A sustentabilidade já não é apenas uma moda: é uma urgência, até nas entregas que faz em casa. A DPD Portugal decidiu dar um passo em frente e lançou recentemente uma Calculadora de Carbono na plataforma myDPD for Business.
Esta ferramenta permite que empresas e particulares consigam perceber o impacto ambiental de cada encomenda em tempo real, com dados fiáveis segundo padrões internacionais.
“A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso”, refere Rui Nobre, Diretor-Geral de Operações da DPD Portugal. “Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso”.
Como funciona?
Através de filtros (tipo de transporte, origem/destino, serviço escolhido), a calculadora estima as emissões de CO₂ para cada envio. Ideal para quem quer controlar conscientemente as compras online e até comparar, por exemplo, se a encomenda mais rápida compensa em termos ambientais.
E a tecnologia não fica por aqui. A DPD conta já com 207 veículos elétricos na frota, impactando cerca de 274 toneladas de CO₂ por ano evitadas. Lisboa foi a primeira cidade a receber entregas totalmente elétricas, em 2021, seguindo-se o Porto, em 2023.
Porquê usar a calculadora de carbono?
Não só consegue analisar o impacto real da sua encomenda, como o ajuda a tomar decisões (por exemplo, estimar emissões versus conveniência). Desta forma, ganha consciência ecológica pois, ao ter consciência desta informação, fica mais consciente a optar por entregas mais verdes.
Além disso, com investimentos como carros elétricos e biocombustíveis, a DPD tem já evitado cerca de 23 toneladas de CO₂ por mês. É mais do que acompanhar tendências: é assumir responsabilidade ambiental.
O impacto foi reconhecido pelos portugueses e a DPD foi eleita Escolha do Consumidor 2025 na categoria “Entrega de Encomendas”, reafirmando-se como referência no setor. Um troféu que distingue qualidade, inovação e responsabilidade.
“Ser Escolha do Consumidor é um reconhecimento que contribui para uma experiência de excelência junto dos nossos clientes e sublinha o papel da DPD como líder no setor. Esta conquista mostra que a combinação de inovação, sustentabilidade e foco no cliente continua a ser a fórmula para o sucesso e a preferência dos consumidores em Portugal”, destaca Carla Pereira, diretora de marketing e comunicação da DPD.
Carregue na galeria para conhecer algumas das campanhas da DPD nas redes sociais.