OLX reforça segurança das compras online para aumentar a confiança dos consumidores

Portal de compras em segunda mão aposta em sistemas automatizados para detetar anúncios fraudulentos.

O OLX, presente em Portugal desde 2012, vai continuar a apostar na segurança das transações online, para reforçar a confiança dos mais de 4 milhões de clientes que já recorrem à plataforma líder de classificados online no nosso país.

“O equilíbrio entre a segurança das transações e a conveniência da plataforma é algo que trabalhamos diariamente, adotando diferentes estratégias para garantir que os nossos utilizadores possam comprar e vender de maneira segura, sem comprometer a facilidade de utilização do OLX”, explica a RPB Head of Marketing da marca.

A implementação de “diversos sistemas automatizados e revisões manuais que ajudam a identificar anúncios fraudulentos ou que violam as políticas da plataforma” são algumas das medidas executadas para garantir a confiança dos consumidores.

“Investimos também em recursos que proporcionam transações mais seguras, desde a comunicação entre utilizadores que é feita dentro da plataforma, permitindo monitorizar interações e detetar possíveis comportamentos impróprios, à educação e sensibilização das pessoas através de campanhas de conscientização”, afirma Andreia Pacheco.

Todos os utilizadores podem ainda reportar qualquer tipo de comportamento suspeito ou anúncios duvidosos, aumentando assim a confiança entre os compradores e os vendedores. “Ao combinarmos uma tecnologia avançada, políticas claras da plataforma e a educação dos utilizadores, conseguimos equilibrar a segurança sem comprometer o nível de experiência que é crucial para os utilizadores dos OLX”.

Confiança dos consumidores

A notoriedade e a confiança medem-se também pelo prémio Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Anúncios Classificados Online”, que a marca venceu pelo quinto ano consecutivo. “Trata-se do reconhecimento por todo o trabalho que desenvolvemos ao longo deste ano para garantir o melhor apoio aos nossos utilizadores”, afirma a responsável de marketing.

Para Andreia Pacheco, esta distinção “reforça a confiança que os consumidores depositam na marca quando pensam no mercado em segunda mão”. “Somos uma plataforma de grande dimensão, que todos os meses recebe centenas de milhões de visitas, o que requer uma equipa dedicada, eficiente e ágil na resolução de todas as questões que podem surgir”, sublinha.

Este reconhecimento demonstra como o OLX “tem contribuído para uma mudança de mentalidade e dos hábitos no país, no que diz respeito ao comprar usado, acabando também por ajudar as pessoas em momentos de crise a encontrar o que precisam a preços mais acessíveis”, afirma.

Poupança de 3 milhões de toneladas de emissões de CO2.

Mais de 25 milhões de pessoas utilizaram o OLX no ano passado para encontrar artigos únicos ou conseguirem os tão procurados “bons negócios”, proporcionando também aos utilizadores a oportunidade de ajudar a construir um mundo mais sustentável.

A nível global, com a compra de mais de 9 milhões de artigos eletrónicos e veículos em segunda mão no portal do OLX, segundo as contas da empresa, foram potencialmente poupadas 3 milhões de toneladas de emissões de carbono, 2,5 milhões de toneladas de materiais, além de 430 milhões de metros cúbicos de água, 82 milhões de gigajoules de energia e mais de 169 milhões de euros, tendo em consideração os dados correspondentes à venda de produtos no portal em 8 países diferentes, em 2023.

A responsável de marketing reconhece que “existe cada vez mais uma maior consciencialização ambiental”, e que “as pessoas têm mesmo em consideração todos os benefícios da sustentabilidade quando adquirirem produtos em segunda mão”.

“Apostar em alternativas sustentáveis tornou-se ainda mais importante no decorrer dos últimos anos e consumir produtos em segunda mão é uma das formas mais acessíveis para contribuir para uma economia mais sustentável. A maioria dos nossos utilizadores, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo, utilizam o OLX também por esta vertente”, afirma Andreia Pacheco.

O OLX, adianta a profissional, “tem a vantagem de já ser reconhecido como plataforma de segunda mão desde que foi criado”, porque esta sempre foi a base do negócio. “Temos uma larga variedade de categorias, que reúne possivelmente todas as áreas de comércio e serviços, agregadas num só local de compra e venda, o que facilita e simplifica a vida aos nossos consumidores”, conclui.

Em Portugal, o OLX conta com mais de 20 milhões de visitas mensais 300 milhões de page views mensais. Mais de 50% do tráfego já é mobile. Nos últimos 4 anos, o OLX já ajudou mais de 4 milhões de pessoas a fazer dinheiro e mais de 3 milhões a poupar dinheiro, ajudou mais de 800 mil pessoas a encontrar emprego e doou 20 toneladas de ração a instituições de animais.

Carregue na galeria para conhecer mais do portal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS