A Saint-Gobain Sekurit — o fabricante de vidro automóvel número 1 da Europa e a que pertence a Glassdrive, quer reduzir as emissões de CO2 em 100% nos âmbitos 1 e 2 até 2030.
Este é um dos objetivos de um grupo que é orgulhosamente “made in Europe”, com 1.400 centros de reparação em 8 países europeus. Segundo a marca, 150 centros estão em território português.
“Mais de 90% dos nossos produtos são produzidos na Europa, nas quatro fábricas Saint-Gobain na Estónia, Polónia, Espanha e Roménia. É também por isso que as fábricas cumprem rigorosas normas ISO para sistemas de gestão ambiental e de qualidade de classe mundial”, explica a marca, consciente que o caminho que está a percorrer é o único possível para “fazer do mundo uma casa melhor”.
“A fábrica Saint-Gobain na Estónia já funciona com energia 100% verde. E ao produzir os produtos na Europa para os clientes também na Europa, minimizam-se as emissões dos transportes, bem como a pegada ecológica das embalagens dos produtos”, acrescenta a Glassdrive, que sublinha estar comprometida com os objetivos de desenvolvimento sustentável, definidos pelas Nações Unidas.
Objetivos de sustentabilidade
Como parte integrante do Grupo Saint-Gobain, a Glassdrive está comprometida a alcançar a neutralidade das emissões de carbono até 2050. Para ir ainda mais longe na abordagem ambiental, a marca “está a trabalhar na implementação de uma ferramenta de gestão sustentável, para apoiar os Centros Glassdrive na poupança de consumo de energia, produção de resíduos e consumo de água”.
A Glassdrive foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Reparação e Substituição de Vidro Automóvel”
“Temos ainda uma abordagem de gestão de resíduos orientada pelos 3 R — Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Desta forma, os nossos centros Glassdrive priorizam sempre a reparação do para-brisas em detrimento da substituição, uma abordagem mais ecológica e económica. Quando a substituição é necessária, temos o compromisso de reciclar 100% dos para-brisas. Promovemos também a economia circular dentro do grupo Saint-Gobain, uma vez que parte do nosso vidro reciclado é posteriormente recuperado pela Isover (empresa do grupo Saint-Gobain) – na produção de lã de vidro”, explicam os responsáveis da marca.
A eletrificação da frota de veículos e a instalação de estações de carregamentos de veículos elétricos nos centros Glassdrive, a instalação de lâmpadas LED de baixo consumo energético em todos os centros — atualmente 60% já estão assim equipados —, e a redução do desperdício são outras bandeiras da Glassdrive na persecução dos seus objetivos mais verdes.