Salvar refeições significa evitar que elas vão para o lixo.

Phenix luta contra o desperdício e salva 25 milhões de refeições em Portugal

Start-up está em Portugal desde 2016 e só no ano passado impediu que 12 mil toneladas de alimentos fossem para o lixo.

Não vire a cara a este texto, leitor. Isto também é para si. E para nós — é para todos, afinal. Sabia que um terço do que produzimos é produzido para nada? Vai para o lixo sem ter sido consumido? Que cada um de nós, em Portugal, desperdiça por ano 20 a 30 quilos de alimentos? Não sabia, pois não? Claro que não. Se soubesse, se todos soubéssemos, nada disto seria assim.

Alterar este estado de coisas, consciencializar as pessoas para a luta contra o desperdício alimentar e ser um parceiro das empresas são os objetivos da Phenix, uma start-up francesa fundada em 2014, e que chegou a Portugal dois anos mais tarde.

E em 2023, um ano marcado pela forte instabilidade económica e financeira, pelo cavalgar da inflação, pela criação do cabaz IVA 0%, a Phenix conseguiu os seus melhores resultados de sempre no nosso país, salvando 12 mil toneladas de alimentos, mais 35% do que no ano anterior.

No total do ano, o trabalho da empresa valeu 25 milhões de refeições salvas que, de outro modo, teriam ido para o lixo sem serem consumidas, mais sete milhões do que em 2022.

A Phenix foi eleita Escolha Sustentável
na categoria “Segunda Vida dos produtos”

No total, foram poupadas 85 mil toneladas de dióxido de carbono, o que representa 6.405 viagens de avião Lisboa – Paris. Este valor reflete um aumento de 22 mil toneladas face aos dados do período homólogo. Paralelamente, a Phenix registou, em 2023, 38 milhões de euros em doações, o que representa 50 mil ordenados mínimos em Portugal. No ano de 2022, tinham sido registados 30 milhões de euros.

No que ao número de famílias ajudadas diz respeito, em 2023, a Phenix conseguiu apoiar 450 mil famílias. Este valor é bastante superior ao de 2022 que se situou nas 100 mil famílias apoiadas.

Fruta madura não é lixo.

Empresas cada vez mais solidárias

Parceira em Portugal de 3.000 associações beneficiárias de norte a sul do país, a start-up conta com o apoio de empresas como a Sonae, Bimbo e o Grupo Brisa e prevê um crescimento de clientes e parceiros e, consequentemente, um crescimento de 18,30% de valor doado.

“2023 foi um ano marcado por grandes desafios para as instituições e para as famílias portuguesas e isso verificou-se no aumento de famílias ajudadas pela Phenix. Em apenas um ano, passámos das 100 mil para as 450 mil famílias ajudadas. É um número que nos deixa preocupados, é certo, mas que nos faz lutar ainda mais pela causa do desperdício alimentar. Ainda há muito caminho a percorrer e, em 2024, estamos a trabalhar no crescimento de clientes e parceiros, de modo a salvar ainda mais alimentos e entregar a quem mais necessitar. Esta é, e será sempre, a nossa missão: combater o desperdício e ajudar cada vez mais instituições e famílias”, sublinha Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.

Como podemos fazer a nossa parte em casa?

O trabalho da Phenix e dos seus parceiros é excelente, mas cada um de nós, em casa, pode dar o primeiro passo. E o nosso primeiro passo é decisivo para mudar mentalidades e para “contaminar” positivamente o mundo. De que forma? É a própria Phenix que aponta o caminho.

PRIMEIRA PROPOSTA: SALVAR FRUTAS E LEGUMES ‘FEIOS’ — É verdade que as grandes superfícies comerciais são muito cautelosas na apresentação e venda de produtos que apresentam pequenas mazelas ou riscos. No entanto, é possível encontrar estes alimentos em supermercados de bairros e mercados. Os alimentos ‘menos bonitos’ são frequentemente mais rejeitados, mas são tão ou mais deliciosos do que qualquer outro alimento com uma aparência mais perfeita. Vamos salvar os “feios”.

SEGUNDA PROPOSTA: SALVAR PRODUTOS COM DATA DE VALIDADE CURTA — Existem duas diferenças cruciais, nomeadamente a data limite de consumo e a data de durabilidade mínima. A data limite de consumo é a data a partir da qual pode ser prejudicial consumir o produto. Os produtos desta categoria têm no seu rótulo ‘consumir até’. Já a data de durabilidade mínima, é uma data indicativa em que pode consumir o produto. Os produtos desta categoria têm no seu rótulo ‘consumir de preferência antes de’.

No momento das compras nos hipermercados, devemos localizar as zonas de promoções ou produtos em promoção. A maioria deles tem uma data de validade próxima do fim (normalmente, uma etiqueta e um novo código de barras) ou é colocada numa zona ou prateleira específica para o efeito.

Pode também utilizar a Aplicação Phenix, que permite economizar nas compras, com produtos que seriam desperdiçados, a um preço mais baixo. Estes produtos estão em perfeito estado de consumo, no entanto, poderá não ser possível comercializá-los (como é o caso das refeições prontas, sushi e outros). A Aplicação Phenix é um três em um: poupar dinheiro, ajudar o planeta e salvar comida do desperdício.

TERCEIRA PROPOSTA: COZINHAR AS SOBRAS E PLANIFICAR — Para lutar contra o desperdício, nada melhor do que cozinhar as sobras. Este é um dos princípios dos verdadeiros heróis do desperdício. Isso e planificar as receitas semanais. Isso obriga a fazer uma lista com os ingredientes necessários, ver a despensa em casa e ir ao supermercado comprar realmente só o que é necessário.

QUARTA PROPOSTA: SOLICITAR AS SOBRAS DAS REFEIÇÕES NOS RESTAURANTES — Não tenha vergonha. Pedir as sobras das refeições que que pede no restaurante, para consumir mais tarde é uma das atitudes mais amigas do planeta, principalmente quando se sabe que a restauração é um setor que promove cerca de 27% do desperdício. Acima de tudo, é um indicador que deve diminuir com urgência. Para além disso, metade dos resíduos gerados pelos consumidores ocorre nos restaurantes.

Carregue na galeria e veja as dicas que a Phenix preparou para si.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA ESCOLHAS