Importam-se de me deixar em paz na casa de banho? Um gato já não pode estar à vontade

A Weego voltou a ganhar o Quality Award com a qualidade das suas areias aglomerantes. E sem cheiros.

Se sente a falta de um animal em casa, mas sente que não tem vida para um cão, opte por um gato. Os gatos costumam ser mais independentes do que os cães, exigindo menos tempo para passeios e atenção constante. São ideias para quem tem uma rotina mais atarefada, mas ainda assim quer a companhia de um animal de estimação. No entanto, também precisam de carinho, brincadeiras e cuidados básicos para terem uma vida feliz e saudável.

Ir buscar um novo gatinho é realmente empolgante, mas é uma grande mudança para ele, tendo em conta que abandonará a casa, a mãe e os companheiros de ninhada. Mas também para si e também para quem partilha a casa consigo. Lembre-se: os aninais não são um presente que se oferece se descarta, consoante o nosso estado de espírito.

Pense bem. Calma, não estamos a tentar demovê-la (lo). Estamos só a ser responsáveis. Sabia que há em Portugal mais de 800 mil gatos abandonados nas ruas deste país. A ideia é tirá-los de lá, não contribuir para o avolumar dessa indignidade.

Se é isso que quer, força. É importante estar totalmente preparado antes de ir recolher o seu gatinho. Certifique-se de que torna a sua casa segura para felinos e arranje uma divisão com tudo o que precisam, incluindo uma cama, tigelas de comida e água, uma caixa de areia e brinquedos.

Precisará também de uma transportadora para trazer o seu gatinho e de um pouco da alimentação dada pelo tutor anterior. Também é uma boa ideia encontrar um médico veterinário da sua confiança e marcar uma consulta para um check-up poucos dias depois da recolha.

Que areia escolher?

As areias aglomerantes para gatos têm várias vantagens, tanto para os humanos (meros servos dos felinos) quanto para os próprios bichanos. Aqui estão os principais benefícios:

Facilidade na limpeza – A principal vantagem é que, ao entrar em contato com a urina, a areia forma torrões sólidos, facilitando a remoção sem precisar trocar toda a caixa de areia.

Maior economia – Como só é necessário retirar os torrões e não toda a areia, o consumo é menor, tornando-a mais económica no longo prazo.

Menos odor – Os torrões encapsulam a urina e ajudam a evitar o mau cheiro por mais tempo, o que é ideal para os humanos de narizes sensíveis.

Maior aceitação dos gatos – A maioria dos gatos prefere uma caixa de areia sempre limpa. Como a remoção dos resíduos é mais eficiente, eles tendem a usar mais facilmente.

Menos sujidade e poeira – Algumas marcas produzem areias com baixa emissão de poeira, o que reduz alergias e evita que os gatos espalhem resíduos pela casa.

A areias da Weego duram mais

As areias aglomerantes da marca portuguesa Weego são 100% compostas por bentonite natural, sem outros minerais adicionais. Têm rápida capacidade de aglomeração, bloqueando os maus odores. “Incluímos nesta gama quatro referências, todas elas de longa duração, seguras para gatinhos e livres de pó”, explica a marca, que acrescenta que desenvolveu também “uma areia não-tóxica à base de sílica-gel com alta absorção e segura para gatinhos, promovendo o conforto dos gatos nos seus lares”.

Atributos mais do que suficientes para que a Weego tenha recebido em janeiro deste ano o prémio Quality Awards 2025, pela ConsumerChoice na categoria “Areias Aglomerantes para Gato”.

“É com muito orgulho que recebemos o prémio Quality Award 2025 pela Consumer Choice na categoria de Cat Litter Clumping”, esreveu a marca nas redes sociais. “Este reconhecimento é fruto do nosso compromisso em oferecer produtos de qualidade, feitos com muito carinho para os nossos gatinhos. Agradecemos a todos que acreditam e confiam na nossa marca. Vamos continuar a trabalhar sempre na procura pela melhor qualidade, para os nossos amigos de 4 patas”.

Carregue na galeria e conheça os cinco modelos de areias aglomerantes da Weego premiadas com o selo Quality Award.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS