Como manter a liderança no mercado português de transporte expresso, reforçando o compromisso com a sustentabilidade do Planeta, num dos setores mais responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa? Esta é, há muito, uma preocupação da DPD, empresa francesa que resultou da fusão, em 2019, da Chronopost e da SEUR.
“Estamos conscientes desta realidade e temos adaptado a nossa estratégia e negócio para conseguirmos contribuir para um planeta mais sustentável, através da otimização do processo de entrega. E temos feito isso através do investimento em veículos 100% elétricos para a realização de entregas em várias cidades portuguesas, uma vez que estamos comprometidos em continuar a disponibilizar entregas net zero, que não acarretem quaisquer custos adicionais para clientes e destinatários”, explica a diretora de Marketing e Comunicação da DPD, Carla Pereira.
Alias, no início do verão, a DPD reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade do seu negócio, anunciando a terceira fase do processo de descarbonização da sua frota com o investimento na compra de 80 Ford E-Transit, furgões 100% elétricos, até ao final do ano. As novas viaturas juntam-se assim à atual frota de veículos totalmente elétricos, que totaliza 207 viaturas em 14 cidades de Norte a Sul do país.
Este investimento vem dar continuidade ao processo de transformação da frota da DPD em Portugal, sendo esta uma das principais medidas da estratégia de sustentabilidade definidas pela Geopost (grupo do qual a DPD faz parte), e com a qual a empresa de last mile pretende ser Net Zero até 2040, antecipando em 10 anos o cumprimento dos objetivos do Acordo Climático de Paris, garantindo uma redução em 90% das emissões poluentes, sendo os restantes 10% compensados através de outras medidas e projetos implementados pelo Grupo.
A escolha das viaturas recaiu nas suas características distintivas: mais de 300 quilómetros de autonomia, e até 15,1 m3 de capacidade de carga assim como soluções avançadas de conectividade, que fizeram da Ford E-Transit a viatura mais vendida do seu segmento em 2023 na Europa e a resposta idónea às necessidades de mobilidade atuais das empresas.
O processo de descarbonização da frota da DPD teve início em 2019 com a incorporação de 55 viaturas elétricas em Lisboa. Atualmente, a empresa líder no mercado doméstico do transporte expresso já conta com 30% da sua frota elétrica. Com o investimento previsto para este ano, espera-se que essa percentagem cresça para os 35%, passando assim a existir em circulação em Lisboa, no Porto, no Seixal, na Guarda, em Coimbra, em Évora, em Viseu, em Leiria, em Faro e no Funchal.
Um mercado sempre em mudança
A empresa diz-se “atenta” às evoluções do mercado e às novas tendências de consumo. Todos os anos, a DPD realiza um estudo sobre as tendências do mercado do comércio eletrónico em Portugal, que revela os hábitos, comportamentos e expectativas mais recentes dos e-shoppers – o Barómetro e-Shopper. Esta análise contribui para que identifiquemos as necessidades e procura existente e possamos adaptar e pensar a nossa oferta (e a dos nossos clientes) com o propósito de dar resposta àquilo que os consumidores mais procuram”, explica a diretora de Marketing e Comunicação.
E os resultados são muito claros: os hábitos dos portugueses, à semelhança do que se passa por todo o mundo, estão a mudar. “Temos vindo a investir em serviços de recolha de encomendas alternativas ao home delivery, nomeadamente a recolha em lojas de proximidade (lojas Pickup) e em cacifos inteligentes (lockers), que permitem às marcas oferecer um leque alargado de opções de entrega aos seus clientes, e aos consumidores escolher o local de entrega mais adequado para si”, sublinha Carla Pereira.
Também aqui o investimento da DPD tem sido consistente. “Neste momento já dispomos de uma rede robusta de pontos de entrega out-of-home, que nos possibilita ter mais de 90% da população a menos de 15 minutos de um ponto de entrega. Estamos a falar de cerca de 300 cacifos e 1200 pontos Pickup de Norte a Sul de Portugal, um valor que pretendemos continuar a aumentar nos próximos anos, face à procura por estes serviços e o seu contributo para a nossa estratégia de sustentabilidade e para uma entrega de excelência”.
Mas não só. “A par disso, inovamos também com serviços como o Predict, que se adapta aos horários e preferências de cada consumidor, que com esta ferramenta tem o poder de decidir quando e onde entregaremos a sua encomenda, que podemos levar-lhe à porta de casa, ou simplesmente deixar noutro ponto, à sua escolha, sendo esta uma oferta complementada, também, pelas alternativas ao home delivery”, afirma a responsável.
Do ano passado, e com grande sucesso, vem já outra inovação: o lançamento do DPD Fresh. “É um serviço de entrega de produtos frescos em temperatura controlada, com entregas na manhã seguinte à expedição, que redefine a experiência de compra e entrega de alimentos através do comércio eletrónico”.
Crescimento do e-commerce e novo hub em Loures
Com o crescimento do comércio eletrónico, a DPD foi obrigada a encontrar novas formas de responder às solicitações. Carla Pereira aponta o investimento num novo hub de encomendas, em Loures, que abriu as portas já este ano, como “uma forma de aumentar a capacidade de resposta, contando com tecnologia pioneira, tal como uma máquina de triagem com um sistema de crossbelt”, um sistema que, através dos seus 405 metros de comprimento, consegue gerir mais de 10.000 encomendas por hora, destinadas à área da Grande Lisboa: Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer, Carregado.
A empresa explica que a aposta no novo centro faz parte do plano de expansão da DPD, que estima fechar o ano de 2024 com uma faturação na ordem dos 115M€ em Portugal, apenas na atividade de transporte expresso.
O novo hub tem uma área total de 12.000 metros quadrados (m2): 3.100m2 de escritórios, destinados aos 140 responsáveis pela parte administrativa da empresa, e um armazém de 9.000 m2, onde operam 230 colaboradores, encarregues da triagem e distribuição de encomendas.
O novo espaço, com uma área total de 12.000 metros quadrados, vai agora juntar no mesmo local a sede da empresa e as respetivas operações na área da Grande Lisboa – atualmente localizadas em São João da Talha (Loures) e Olivais (Lisboa) – tornando este hub não só no maior da DPD em Portugal, como do país.
Escolha do Consumidor pelo 2.º ano consecutivo
A liderança da DPD e o seu reconhecimento por parte do público português ficaram bem patentes no prémio Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Entrega de Encomendas”, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo.
“Ter conseguido esta distinção com uma classificação global de 82% de preferência dos portugueses demonstra que temos conseguido manter e honrar o nosso compromisso, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes, com a melhor comodidade, sem descurar o meio ambiente e a preocupação de o preservar.
Esta distinção também nos motiva a continuar a trabalhar para continuar ser, a longo prazo, a escolha dos portugueses, garantindo-lhes a segurança e conforto na entrega das suas encomendas e inovando em prol de um mercado em constante mudança”, concluiu a diretora de Marketing e Comunicação.
Carregue na galeria e conheça este novo hub mas também um pouco mais da empresa.