“O UBBO é mais do que um destino de compras, é um espaço para viver”

A chegar aos 15 anos, o UBBO Shopping Resort afirma-se pela diferença. Em 2023 recebeu mais de 20 milhões de visitantes.

Centros comerciais há muitos, mas nenhum é como o UBBO, situado no concelho da Amadora, a dois passos de Lisboa. Quem o diz é Pedro Pereira, o diretor do UBBO Shopping Resort, que quer continuar a surpreender os visitantes. Tudo começa com um posicionamento diferente: é que o centro é mais do que um espaço comercial, “mas antes um destino para estar, experienciar, aproveitar, viver e recordar”. Todos os anos, têm sido batidos recordes de afluência e 2023 não foi excepção: mais de 20 milhões de visitantes. Entre eles, os cães, já que o UBBO se tornou dog friendly a 4 de outubro do ano passado, tornando-o um centro ainda mais para “toda a família”.

Em entrevista ao Escolhas, Pedro Pereira explica a aposta estratégica, os desafios no futuro, a diferenciação em relação a outros espaços comerciais e as preocupações de sustentabilidade bem presentes no dia a dia do espaço.

Pedro Pereira, diretor do UBBO Shopping Resort.

O UBBO comemora em maio 15 anos, embora até 2019 tenha sido conhecido como Dolce Vita Tejo. Que balanço há a fazer deste percurso?
O balanço não poderia ser melhor. À data da sua abertura, 2009, o Dolce Vita Tejo tornou- se no maior shopping de todo o país com 122 mil metros quadrados, trazendo duas grandes novidades: a primeira e única KidZania do país (até aos dias de hoje) e a primeira loja Primark em Portugal. Em 2019 dá-se a transição para o seu atual nome e conceito, UBBO Shopping Resort, o que implicou uma remodelação estrutural do edifício, em particular no seu espaço exterior coberto conhecido por Praça Central, onde antes circulavam automóveis e que hoje é um espaço pedonal com um ecrã gigante de 120m2.

Que resultados se alcançaram com essa mudança?

Em termos de resultados, em 2023, o UBBO Shopping Resort registou mais de 20 milhões de visitantes, um número record nunca antes conseguido, que representa um crescimento de 11,19% por comparação com o ano de 2022. O facto de cada ano ser melhor que o anterior prova que o UBBO é cada vez mais a escolha de muitas famílias portuguesas e mostra-nos que estamos no caminho certo. No UBBO não desistimos de, dia após dia, oferecer o melhor aos nossos clientes, sempre com foco na diferenciação e numa experiência única e memorável.

A compra do UBBO pelo Eurofund Group, que detém vários shoppings pelo mundo, veio dar uma nova dinâmica ao centro comercial?

A excelência é um ponto essencial em todos os ativos detidos pelo Eurofund Group. O seu modelo de negócio está orientado para a criação e aperfeiçoamento de edifícios eficientes, bonitos e confortáveis, que impactem direta e positivamente as pessoas que ali trabalham e circulam ao longo do dia. Por sua vez, a CBRE, enquanto empresa gestora do ativo, garante o cumprimento de todas as diretrizes e objetivos definidos pelo proprietário, trazendo a sua especialização para reforçar o compromisso nas diferentes áreas, seja em termos de Hospitality, o saber receber, o oferecer uma experiência absolutamente diferente e especial, como nas áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o agora muito falado ESG.

O UBBO foi eleito Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Centros Comerciais Grande Lisboa”

O UBBO assume-se como um shopping resort. Este conceito é marketing semântico ou significa mesmo um posicionamento diferente?

Significa, sim, um posicionamento diferenciador e que não existe em mais nenhum shopping de Portugal. O conceito de Shopping Resort significa que o nosso espaço é mais do que um mero destino de compras, mas antes um destino para estar, experienciar, aproveitar, viver e recordar. Este é um conceito muito ligado ao de Hospitality, focado na diferenciação e detalhe de bem receber. E é isso mesmo que oferecemos no UBBO – um lugar que, para além de ser um espaço comercial, tem uma oferta de lazer e experiência para toda a família sem igual, uma oferta para todas as idades, que permite criar e viver momentos únicos e especiais.

A Kidzânia é uma das coqueluches do centro.

 

O que difere o centro dos muitos outros que existem na região de Lisboa?

Para além do conceito diferenciado de Shopping Resort, único em Portugal, a própria arquitectura do edifício permite-nos oferecer uma experiência inigualável no UBBO. Temos áreas amplas e confortáveis, que permitem circular à vontade, sempre com muita luz natural. Temos 280 lojas distribuídas por dois pisos, algumas únicas no país e até no mundo, como a única KidZania do país, a única Neoon do mundo, uma parede de escalada profissional, os primeiros cinemas UCI LUXE em Portugal, um conceito de luxo que oferece uma extraordinária experiência imersiva e multissensorial. Para além disto, 9.000 lugares de estacionamento grátis, vários playgrounds gratuitos para crianças e uma Praça Central coberta, também ela com luz natural e um ecrã gigante de 120m2.

Uma praça multifuncional, já que permite a organização de eventos variados…

Exatamente. Nesta praça conseguimos oferecer eventos únicos, dos quais destaco, por exemplo, a ExpoCosplay, em parceria com a ComicCon Portugal, no arranque deste ano, a final nacional da Red Bull Dance Your Style de 2022, a exposição de várias aeronaves da Força Aérea Portuguesa, entre as quais o mítico caça F-16, a nossa Piscina de Bolas com mais de 500m2 durante todo o Verão e, durante todo o Inverno, uma pista de gelo natural de 450m2. Este é um breve resumo de um conjunto de características que nos destacam significativamente de todos os outros centros comerciais, não apenas da área de Lisboa, mas de todo o país.

