A marca foi fundada em 1871.

Continental aposta na recauchutagem para poupar recursos e baixar emissões de carbono

Estudos provam que as emissões de carbono dos pneus recauchutados são muito inferiores às dos novos.

Longe vão os tempos em que comprar pneus recauchutados era sinal de pouco dinheiro. É verdade que a recuperação de pneus continua a promover uma importante poupança, pois promove uma economia circular, mas, mais do que isso, é uma opção consciente para quem se preocupa com a sustentabilidade do planeta.

Um estudo realizado pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (UMSICHT) mostrou que as emissões de carbono dos recuperados são cerca de 50% menores em comparação com novos pneus semelhantes. Além disso, os materiais reciclados e renováveis ​​representam 85% de um pneu recuperado.

A Continental, fundada em 1871, está entre os líderes tecnológicos na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para viagens de passageiros, veículos comerciais e especiais, bem como para veículos de duas rodas. Tem vindo a reforçar nos últimos anos a sua oferta de soluções de forma a tornar a operação dos seus clientes mais eficiente e sustentável.

A multinacional, que emprega cerca de 200 mil pessoas em quase 60 países e mercados do mundo, tem disponível uma gama modular de soluções, um Lower Global Driving Costs (LODC), que inclui os sistemas de gestão digital de pneus ContiConnect e ContiLifeCycle. E está ainda a fornecer aos operadores um certificado que comprova a forma como estão a ajudar a contribuição para a sustentabilidade. “Com base nos pneus ContiRe instalados nos veículos, podemos calcular a taxa de poupança de material e carbono obtida durante a sua produção e recuperação”, explica Siljana Lietz, Head of ContiLifeCycle da Continental Tires Germany.

Concebemos o certificado a pedido dos nossos clientes, cujo dia-a-dia exige cada vez mais provas dos seus esforços para melhorar a sustentabilidade e cuidar dos recursos do nosso planeta.” As questões da sustentabilidade e do transporte zero emissões estão a ganhar cada vez uma importância cada vez maior no setor da logística – uma tendência impulsionada também pelos requisitos legais rigorosamente definidos.

Prolongar a vida útil do pneu

A recauchutagem de pneus é uma forma eficiente de aumentar a sustentabilidade de uma frota. Este método pode economizar até 55 quilos de resíduos. ContiLifeCycle é o nome dado à abordagem holística da Continental que procura criar uma economia circular. “A recauchutagem prolonga a vida útil do pneu – e, portanto, o quilometragem para a frota – em até 99%, dando-lhe outra vida”, explica Lietz. “Isto tem o efeito de reduzir o custo por quilómetro e os custos totais para os nossos clientes.”

Continental foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Pneus”

A recuperação é um meio eficaz de reduzir o impacto ambiental, economizando materiais-primas, água e energia durante a produção. Um pneu é composto por uma carcaça e um piso. Então, mesmo que o piso esteja desgastado, à partida, a Carcaça continuará perfeitamente intacta. Assim, a recuperação envolve a remoção da borracha restante do pneu no piso e a reutilização da carcaça por uma segunda e, até, uma terceira vida útil do pneu.

Para isso, são utilizados dois processos diferentes: recauchutagem a frio e a quente. “Geralmente, conseguimos reutilizar cerca de 70% do pneu original”, continua Lietz. “Isso economiza materiais-primas, água e energia.” Os pneus recauchutados são seguros e muito seguros – e, também, muito mais baratos do que os pneus novos, uma vez que a carcaça pode ser reutilizada. “As frotas podem reduzir custos de pneus até 40%, com os nossos pneus recauchutados ContiRe e soluções ContiTread.”

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