Navegar no OLX à procura de verdadeiros achados ou vender o que já não precisa pode ser um vício difícil de largar. É que quem muito procura sempre encontra e, nesta plataforma, as novidades são uma constante.
Em 2024, os portugueses mantiveram-se fiéis ao OLX, com a categoria “Carros, Motas e Barcos” a liderar as pesquisas, com 35% do total. Parece que a paixão nacional por motores continua em alta.
Logo a seguir surge “Tecnologia” com 15% das buscas, e empatados com 13% cada “Imóveis” e “Móveis, Casa & Jardim”. Curiosamente, categorias como “Bebé & Criança” (3%), “Moda” (6%) e “Telemóveis, Tablets & Smartwatches” (7%) ficaram mais para trás nas preferências dos utilizadores, de acordo com uma análise feita à dinâmica da plataforma.
Os meses de verão foram os mais movimentados no OLX, com agosto a liderar (9%), seguido de julho (8%) e maio (7%). Já o final do ano foi mais calmo, com dezembro (2%), novembro (3%) e outubro (4%) a registarem menos atividade.
Apesar de todo este entusiasmo pela plataforma, as interações entre os seus utilizadores sofreram uma queda de 15%, passando de cerca de 75 milhões em 2023 para 63 milhões em 2024.
Andreia Pușcoci, brand manager do OLX Portugal, destacou que “estes dados demonstram que o OLX continua a evoluir face às alterações no comportamento dos utilizadores e está em constante evolução para atender, cada vez melhor, as necessidades atuais do mercado.”
Como transformar o desapego em oportunidade
Se está a pensar em vender aquele sofá que já não usa ou procurar um novo gadget, o OLX continua a ser uma opção no mercado de classificados online em Portugal.
Fundado em 2006 e presente em 45 países, todos os meses, centenas de milhões de pessoas de todo o mundo usam o OLX para encontrar e vender todo o tipo de produtos. Com a chegada de uma nova estação, é comum sentirmos aquela vontade de renovar os espaços, organizar os armários e livrar-nos dos itens que já não usamos. Este processo, conhecido como “destralhar”, não só liberta espaço físico, como promove uma sensação de leveza e renovação mental.
Destralhar vai além de simplesmente livrar-se dos objetos que estão a mais. É uma oportunidade para refletir sobre o que realmente é essencial no nosso dia a dia. Ao avaliar cada item, questionamos a sua utilidade e o valor que acrescenta à nossa vida. Este exercício de desapego pode ser libertador e abrir espaço para novas experiências e possibilidades.
Ao decidir que determinados objetos já não têm lugar na sua casa, surge a questão: o que fazer com eles? É aqui que plataformas como o OLX entram em cena. Este marketplace online permite que particulares comprem e vendam uma variedade imensa de produtos. Ao listar os seus itens no OLX, não só dá uma nova vida aos objetos, como pode ganhar um rendimento extra.
OLX: reconhecimento da qualidade
Em 2025, o OLX foi distinguido com o Prémio Escolha do Consumidor na categoria de “Anúncios Classificados Online”, refletindo a confiança e satisfação dos utilizadores com a plataforma.
“Estamos extremamente orgulhosos por recebermos novamente estas distinções. Estes prémios refletem a confiança que os nossos utilizadores depositam no OLX e reforçam o nosso compromisso em proporcionar uma plataforma segura, eficiente e inovadora para comprar e vender produtos online. Vamos continuar a investir na melhor experiência possível para os nossos clientes, sempre focados na simplicidade, transparência e sustentabilidade”, confessou Andreia Pușcoci.
Ver esta publicação no Instagram
Carregue na galeria para conhecer mais do portal.