O UBBO recebeu o Prémio Escolha do Consumidor em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora 2024. O que significam estas distinções?

Ser Escolha do Consumidor, pelo quinto ano consecutivo, dá-nos a confirmação de que temos, efetivamente, conseguido chegar aos nossos clientes, sabendo que são cada vez mais, e que o trabalho que realizamos a cada dia é por eles valorizado. Esse reconhecimento deixa-nos profundamente orgulhosos, para além de muito motivados para continuar a seguir este caminho de sucesso e de constante melhoria e, claro, conseguir continuar a ser Escolha do Consumidor ano após ano.

A 4 de outubro de 2023, Dia do Animal, o UBBO tornou-se dog friendly. Sente que esta decisão foi importante para a vossa comunidade de clientes?

Sim, sem dúvida. Quaisquer iniciativas e atividades que promovam o bem-estar das famílias que nos visitam, bem como que promovam a integração de todos os seus membros, são sempre valorizadas pelos nossos visitantes e acabam por constituir uma experiência única para eles. Nestes primeiros seis meses tivemos já mais de 320 pedidos de inscrição, o que atesta bem o sucesso desta iniciativa.

– Como tem sido essa interacção entre os cães e os clientes, mesmo aqueles que não são tutores? Tem sido uma convivência pacífica?

Sim, esta integração é vista como normal e, por isso, bem aceite por quem nos visita, com ou sem cão. Claro que a transição para sermos um espaço Dog Friendly apenas aconteceu depois de termos criado as condições para tal. Foi criado um espaço WC para os patudos, assim como a integração de dois bebedouros (para pessoas e animais) na Praça Central, para além do Parcão UBBO, um parque canino equipado para exercício e lazer de cães de grande e pequeno porte, que vamos inaugurar já no próximo mês de maio. Por sua vez, os tutores têm sido bastante conscientes e respeitadores dos seus deveres e responsabilidades, pelo que o balanço é francamente positivo.

Disse há pouco que o UBBO tem batido recordes de visitantes todos os anos. De que forma é que este aumento da “população-residente” do UBBO pode ser amenizada do ponto de vista de impacto ambiental? Quais são as políticas de sustentabilidade praticadas pelo centro?

Para uma estrutura como o UBBO a Sustentabilidade é e tem de ser um tema essencial. Isto faz não só parte da estratégia do fundo proprietário, Eurofund Group, que regista a cada vez maior exigência ao nível do ESG na valorização dos seus ativos, mas também pelos objetivos corporativos da CBRE, enquanto entidade gestora do espaço, que tem já muita experiência e trabalho neste tema. O ano de 2023, em particular, foi de grande atividade na área da Sustentabilidade no UBBO, já que registámos várias aberturas de lojas e ainda um aumento significativo do número de visitas, o que tem naturalmente implicações significativas nos consumos correntes. A parte boa é que mesmo neste contexto muito mais desafiante, o UBBO conseguiu manter os níveis de consumos tanto de água como de energia elétrica, face ao ano anterior.

Mas do ponto de vista ambiental que caminho tem sido feito?

Atualmente, toda a energia consumida no UBBO é 100% proveniente de fontes renováveis, sendo o edifício certificado BREEAM In-Use V5, com classificação Excelente nas vertentes de gestão e condições do ativo, sendo que esta certificação analisa diversos parâmetros de boas práticas de gestão utilizadas, onde se incluem a gestão dos principais recursos – energias e águas – assim como o impacto ambiental, a produção de carbono e de resíduos. Para além disso, fazendo o UBBO parte da lista de ativos geridos pela CBRE, assumiu em 2021 o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, o que significa uma antecipação de 10 anos relativamente ao estabelecido no acordo de Paris. Assinou também, em 2023, um Pacto de Sustentabilidade para o setor do retalho, juntamente com a APCC, a ADENE e outros operadores desta área.

O lado da responsabilidade social é também uma preocupação social do UBBO e da própria CBRE e Portugal. O que tem sido feito nesta matéria?

No que respeita à Responsabilidade Social, o UBBO é o único centro comercial português a explorar o conceito de Espaço Solidário , que pretende dar apoio a acções solidárias, garantindo às ONG todas as condições necessárias para que as suas ações de divulgação e angariação de fundos sejam feitas de forma digna e eficaz. Concretizando, em 2023, foram realizadas 35 campanhas, num total de 135 dias de angariações. A participação do UBBO nas áreas da Solidariedade e Responsabilidade Social é uma preocupação constante, espelhada nas várias acções que vamos concretizando ao longo do ano, com diferentes focos. Destaco, por exemplo, a campanha do Dia da Mulher deste ano, em que trouxemos o tema da pobreza menstrual e promovemos uma campanha de angariação de produtos menstruais. Nessa mesma data, lançámos um novo serviço em que disponibilizamos gratuitamente estes produtos a quem precise. Na vertente animal, lançámos no ano passado uma campanha de adopção de cães e gatos em colaboração com a CROAMA, centro de recolha animal da Câmara Municipal da Amadora e faremos este ano uma nova campanha de adoção animal. Para além de assinalarmos datas importantes como o Dia Internacional do Meio Ambiente ou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, destacaria, por fim, a ação mais recente que foi a adoção da Hora Tranquila, um período diário, em todos os dias da semana, em que reduzimos os estímulos visuais e sonoros do nosso espaço, por forma a criar um ambiente mais confortável e seguro para pessoas com espectro de autismo e outras sensibilidades sensoriais.

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