Anuncia-se como “a empresa de gás e eletricidade com o preço mais justo, mais sustentável e 100% verde”. E explica porquê: “O nosso compromisso com o meio ambiente faz com que toda a eletricidade que compramos (todos os dias, a todas as horas) seja de produção 100% renovável”. Mas vem aí um passo gigante para o futuro do planeta.
A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano, anunciada publicamente este mês de abril, marca um ponto de viragem, sinalizando não só o compromisso com a redução da pegada de carbono, mas também com a valorização de recursos locais renováveis.
A sustentabilidade é cada vez mais fundamental para o futuro do mundo. “Por isso queremos levar a nossa filosofia de agir local e pensar global a outro nível. Para isso, contamos com um aliado muito especial: as vacas portuguesas de Vila do Conde”, explica a Goldenergy.
Este projeto ambicioso visa a produção de Biometano a partir de resíduos agropecuários de uma empresa situada na região Norte de Portugal, com uma previsão de produção superior a 15 GWh por ano.
A Goldenergy, comercializadora portuguesa de eletricidade 100% verde e de gás natural, comprometeu-se a adquirir toda a produção de Biometano, destacando o potencial de integração deste gás de origem renovável na rede de gás natural nacional.
A colaboração entre a Axpo Iberia (filial do grupo suíço Axpo), a Goldenergy e a exploração agrícola Teixeira do Batel, localizada em Vila do Conde, é um exemplo de sinergia entre diferentes entidades para alcançar um objetivo comum: a produção sustentável de energia.
Este acordo inclui a construção, operação e manutenção de uma central de produção de Biometano, aproveitando os resíduos agropecuários para produzir um gás verde, neutro em carbono, reduzindo assim as emissões de gases com efeito de estufa.
Redução de emissões e sustentabilidade
Ignacio Soneira, CEO da Axpo, destaca “a importância da transformação de resíduos agropecuários em Biometano. Sem tratamento adequado, estes resíduos geram impactos negativos no solo, na água e na atmosfera. A sua conversão em Biometano representa não só a eliminação desses impactos, mas também a criação de uma fonte de energia renovável, que pode ser usada localmente ou injetada na rede nacional”.
Com um investimento inicial próximo dos 8 milhões de euros, a Axpo pretende, até o último trimestre de 2025, inaugurar a primeira Central de Produção de Biometano em Portugal. Este projeto não só simboliza o primeiro passo da empresa no mercado português de Biometano mas também estabelece o ambicioso objetivo de alcançar uma produção total de até 1 TWh na Península Ibérica a médio prazo.
Miguel Checa, CEO da Goldenergy, sublinha “o papel central dos gases de origem renovável na descarbonização e no cumprimento das metas de consumo de energia renovável“. A aquisição do Biometano produzido representa uma aposta na sustentabilidade, mas também um impulso significativo para o desenvolvimento da economia circular em Portugal.
“A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado do Biometano em Portugal reflete uma visão inovadora e sustentável para o futuro energético do país. Com apostas como estas confere-se valor acrescentado a um setor necessário (tornando-o mais eficiente), dá-se protagonismo ao Portugal rural e gera-se emprego fora dos grandes núcleos populacionais urbanos”, afirma o responsável.
Este projeto demonstra o potencial dos resíduos agropecuários como fonte de energia renovável e reforça o compromisso de Portugal com os objetivos ambientais globais. Através de parcerias estratégicas e investimentos em tecnologias limpas, o país continua a trilhar o caminho para uma economia mais verde e sustentável.
Prémio Escolha Sustentável
A sustentabilidade faz parte do ADN da Goldenergy, uma empresa portuguesa nascida em 2008 em Vila Real, que se tornou o primeiro retalhista de gás natural no mercado liberalizado. Em 2018 uniu-se ao grupo Axpo, o maior produtor suíço de energia renovável e líder internacional na comercialização de energia solar e eólica, presente em mais de 30 países.
O reconhecimento desta aposta num mundo mais verde voltou a ser feito através dos prémios da Consumer Choice, que este ano, para além do prémio Escolha do Consumidor 2024 na categoria “Energias 100% Renováveis” — o que aconteceu pelo quarto ano consecutivo — juntou a atribuição do prémio Escolha Sustentável, que vem distinguir produtos e serviços que contribuem significativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.
