Já imaginou o que acontece se o sistema de uma loja online falhar no momento em que está a receber dezenas de encomendas? Ou se o software de uma empresa parar de funcionar durante uma apresentação importante? É aqui que entra a gestão de serviços de tecnologias de informação (TI).
A gestão de serviços de TI é como um “manual de instruções” para garantir que a tecnologia de uma empresa funciona sem falhas e responde às suas necessidades. Desde garantir que os computadores e redes estão sempre a funcionar, até resolver problemas rapidamente, este processo ajuda as empresas a manterem-se organizadas e eficientes.
De acordo com o relatório “State of Service Management in 2024” da HDI, 59% das organizações identificam a melhoria da experiência do cliente como a principal prioridade para os seus projetos de gestão de serviços de TI. Este dado sublinha a importância de uma abordagem estruturada para assegurar a qualidade e consistência dos serviços de TI e reflete a crescente procura por profissionais qualificados para gerir os serviços tecnológicos.
Quando bem gerida, a tecnologia pode ser uma grande aliada no crescimento das empresas. Por exemplo, permite automatizar tarefas repetitivas, melhorar o atendimento ao cliente e até lançar novos produtos ou serviços mais rapidamente.
Mesmo quem não trabalha diretamente com TI sente os benefícios desta gestão no dia a dia, como quando um site funciona perfeitamente ou um atendimento telefónico é rápido e eficiente, graças a sistemas bem mantidos.
Aprender sobre a gestão de serviços de TI é um passo importante para quem quer entrar no mundo da tecnologia e fazer a diferença nas empresas. Afinal, num mundo tão conectado, saber cuidar bem da tecnologia é essencial para o sucesso.
Academia de formação em IT Service Manager
Se sempre sentiu curiosidade por tecnologia ou quer dar um novo rumo à sua carreira, a Academia de formação em IT Service Manager da Rumos pode ser o ponto de partida. Esta formação foi pensada para quem quer aprender a organizar e melhorar o uso da tecnologia nas empresas, mesmo que ainda não trabalhe diretamente na área.
Na Academia IT Service Manager, vai aprender a gerir sistemas e serviços tecnológicos, garantindo que tudo funciona de forma eficiente e alinhada com os objetivos das empresas. Com a ajuda de especialistas experientes, terá acesso a ferramentas e conceitos práticos usados pelas maiores organizações, como a metodologia ITIL4, conhecida por ajudar a organizar e melhorar os serviços tecnológicos.
Durante o curso, irá explorar temas como:
- Resolver problemas e melhorar processos tecnológicos: Como garantir que os sistemas estão sempre a funcionar e a ajudar as empresas a alcançar os seus objetivos.
- Automatizar tarefas: Aprender a usar ferramentas que tornam o trabalho mais rápido e eficiente.
- Melhoria contínua: Identificar formas de fazer mais e melhor com os recursos disponíveis.
Esta formação, de 109 horas, não é apenas teórica. Vai poder praticar em cenários reais e preparar-se para resolver desafios do dia a dia. No final, estará pronto para iniciar uma carreira em tecnologia em áreas como gestão de projetos de TI, gestão de serviços tecnológicos ou operações de TI.
A melhor parte? A Academia inclui uma certificação reconhecida internacionalmente, ITIL® 4 Foundation, que valoriza o seu currículo e abre portas para oportunidades no mercado de trabalho.
Reconhecimento dos consumidores
A Rumos, distinguida com o prémio Escolha dos Profissionais 2025 na categoria “Formação Profissional em Tecnologias da Informação” está no mercado português desde 1992, nas áreas da Educação, Consultoria e Formação.
A distinção recebida com o prémio Escolha dos Profissionais pelo segundo ano consecutivo é, para a responsável de marketing da Rumos, “um reconhecimento significativo que reforça a confiança no valor formativo” da marca.
“É com grande orgulho que recebemos este reconhecimento mais uma vez, que reflete o nosso compromisso em oferecer soluções de formação de excelência e em estar alinhados com as expectativas e necessidades dos nossos clientes. Este reconhecimento é também um incentivo para continuarmos a inovar e a superar desafios, sempre com o objetivo de formar profissionais mais preparados para o futuro”, sublinha Inês Vacas, Head of Marketing da Rumos, área da Formação.
Esta distinção premeia as melhores marcas com base na sua performance e através de um processo que envolve a identificação dos atributos e benefícios mais importantes para os consumidores, e uma avaliação efetiva das marcas de cada categoria, permitindo saber quais as que apresentam maiores níveis de satisfação e intenção de compra ou recomendação. O reconhecimento da Rumos na categoria de Formação Profissional em Tecnologias de Informação (TI) vem reforçar a sua posição enquanto a marca mais representativa na área da Formação e Certificação Técnica de profissionais de informática em Portugal.
Carregue na galeria e conheça mais da Rumos.