Os influenciadores digitais são, nos tempos que correm, cada vez mais importantes. Eles são, nas suas áreas de especialização, verdadeiros porta-estandartes de mensagens, ideias, marcas e novas tendências de consumo.
É natural, por isso, que a Consumer Choice — a líder de mercado e a mais importante organização que avalia com o consumidor as marcas existentes no mercado — premeie também os influenciadores digitais, porque eles são uma peça fundamental neste ecossistema.
“Somos a única marca que premia marcas, onde o consumidor é ouvido em todas as fases de avaliação – identificando os critérios de satisfação mais importantes para o consumidor e avaliando produtos e serviços de acordo com esses critérios e colocando sempre em comparação direta todas as marcas concorrentes em cada categoria”, explica a Comsumer Choice.
O Suspenso Lisboa foi o palco da entrega de prémios da Escolha do Consumidor aos melhores Influenciadores Digitais portugueses. O evento, realizado na sexta-feira, 10 de janeiro, foi um encontro intimista para os vencedores das 13 categorias de prémios, que através da sua notoriedade se destacaram.
Na categoria “Mundo Melhor” a vencedora foi Catarina Furtado, que se destacou devido aos “atos verdadeiros de bondade, à capacidade de retenção do público, o debate de temas controversas, entre outros”, justifica a marca.
Na “Beleza”, Helena Coelho recebeu pela terceira vez o prémio, graças “à simplicidade de aplicação de produtos, à credibilidade enquanto referência neste setor ou a transparência da informação que transmite”.
Os Explorerssaurus destacaram-se nas “Viagens” pelas “fotos e vídeos apelativos que mostram exatamente como são os destinos, a credibilidade que passam ao público e as dicas”.
Na categoria de “Lifestyle e Moda” a vencedora foi Mafalda Castro, que ganhou o prémio por critérios como a “credibilidade, veracidade e capacidade de criar relação com a sua comunidade”.
O “Entretenimento” foi conquistado por Ana Garcia Martins, pela sua capacidade de “aliviar preocupações, histórias reais do dia-a-dia e perspetivas diferentes da vida”. Já o programa Isto é Gozar com Quem Trabalha foi eleito como o melhor “Podcast”.
Na “Inovação e Tecnologia”, destacou-se o youtuber Nuno Agonia, pela sua “capacidade de comunicar informações técnicas, a credibilidade ou a capacidade de exceder as expectativas dos consumidores”.
“Ao longo dos últimos anos, a Escolha do Consumidor passou a ter uma relevância ainda maior. Isso está relacionado, sobretudo, com a credibilidade do processo, a transparência e o feedback que é dado pelos consumidores. Nós somos cada vez mais um instrumento que coloca os consumidores e as marcas em contacto para que possam melhorar os seus produtos ou serviços”, explica José Borralho, CEO da ConsumerChoice.
“Numa realidade que é cada vez mais digital e com o poder do marketing de influência, faz todo o sentido também termos estas distinções. Mais do que o número de seguidores, likes ou engagement, tivemos em conta na avaliação aspetos adequados a cada categoria, desde o conteúdo partilhado, informação útil, ao contributo para a vida das pessoas. Os influenciadores têm a responsabilidade de inspirar com autenticidade, transparência e impacto positivo, usando a criatividade e resiliência para fortalecer conexões reais com seus seguidores.”, acrescenta o responsável.
Na categoria “Educação Financeira”, “o conhecimento, a explicação de conceitos básicos ou a assertividade e segurança no discurso” levaram o jornalista e escritor Pedro Andersson a conquistar esta categoria.
Paulo Faustino foi o vencedor na categoria de “Negócios”, destacando-se pelo “tipo de informação que partilha, os exemplos reais que apresenta e a sua credibilidade, entre outros atributos”.
Sofia Cotrim, do Mundo de Sofia, venceu a categoria “Decoração”, destacando-se por critérios como a “facilidade da implementação das suas ideias, a informação sobre o acesso ao local onde comprar os produtos e dicas funcionais”.
O Personal Trainer Pedro Medeiros foi o vencedor no “Desporto” pela sua “capacidade em mudar hábitos, metodologias diferentes de treino e a sua credibilidade”, e Filipa Gomes foi a premiada na categoria de “Culinária.
Por fim, a influenciadora Inês Pais foi distinguida na categoria “Família” pelo “estilo de vida que partilha com o público, temáticas abordas e histórias reais”.
Cerca de 700 consumidores avaliaram um total de 174 influenciadores digitais, nas 13 categorias.
Reveja aqui os vencedores de cada categoria.
VENCEDOR | CATEGORIA |
FILIPA GOMES | CULINÁRIA |
A PIPOCA MAIS DOCE | ENTRETENIMENTO |
PAULO FAUSTINO | NEGÓCIOS |
PEDRO MEDEIROS | DESPORTO |
ISTO É GOZAR COM QUEM TRABALHA | PODCAST |
HELENA COELHO | BELEZA |
MUNDO DE SOFIA | DECORAÇÃO |
INÊS PAIS | FAMÍLIA |
NUNO AGONIA | INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |
MAFALDA CASTRO | LIFESTYLE E MODA |
PEDRO ANDERSSON | EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
EXPLORERSSAURUS | VIAGENS |
CATARINA FURTADO | MUNDO MELHOR |