A Goldenergy faz parte do leque de 11 marcas sustentáveis em Portugal, numa avaliação realizada por mais de 400 consumidores e especialistas. E, nesta primeira edição, a Goldenergy foi distinguida como uma marca que adota energia 100% verde, com uma classificação total de 76,7%.
A atribuição do selo Escolha do Consumidor é, mais uma vez, um testemunho claro da confiança que os clientes (e não só) depositam na Goldenergy. Este ano, foi alcançada uma classificação total de 84%, para os quais contribuíram diferentes parâmetros de análise, que são eles os atributos, benefícios, intenções de compra, emoções e valores.
Os prémios Escolha Sustentável e Escolha do Consumidor são testemunhos sólidos do compromisso da Goldenergy com a excelência, sustentabilidade e satisfação do cliente. “Parceira de confiança de mais de 400.000 famílias portuguesas, a empresa continua a liderar o caminho para um futuro mais verde, demonstrando que a procura pela inovação e responsabilidade ambiental está no centro das suas preocupações e operações, claro”, explica a marca em comunicado.
Clientes satisfeitos, colaboradores satisfeitos
A Goldenergy não é reconhecida apenas pelo seu compromisso ambiental. Pelo segundo ano consecutivo, a Goldenergy foi reconhecida pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) pela sua excelência no atendimento ao cliente. E desta vez trouxe o primeiro lugar para casa. Os resultados foram conhecidos naquela que foi a 20.ª Conferência Internacional APCC Contact Centers 2023, que decorreu no final do ano passado no Hotel Palácio Estoril, em Cascais.
A Goldenergy foi, então, distinguida com o primeiro lugar no serviço de apoio ao cliente, no setor da energia. Mas não ficou por aqui. Ainda foi premiada nas categorias de melhor contact center <100 agentes e gestão própria da equipa do serviço de apoio ao cliente, com o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Estes prémios vêm, assim, reforçar o compromisso constante com os clientes e tornar mais forte a promessa de um serviço de proximidade e, sobretudo, de qualidade.
“O segredo do sucesso da Goldenergy no apoio ao cliente está na combinação de três grandes fatores: sustentabilidade, inovação e empatia. Estes valores são a espinha dorsal da missão da Goldenergy em criar um mundo sustentável e oferecer um serviço de excelência aos seus clientes. Cada cliente é um parceiro nesta nossa missão de construir um mundo 100% verde. É assim que entendemos o papel de cada um. Por isso mesmo estamos determinados em continuar esta caminhada lado a lado. E acreditamos que a empatia é a chave para se construir este relacionamento sólido e duradouro com cada um dos nossos clientes. É esta abordagem que permite criar uma ligação genuína, de verdadeira proximidade e transparência, que vai além de uma simples prestação de serviços”, afirma a marca portuguesa.
Uma boa notícia, porém, nunca vem só. A empresa não só tem clientes satisfeitos, como colaboradores motivados. E isso ficou bem patente ao receber o selo Great Place to Work (GPTW), que teve em consta a opinião dos trabalhadores da Goldenergy. A verdade é que 97% das opiniões afirmam estar felizes “num excelente lugar para se trabalhar”.
Através dos inquéritos da GPTW, testados ao longo de 30 anos, apenas as empresas que conseguirem alcançar a pontuação de 65% (ou superar) é que estão elegíveis para a atribuição deste selo. Por isso, podemos dizer que a Goldenergy passou no teste com distinção, com 97% de pontuação.
“No fundo, este título vem reforçar ainda mais o nosso ADN. Quando dizemos que o bem-estar é um dos nossos princípios, não mentimos. Trabalhamos para o bem-estar da equipa que veste a camisola diariamente, para que juntos consigamos levar a missão de um mundo 100% verde mais além. É com cada um dos colaboradores da Goldenergy que estamos a construir um futuro melhor. Porque o exemplo tem de começar de dentro.”
Carregue na galeria e conheça mais um pouco da Goldenergy e do seu posicionamento jovem.