O consumo de açaí tem vindo a crescer muito em Portugal nos últimos anos. Faz sentido. É um produto natural, de grande qualidade e altamente nutritivo. Mas mais do que ter uma excelente matéria-prima, importa não estragar. A Tribe, marca portuguesa fundada em 2016, tem essa consciência, e procura contribuir para a sustentabilidade do planeta.
É que a cultura do açaí tem um impacto significativo em várias áreas, incluindo a economia, a sociedade, o meio ambiente e a saúde. Comecemos então pelo impacto económico. A produção e comercialização de açaí são importantes fontes de rendimento para muitas comunidades na Amazónia. A colheita e a produção do açaí proporcionam empregos diretos e indiretos, desde os agricultores até aos trabalhadores em mercados e empresas de exportação.
O açaí ganhou popularidade global, especialmente em mercados como os Estados Unidos e a Europa, onde é consumido em diversas formas, como sumos, gelados/sorvetes e suplementos alimentares. Isso tem aumentado as exportações e gerado receitas para o Brasil.
O desenvolvimento comunitário das populações locais tem de ser uma prioridade sempre presente. Os dados são há muito conhecidos: a cadeia produtiva do açaí contribui para o desenvolvimento de comunidades ribeirinhas e indígenas, promovendo a inclusão social e a melhoria das condições de vida.
Ao mesmo tempo, o açaí tem um profundo significado cultural para as populações amazónicas, sendo uma parte importante de sua dieta e tradições. O seu consumo e métodos de preparação são passados de geração em geração.
É, porém, a componente ambiental que gera mais preocupações. A utilização sustentável do açaí pode promover a conservação da floresta amazónica, uma vez que as palmeiras de açaí são cultivadas de maneira que não necessitam de desmatamento. Essa prática sustentável ajuda a preservar a biodiversidade da região.
No entanto, a crescente procura por açaí pode levar a práticas agrícolas insustentáveis, incluindo o desmatamento para plantar açaizais em larga escala e o uso excessivo de recursos naturais, para tornar a produção mais intensiva e baixar custos de produção. O risco de matar a galinha do ovos de ouro é real e deve ser controlado.
Compromisso Tribe
A missão da Tribe é “promover uma alimentação e estilo de vida saudáveis junto dos consumidores”. “Foram criadas sinergias na origem (Brasil) que permitiram a conceção de um produto único, de excecional qualidade, desenvolvido por engenheiros alimentares adequadamente qualificados. Começou assim a ser produzido o preparado de Açaí da Tribe, aliando a pureza original do fruto a um sabor exclusivo e requintado”, explica a marca.
Desde então, a aposta tem sido em “garantir a excelência dos produtos” comercializados e ser uma referência para os clientes, no que respeita à satisfação. “Para tal, construímos uma nova fábrica em Portugal, equipada com tecnologia de ponta, e desenvolvemos uma gama inovadora e diferenciada de sorbets”.
A sustentabilidade está inscrita no ADN da Tribe e a empresa não se demite dessa sua preocupação, tendo como objetivo contribuir para um planeta mais viável. “Para dar consistência a este ambicioso projeto, acolhemos um novo sócio no capital da empresa, a empresa Eco Foods, um dos principais transformadores de Açaí no Estado do Pará, Brasil”.
Hummmm, estes sorvetes
Para quem prefere ter tudo à mão, já feito, só pegar e comer, a solução ideal são os sorbets da Tribe. E a marca disponibiliza quatro variedades, prometendo em todos “os melhores ingredientes e matérias-primas da Amazónia e, segundo a filosofia clean label, com receitas simples que preservam as características naturais da fruta”.
A gama é certificada vegan, pela V-Label, distinguida com o selo Portugal Sou Eu e premiada Escolha Sustentável 2024. Os sorbets diferenciam-se por serem compostos por ingredientes 100% naturais, conterem açúcar demerara em oposição ao açúcar refinado e não possuírem glúten, corantes, conservantes, aditivos de síntese e serem livres de OGMs.
O sorbet de açaí Tribe é o mais popular e destaca-se pela sua textura sedosa, sabor intenso e baixo índice calórico. Sem guaraná, realçando o verdadeiro sabor do açaí, e com uma combinação harmoniosa de ingredientes naturais, este sorbet proporciona uma experiência exótica e saudável a quem o consome.
O sorbet de goiaba Tribe destaca-se pelo seu sabor aromático, textura cremosa, enriquecida com pedaços de fruta, e baixo índice calórico. O sorbet apresenta uma tonalidade rosa-clara, refletindo a autenticidade da fruta, e promete oferecer uma experiência singular.
Já o sorbet de graviola Tribe destaca-se pela sua textura aveludada, sabor inebriante e baixo índice calórico. Com um tom branco-pérola, este sorbet é uma opção versátil e indulgente que transcende as expectativas, proporcionando uma experiência única e deliciosa.
Finalmente, o sorbet de coco Tribe destaca-se pelo seu sabor intenso, textura delicada com pedaços de coco ralado e baixo índice calórico. O sorbet ostenta uma tonalidade creme requintada e está pronto a consumir e saborear, oferecendo uma experiência intensa e tropical a cada colherada.