O planeta Terra é azul e o Porto é azul, mas não há volta a dar: a revolução verde está mesmo a passar por aqui. Nos novos tempos que vivemos, a consciência ambiental é cada vez mais real no dia a dia dos portugueses, mas na também na prática de investimento estratégico das empresas. No nosso país como em todo o mundo. Tudo em nome da sustentabilidade. Mas mesmo que já não seja uma surpresa, as novidades são sempre dignas de notícia, não só pelo impacto que causam, como também pela inspiração que representam para todos.
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), que assegura em exclusividade o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto, acaba de anunciar o reforço da sua frota com mais 48 novas viaturas 100% elétricas, num investimento total de 19,2 milhões de euros e, simultaneamente, a a adjudicação da aquisição até ao final do ano de mais 20 viaturas elétricas de transporte de passageiros.
Na prática, até ao final do ano, a STCP terá a circular nas ruas do Grande Porto mais 88 veículos verdes, permitindo a redução anual de emissões de CO2 e a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos. A STCP dá assim continuidade à estratégia adotada que tem como finalidade a descarbonização da operação e, consequentemente, a redução da pegada ambiental.
Com a entrada em circulação de 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte, a STCP vê assim a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas.

A frota da operadora passa a contabilizar 468 autocarros, sendo o mix energético composto por 71,2% CNG, 14,5% eletricidade e 14,3% diesel. Os 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 Km e uma lotação de 87 passageiros. O acesso para clientes de mobilidade reduzida e para carrinhos de bebé é realizado através da porta dianteira, que conta com a instalação de uma rampa manual.
Para a presidente do Conselho de Administração da STCP, “o ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade, tendo sempre como prioridade a contínua melhoria do serviço prestado aos clientes”.
A STCP foi eleita Escolha do Consumidor
na categoria “Transportes Rodoviários de Passageiros – Porto”
“Com uma frota mais verde fortalecemos o nosso compromisso, concretizando mais um passo em direção a um futuro sustentável”, afirma Cristina Pimentel,
As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), representam um investimento de 19,2 mulhões de euros, parcialmente financiado no montante de 8,4 milhões por fundos do PPR.
E vêm aí ainda mais 20
A estas novas 48 viaturas vão juntar-se ate ao final do ano mais 20, o que elevará a frota verde da operadora para 88 autocarros 100% livres de emissões. É que a STCP anunciou a adjudicação da proposta apresentada pela CaetanoBus, no seguimento da concurso público internacional lançado a 6 de novembro do ano passado.
O valor global do contrato adjudicado é de cerca de 8 milhões de euros e diz respeito a 20 autocarros standard, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros (categoria M3 – classe I), e à instalação da estação de carregamento elétrico dos autocarros na Estação de Recolha da Via Norte. A instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para final do mês de agosto e a entrega das novas viaturas (com uma autonomia de cerca de 400 km) irá ocorrer no último quadrimestre de 2024.
O objetivo total é chegar ao final de 2025 com 136 autocarros elétricos, o que representará um investimento adicional de pouco mais de 29 milhões de euros.
Carregue na galeria e veja o que a STCP está a fazer pela sustentabilidade do planeta.