Os dados oficiais dizem que em 2022 Portugal tinha 10.700 pessoas sem-abrigo e mais de metade estava em Lisboa e no Porto. Deste total, quase 6.000 viviam na condição de sem-teto, ou seja, na rua, num abrigo de emergência ou noutro local precário, enquanto as restantes 4.798 não tinham casa e viviam num alojamento temporário.
Estes, porém, eram os dados oficiais do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo em 2022, apresentado no final do ano passado. De lá para cá, estima-se que a situação tenha piorado, de acordo com os diagnósticos feitos pela Cáritas e outras organizações não-governamentais e de solidariedade social.
A Comunidade Vida e Paz, por exemplo, garante que só em Lisboa há de 530 pessoas a viverem nas ruas, tendo este número subido 25% no último ano
Portugal era em 2023 o 13.º país da União Europeia com maior taxa de risco de pobreza e exclusão social, abrangendo 21,1% da população residente. Os dados, divulgados recentemente pelo Eurostat, colocam o país na posição que ocupava quando chegou a pandemia de Covid-19.
O risco de pobreza diminuiu entre os portugueses que trabalham, mas agravou-se na população desempregada. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) quase metade (46,7%) dos desempregados em Portugal está em risco de pobreza, verificando-se neste grupo intensidades de pobreza e de desigualdade na distribuição do rendimento “muito elevadas”.
Phenix ajuda mais de 775 famílias e mais de 3 mil instituições
É com base neste cenário desolador, de desigualdades sociais e de muitas dificuldades, que a atua a Phenix, a start-up que combate o desperdício de forma positiva e solidária. A empresa está em Portugal desde 2016. Foi criada em França em 2014 e tem como objetivo combater o desperdício, alimentar ou não. Está presente também em Espanha, além de Portugal e França.
Mais de 775 mil famílias e 3.100 instituições de solidariedade social foram apoiadas no primeiro semestre deste ano pela empresa de combate ao desperdício Phenix, que salvou mais de 4 milhões de refeições.
Os números da start-up indicam um crescimento de 8% nas instituições de solidariedade social e de 15% na venda de cabazes através da aplicação contra o desperdício. A empresa diz ter registado nos primeiros seis meses do ano cerca de 5 mil toneladas de alimentos salvos, o que representa o dobro do valor conseguido relativamente ao período homólogo.
Ainda de acordo com os dados da empresa, no primeiro semestre registaram-se mais de 15 milhões e euros em doações, um aumento, diz a startup, de cerca de 3,2 milhões de euros face aos dados do mesmo período de 2023.
“Em ordenados, este valor traduz-se em 20 mil ordenados mínimos em Portugal”, lê-se no barómetro da Phenix, que indica ainda ter havido uma poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a 2.370 viagens de avião entre Lisboa e Paris.
“Apesar do abrandamento da inflação em todo o mundo, continuamos a verificar que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti-desperdício”, afirma Carlos Hipólito, responsável pela Phenix Portugal, citado em comunicado
Cabazes em bom estado a preços mais baixos
Todos os dias, milhares de lojas comprometidas com o combate ao desperdício alimentar, vendem os seus excedentes através da aplicação da Phenix, sob a forma de cabazes. Supermercados, restaurantes, frutarias, padarias, pastelarias, floristas, talhos, peixarias, entre muitos outros. Agora já pode salvar os seus cabazes do desperdício, com apenas alguns cliques na aplicação. Uma oportunidade de poupar para si e um gesto ecológico para com o planeta.
A aplicação (disponível em Android e iOS), permite a compra de excedentes em bom estado para consumo a preços mais baixos, e registou mais 8 mil cabazes no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o período homólogo. No total, foram adquiridos 51.300 cabazes no primeiro semestre deste ano, que compara com 43.870 cabazes a preços mais acessíveis alcançados nos primeiros seis meses do ano passado.
Carlos Hipólito disse que, apesar de a empresa sentir que o apoio que consegue dar é maior e mais abrangente, os dados mostram que “há ainda muitas famílias e instituições de solidariedade social” a precisar de apoio.
Como pode poupar
O primeiro passo, já o dissemos, é descarregar a aplicação no seu smatphone. Depois, crie uma conta seguindo as instruções: via Facebook, Google ou email. Na página principal irá encontrar todas as ofertas mais próximas de si. Clique num estabelecimento para visualizar as ofertas do momento. Adicione um cabaz com um apenas um clique.
Para otimizar a sua experiência, ative a geolocalização, para que a Phenix lhe possa propor as ofertas mais próximas de si, e as notificações, para ser avisado assim que for publicada uma oferta que corresponda aos seus critérios.
Quando os parceiros publicam os seus cabazes na Phenix, comprometem-se a respeitar todas as normas de qualidade e validade dos produtos, garantindo que tudo chega em boas condições até si, de acordo com o conteúdo indicado na aplicação.
Ao salvar um cabaz Phenix, está a contribuir para o combate ao desperdício, juntando-te à comunidade de #PhenixLovers, ao mesmo tempo que ajuda os comerciantes parceiros a evitarem o seu desperdício.
Os produtos que compõem um cabaz têm um preço reduzido, com descontos que podem chegar até aos 70% do seu valor normal. Alguns dos cabazes são uma surpresa, outros têm uma descrição mais detalhada do seu conteúdo. Pode encontrar de tudo: refeições prontos, diversos tipos de cozinhas, frutas e legumes, talho, peixaria, mercearias, padaria e pastelaria, produtos de supermercado…o difícil mesmo vai ser escolher.
A Phenix Portugal foi eleita pelos consumidores portugueses Escolha Sustentável 2024 na categoria “2.ª vida de produtos”.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos e conselhos para poupar e evitar o desperdício.