
Além disso, é possível ter os restaurantes preferidos organizados em pastas, como “comida italiana”, ou almoços no escritório, jantares de amigos, entre muitos outros. A funcionalidade tem o nome de “Picks” (“Escolhas”) e é aí que pode guardar e organizar os seus restaurantes e pratos favoritos, agrupando-os assim em coleções a que poderá facilmente aceder para se decidir mais rapidamente – seja para comer sozinho, para um jantar com amigos ou um lanche no local de trabalho, por exemplo.
Mas há mais: agora os utilizadores vão poder conectar-se com os amigos e familiares, partilhando recomendações e descobrindo novos restaurantes através das funcionalidades de redes sociais integradas na app. Com estas interações, vai também poder ver os pedidos das pessoas que lhe são próximas. Assim, por exemplo, se lhe apetecer comida tailandesa mas estiver indeciso sobre o que encomendar, pode ir ver o que costuma pedir o seu amigo tailandês e confiar nas decisões dele. Além disso, foi também criada a possibilidade de colocar “gosto” nos restaurantes favoritos.
Estas novas funcionalidades já estão disponíveis em determinadas cidades e, ao longo dos próximos meses, ficarão acessíveis a todos os clientes nos 23 mercados e mais de 1.500 cidades onde a Glovo opera.
A empresa quer, assim, continuar a crescer, através da oferta de inovação, enquanto liga clientes, parceiros e estafetas na sua plataforma tecnológica. Em Portugal, a sua aposta tem sido muito bem sucedida e este ano a Glovo foi eleita Escolha do Consumidor, na categoria “Plataforma de entregas ao domicílio”, um prémio atribuído pelo Consumer Choice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor.
Os cinco principais atributos que levaram a esta distinção foram os pagamentos seguros, entrega rápida e pontual, serviço de atendimento ao cliente, transparência de custos e facilidade de uso da aplicação.
A Glovo, recorde-se, é uma empresa tecnológica fundada em Barcelona, em 2015, que opera na Europa, África e Ásia Central. A aplicação liga clientes a restaurantes, cadeias de supermercados, farmácias e lojas de retalho, permitindo aos utilizadores encomendar o que quiserem – sendo por isso, cada vez mais, uma app multicategoria.
Em Portugal desde 2017, a empresa conta atualmente com mais de 100 colaboradores, em Lisboa e no Porto, está presente em cerca de 140 cidades e tem mais de 11.000 parceiros ativos. Carregue na galeria para saber mais.