Vai viajar? Saiba onde levar a powerbank no avião ou pode ficar sem ela

As regras mudaram e, para evitar surpresas na próxima viagem de avião, a Hama relembra o que fazer para não perder a powerbank.

Se é daquelas pessoas que não vive sem bateria no telemóvel, provavelmente já anda sempre com uma powerbank na mala. Mas sabia que, a partir de agora, sempre que viajar de avião já não a pode colocar na bagagem de porão?

De acordo com os novos regulamentos da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), apenas pode transportar estes equipamentos na sua bagagem de mão.

Esta mudança nas regras de transporte aéreo está a apanhar muitos passageiros desprevenidos e a verdade é que pode mesmo ficar sem a sua powerbank, que pode ser confiscada.

Porquê esta mudança?

A razão esta relacionada com a segurança. As powerbanks contêm baterias de iões de lítio, que apresentam um risco potencial de incêndio se forem danificadas, expostas a temperaturas extremas ou se tiverem defeitos de fabrico. No porão, onde não há acesso durante o voo, qualquer problema seria mais difícil de detetar e resolver.

Assim, as autoridades de aviação civil passaram a exigir que estes dispositivos sejam transportados na bagagem de mão.

O que dizem as novas regras?

Além das powerbanks não poderem ser colocadas na bagagem de porão, mas sim onde estejam facilmente acessíveis, a capacidade máxima recomendada é de 100 Wh (watt hora) ou 27.000 mAh (miliampere hora). Contudo, nunca deve usá-la para carregar o telemóvel enquanto o avião estiver a descolar ou aterrar.

Se já está a fazer contas e tem dúvidas sobre a capacidade da sua powerbank, basta verificar a etiqueta ou fazer um cálculo simples: multiplicar a voltagem (V) pela amperagem (Ah). Por exemplo, uma bateria de 5V e 20.000mAh (ou 20Ah) tem 100Wh.

Dicas para viajar em segurança com a powerbank

A Hama, marca alemã com mais de 100 anos de história no fabrico de acessórios para eletrónica, deixa alguns conselhos úteis para evitar surpresas na próxima viagem, como não transportar powerbanks danificadas ou com sinais de inchaço. Também convém optar por modelos com certificação CE e que cumpram as normas de segurança europeias.

Com mais de 18 mil produtos no seu portefólio, a Hama continua a ser uma referência de confiança quando se fala de tecnologia e acessórios para o dia a dia, como powerbanks, carregadores, cabos ou auscultadores.

A confiança dos portugueses na Hama foi recentemente reconhecida: a marca foi distinguida com o prémio Escolha do Consumidor 2025 na categoria de “Acessórios para Telemóveis”. Um reconhecimento que comprova a qualidade e fiabilidade dos produtos que oferece.

Carregue na galeria para conhecer outros produtos que encontra no site da Hama.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS