Muda os toalhões de banho todos os dias em casa? Porque é que o faz nos hotéis?

Mais do que um hotel, a Moov oferece uma experiência a todos os níveis. Toca a mudar para o lado do bem. E da sustentabilidade

O planeta é só um – e tem estado a sofrer. Prova disso são os fenómenos climáticos extremos, fruto do aumento da temperatura global. Para que continuemos a ter um lugar onde viver com conforto, e para que os nossos filhos, netos e todos os que mais vierem tenham a oportunidade de crescer num mundo respirável e sem medos, é imperativo começar a atuar já. Ontem teria sido melhor, hoje ainda se vai a tempo, mas amanhã já poderá será tarde.

Todos nós, nas nossas rotinas do dia a dia, podemos contribuir para fazer deste planeta um lugar mais habitável. Por vezes, nem nos apercebemos, mas é possível agir nesse sentido em praticamente tudo o que fazemos, desde que acordamos até que nos vamos deitar. Usar menos – ou abolir – plásticos, que são um subproduto da indústria do petróleo, não deixar a água a correr enquanto nos ensaboamos, fazer reciclagem… e a lista continua.

E se há quem já tenha essa consciência e cuidado nas suas práticas caseiras, porque não fazê-lo também fora de casa? Se em casa não mudamos os toalhões de banho todos os dias, qual a razão para o fazemos num hotel? Não custa deixá-los pendurados, em vez de caídos no chão. Imagine a água que se poupa em lavagens.

O número de pessoas preocupadas com as alterações climáticas e com as práticas que vão destruindo o nosso planeta tem crescido muito nos últimos anos. E essas pessoas não só querem dar o exemplo através da maneira como vivem como também procuram quem faça o mesmo. É como pertencer a uma tribo – neste caso, a tribo dos bons costumes.

A pensar nisso, o grupo Endutex – fundado em 1970, em Caldas de Vizela – criou a cadeia de hotéis Moov, que transpira sustentabilidade por todos os seus poros. O grupo começou por se dedicar à impermeabilização de tecidos e hoje é um dos maiores produtores mundiais de têxteis técnicos revestidos, mas tem vindo a alargar ainda mais a sua área de negócio, tendo-se aventurado nos planos imobiliário e hoteleiro. E o conceito hoteleiro escolhido – lançado em 2011 – tem-se revelado uma aposta certeira.

Sustentabilidade está no ADN

A comprová-lo está o facto de os hotéis Moov terem sido distinguidos nos prémios Escolha Sustentável 2025, atribuídos pelo Consumer Choice, na categoria “Hotéis”. A sua aposta na sustentabilidade, aliada a “um conceito de excelência na relação qualidade – preço, onde impera o conforto”, está assim a marcar pontos ao estrear-se este ano como marca de destaque na Escolha Sustentável – o primeiro sistema de qualificação público de produtos, serviços ou medidas que contribuem ativamente para a sustentabilidade social, ambiental e económica.

“A nossa filosofia é tornar a experiência do nosso cliente, seja em lazer ou em trabalho, o mais confortável possível. São hotéis descontraídos e informais, onde combinamos a qualidade, o design contemporâneo, a sofisticação e uma atitude ‘eco-friendly’. O nosso compromisso ambiental está presente nos equipamentos eficientes que usamos, como chuveiros ecológicos, lâmpadas LED, sensores e outro tipo de equipamentos pensados para o mesmo fim”, sublinha a cadeia numa das suas plataformas sociais.

Com hotéis distribuídos de norte a sul de Portugal e também no Brasil, os hotéis Moov, no âmbito do seu compromisso com o meio ambiente e os seus hóspedes, está assim certificada como sustentável, e aposta em fazer a diferença: eliminou o plástico, usa redutores de caudal em todas as torneiras e duches, e dispõe de dispensadores de água filtrada em todos os pisos de forma completamente gratuita. Mas não só.

Entre outras medidas tomadas para ajudar a reduzir a sua pegada e preservar o planeta, os hotéis Moov têm contentores de reciclagem para uso dos hóspedes em áreas comuns, os quartos têm interruptores que economizam energia, e os corredores e áreas comuns possuem sensores de movimento, com lâmpadas LED. Nos quartos não existe minibar, de forma a preservar recursos energéticos. Além disso, todos os edifícios estão construídos de forma a serem isolantes acústicos, tanto entre quartos como para o exterior.

“Em todas as unidades Moov, tanto em Portugal como no Brasil, existe uma grande preocupação ecológica ao nível de recursos, mas também em termos culturais e sociais. Em alguns dos hotéis, como o caso do Moov Porto Centro, Moov Évora e Moov Porto Alegre, as fachadas foram preservadas, de forma a não descaracterizar a zona geográfica em que se encontram, trazendo harmonia às cidades e preservando os seus aspetos mais identitários”, refere a marca no seu website.

Combinando o conforto, a versatilidade e a personalização dos seus serviços, os hotéis Moov dispõem ainda de Wi-Fi gratuito, receção 24 horas e quartos insonorizados – tudo para que a estadia dos hóspedes seja prática, ecológica e acolhedora, seja numa escapadinha em casal ou numa viagem de negócios. Sem dúvida, um conceito SmartComfort.

A cadeia hoteleira tem dois hotéis no Porto — o Moov Hotel Porto Centro e o Moov Hotel Porto Norte —, dois em Lisboa — o Moov Hotel Lisboa Oriente e o Moov Hotel Oeiras — e o Moov Hotel Évora. Fora de portas, conta com o Moov Hotel Curitiba e o Moov Hotel Porto Alegre, ambos no Brasil.

Carregue na galeria para conhecê-los.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS