A aprendizagem com computadores em idades jovens favorece o raciocínio lógico das crianças.

Nesta escola só se brinca com computadores. E os miúdos aprendem mesmo

A SharkCoders é uma empresa portuguesa de escolas certificadas de programação para crianças e adolescentes. Motivação não falta.

Os tempos mudaram. Hoje, já não chega ter línguas estrangeiras nos currículos escolares das crianças e jovens. É preciso mais, desenvolvendo-lhes o espírito crítico e as competências cognitivas.

A integração da tecnologia e da programação na educação das crianças não é apenas uma preparação para o futuro, mas também um meio de desenvolver uma ampla gama dessas competências cognitivas, sociais e criativas. Ao proporcionar essas oportunidades desde cedo, estamos a ajudar a formar indivíduos mais preparados, inovadores e adaptáveis para enfrentar os desafios do século XXI.

A importância da tecnologia e da programação na educação das crianças é multifacetada e impacta diversas áreas de seu desenvolvimento. A começar pela preparação para o futuro. As competências em tecnologia e programação são cada vez mais exigidas ou valorizadas em praticamente todas as indústrias.

Ao aprender programação desde cedo, as crianças estão mais bem preparadas para carreiras futuras. É a chamada alfabetização digital: num mundo digitalizado, compreender como a tecnologia funciona é tão essencial quanto saber ler e escrever.

As novas tecnologias são fundamentais no desenvolvimento de competências cognitivas na resolução de problemas, por exemplo. A programação ensina as crianças a abordar problemas de forma lógica e sistemática. Elas aprendem a decompor problemas complexos em partes menores e mais facilmente geríveis. Ao mesmo tempo que desenvolvem o seu pensamento crítico. É que ao programar, as crianças aprendem a avaliar e testar soluções, refinando essa sua capacidade.

A questão da criatividade é também fundamental no crescimento saudável de crianças e jovens. A programação permite que as crianças sejam criadoras de tecnologia, não apenas consumidoras. Elas podem criar seus próprios jogos, sites e aplicativos. Na prática, as ferramentas de programação podem ser usadas como um meio para expressar ideias e contar histórias de maneira interativa, desenvolvendo a autonomia e a criatividade dos jovens, aumentando a sua auto-estima, motivação e a sua inclusão

Finalmente, mas não menos importante, o estudo da programação desenvolve também a capacidade de trabalho em equipa, que, como sabemos, é algo que os nossos jovens revelam dificuldades. Participar em comunidades online de codificação pode expandir os horizontes das crianças, permitindo que se conectem com outros jovens em iguais circunstâncias ao redor do mundo, sempre em busca de respostas.

A escola promove a autonomia e a criatividade.

Dar poder às crianças e adolescentes

Há muito que a SharkCoders, a primeira rede portuguesa de academias de programação, jogos de robótica para crianças e adolescentes, sabe da importância da tecnologia. Criada em 2018 no Porto, a empresa portuguesa procura “ensinar de uma forma divertida a literacia do futuro”.

Com unidades espalhadas por todo o país, a SharkCodes ministra cursos anuais presenciais, certificados, adequados às idades dos alunos, e também workshops mais rápidos ou até um Summer Camp, uma espécie de campo de férias em que os jovens estão submersos em atividades tecnológicas.

“Na SharkCoders Geniuses of Tomorrow estamos sempre a inovar e os nossos currículos estão em constante atualização e evolução, e como tal, exige à nossa equipa técnico-pedagógica estar na vanguarda, a esse nível”, explica o CEO da empresa.

Andrea Vilela exemplifica com “dois novos cursos regulares anuais e seis novos programas para bootcamps (entre eles Minecraft Missão a Marte, Roblox, Domótica – Smarthome com arduino), Sphero Play & Fun, Minecraft World of Heroes, Game Design e PixelArt)”.

“Estes novos programas e cursos refletem o nosso compromisso contínuo em fornecer uma educação de qualidade e inovadora, preparando os nossos alunos para as oportunidades e desafios do futuro digital”, sublinha.

O principal responsável pela empresa recorda que “as crianças e jovens estão conectadas aos aparelhos eletrónicos, desde muito cedo”, quer nos “jogos e consolas”, quer a “assistir vídeos” e os “smartphones fazem parte do seu dia a dia, acompanhando o seu crescimento e desenvolvimento”.

“A nossa metodologia incentiva as crianças a irem além do jogar ou consumir tecnologia, isto é, incentivamos a entender o que está por trás, como funciona e as linguagens de programação que são o “motor” para essa concretização ou criação”, acrescenta Andreas Vilela.

O CEO da SharkCoders destaca o “ensino da programação de uma forma muito divertida e lúdica, despertando as crianças e adolescentes a criar a sua tecnologia (por exemplo um jogo ou app), potenciando a sua imaginação e empreendedorismo, e para isso, implementamos um currículo dinâmico integrando gamification, projetos práticos com cursos e desafios temáticos”.

Orgulho e reconhecimento

O trabalho da SharkCoders acaba de ser premiado com a distinção Quality Award, atribuída pela Consumer Choice, o que deixou o CEO do grupo muito orgulhoso, por causa do “impacto para toda a comunidade”.

Esta distinção foi um orgulho e, ao mesmo tempo, uma validação no mercado do posicionamento e liderança em Portugal na área de ensino de programação e novas tecnologias para crianças e adolescentes. Para nós, foi visto também como reforço e acréscimo de responsabilidades para manter os padrões de qualidade e o reconhecimento que temos recebido pelo trabalho realizado. É, no fundo, uma confirmação que estamos no caminho certo e é certamente uma motivação para continuar a nossa missão de formar os génios do amanhã – os profissionais do futuro”, concluiu.

Carregue na galeria e conheça mais do mundo da SharkCoders.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS