Reciclar, reutilizar, favorecer a economia circular e reduzir a pegada ecológica. Eis pensamentos cada vez mais presente na cabeça de todos. Porque é urgente apostar na sustentabilidade do planeta, são cada vez mais as marcas que procuram impactar os consumidores, mudando-lhe hábitos de consumo há muito enraizados.
No final do ano passado, o Parque Nascente, o centro comercial do Grande Porto, situado em Rio Tinto, às portas da cidade invicta, deu um primeiro passo nesse movimento, com a abertura da pop-up store da marca Elise, que apresentou aos visitantes roupas em segunda mão e algumas peças vintage únicas e exclusivas.
Os visitantes do Parque Nascente tiveram oportunidade de conhecer as propostas Outono-Inverno da marca criada por Juliana Ribeiro, e vencedora da edição do “Programa de Incubação de Retalho” promovido pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais dedicado a projetos inovadores surgidos e desenvolvidos no online, que pretendiam materializar o conceito na vertente física, de venda de comércio em ambiente de Centro Comercial.
Alternativas à fast fashion
O projeto foi pensado para através da reutilização, numa lógica de economia circular, o ciclo de vida da roupa ser prolongado de forma a contribuir para a diminuição da pegada ecológica. “A Elise é umas das primeiras marcas de roupa em segunda mão e vintage em centro comercial, que ofereceu ao cliente uma alternativa ao fast fashion, marcando assim pela diferença, que abraça os valores ambientais. A nossa missão é garantir a qualidade das peças dando a possibilidade ao cliente de comprar marcas de alto preço a um preço reduzido”, explicou a criadora.
O Parque Nascente foi eleito Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Centros Comerciais do Grande Porto”
Já Joana Rocha, diretora do Centro Comercial Parque Nascente, afirmou que esta pop-up store inseriu-se “num conceito que se insere já na orientação para a sustentabilidade que distingue o Parque Nascente”. A responsável afirmou-se muito satisfeita pelo facto de uma marca “que se distingue pela componente ecológica tenha dado a conhecer o conceito” naquele centro comercial.
Estilo de vida sustentável
Gerido pela Klepierre, o Parque Nascente é já uma referência no universo comercial do Grande Porto, tendo sido eleito Escolha do Consumidor pelo quarto ano consecutivo. Compreende um total de 135 lojas com variada oferta de moda, restauração e lazer, entre as quais se destacam as insígnias Zara, Primark (que escolheu o Parque Nascente para abrir a sua 1.ª loja da zona norte do país), Lefties e Kiabi e conta ainda com conceitos distintos como a Primor ou a Normal. O centro comercial oferece também 12 salas de cinema digitais Multiplex NOS Cinemas e um ginásio.
O instalação desta pop-up store no último trimestre do ano inseriu-se no âmbito do compromisso “Act 4 Good”, estabelecido pelo Grupo Klépierre e que tem como enfoque as preocupações sociais e ambientais na atividade dos centros comerciais, incluindo o desenvolvimento de práticas e ações que tenham um impacto positivo no ambiente e a promoção de estilos de vida sustentáveis.