Longe vão os tempos em que comprar pneus recauchutados era sinal de pouco dinheiro. É verdade que a recuperação de pneus continua a promover uma importante poupança, pois promove uma economia circular, mas, mais do que isso, é uma opção consciente para quem se preocupa com a sustentabilidade do planeta.
Um estudo realizado pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (UMSICHT) mostrou que as emissões de carbono dos recuperados são cerca de 50% menores em comparação com novos pneus semelhantes. Além disso, os materiais reciclados e renováveis representam 85% de um pneu recuperado.
A Continental, fundada em 1871, está entre os líderes tecnológicos na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para viagens de passageiros, veículos comerciais e especiais, bem como para veículos de duas rodas. Tem vindo a reforçar nos últimos anos a sua oferta de soluções de forma a tornar a operação dos seus clientes mais eficiente e sustentável.
A multinacional, que emprega cerca de 200 mil pessoas em quase 60 países e mercados do mundo, tem disponível uma gama modular de soluções, um Lower Global Driving Costs (LODC), que inclui os sistemas de gestão digital de pneus ContiConnect e ContiLifeCycle. E está ainda a fornecer aos operadores um certificado que comprova a forma como estão a ajudar a contribuição para a sustentabilidade. “Com base nos pneus ContiRe instalados nos veículos, podemos calcular a taxa de poupança de material e carbono obtida durante a sua produção e recuperação”, explica Siljana Lietz, Head of ContiLifeCycle da Continental Tires Germany.
“Concebemos o certificado a pedido dos nossos clientes, cujo dia-a-dia exige cada vez mais provas dos seus esforços para melhorar a sustentabilidade e cuidar dos recursos do nosso planeta.” As questões da sustentabilidade e do transporte zero emissões estão a ganhar cada vez uma importância cada vez maior no setor da logística – uma tendência impulsionada também pelos requisitos legais rigorosamente definidos.
Prolongar a vida útil do pneu
A recauchutagem de pneus é uma forma eficiente de aumentar a sustentabilidade de uma frota. Este método pode economizar até 55 quilos de resíduos. ContiLifeCycle é o nome dado à abordagem holística da Continental que procura criar uma economia circular. “A recauchutagem prolonga a vida útil do pneu – e, portanto, o quilometragem para a frota – em até 99%, dando-lhe outra vida”, explica Lietz. “Isto tem o efeito de reduzir o custo por quilómetro e os custos totais para os nossos clientes.”
Continental foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Pneus”
A recuperação é um meio eficaz de reduzir o impacto ambiental, economizando materiais-primas, água e energia durante a produção. Um pneu é composto por uma carcaça e um piso. Então, mesmo que o piso esteja desgastado, à partida, a Carcaça continuará perfeitamente intacta. Assim, a recuperação envolve a remoção da borracha restante do pneu no piso e a reutilização da carcaça por uma segunda e, até, uma terceira vida útil do pneu.
Para isso, são utilizados dois processos diferentes: recauchutagem a frio e a quente. “Geralmente, conseguimos reutilizar cerca de 70% do pneu original”, continua Lietz. “Isso economiza materiais-primas, água e energia.” Os pneus recauchutados são seguros e muito seguros – e, também, muito mais baratos do que os pneus novos, uma vez que a carcaça pode ser reutilizada. “As frotas podem reduzir custos de pneus até 40%, com os nossos pneus recauchutados ContiRe e soluções ContiTread.”
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