Agora que já entrámos na segunda quinzena de maio e o calendário promete dias com mais sol e mais calor, está na altura de apostar nos grelhados e, claro, neste particular, não há nada como juntar os amigos em casa para uma bela churrascada. Toda a gente gosta, claro está. Menos a parte do estar no grelhador, a preparar o fogo ideal para grelhar a carne ou o peixe. São as acendalhas que nem sempre funcionam, é o carvão que teima em não pegar, é a fumarada que se espalha por todo o lado, é a dificuldade de grelhar tudo ao mesmo tempo, o que impede de toda a gente comer tudo quentinho na mesma altura. Bem sabemos como é, certo?
Errado. O carvão ecológico produzido pela Ecobrasa, além de mais sustentável do ponto de vista ambiental, permite uma temperatura mais duradoura e um ponto de cozedura dos alimentos mais uniforme.
Empresa portuguesa criada em 2002, com uma atividade centrada na comercialização de produtos de queima, na área do churrasco / grelhados e aquecimento do lar, o Core Business da Ecobrasa assenta na comercialização de carvão vegetal assente na diversificação dos segmentos de mercado e no serviço de ensacamento multimarcas, embora a comercialização de carvão ecológico (Biocarvão) seja cada vez mais significativa.
O que é o biocarvão?
É um tipo de carvão vegetal produzido pela pirólise de biomassa em um ambiente com pouco ou nenhum oxigénio. Este processo de decomposição térmica cria um material rico em carbono que possui uma série de benefícios ambientais e agrícolas.
- Melhoria do Solo: O biocarvão aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes do solo, melhorando a produtividade agrícola. Também contribui para a estabilidade do solo e pode ajudar a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.
- Sequestro de Carbono: Um dos principais benefícios ambientais do biocarvão é sua capacidade de sequestro de carbono. O carbono contido na biomassa é fixado no biocarvão, podendo permanecer estável no solo por centenas a milhares de anos, ajudando a mitigar as mudanças climáticas.
- Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa: Além do sequestro de carbono, a aplicação de biocarvão pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa do solo, como óxido nitroso (N₂O) e metano (CH₄).
- Gestão de Resíduos: A produção de biocarvão permite a reutilização de resíduos agrícolas e florestais, convertendo materiais que seriam descartados em um produto útil e ambientalmente benéfico.
O Biocarvão é a estrela da companhia da Ecobrasa e o seu consumo crescente é já uma realidade. Em primeiro lugar, é mais ecológico. Pelo uso de madeiras certificadas provenientes de florestas sustentáveis e pelo processo de carbonização através de uma pirolise lenta, ecológica e também ela certificada.
Depois, porque facilita a vida na hora do churrasco, permitindo brasas em apenas cinco minutos. Pelas suas características e composição morfológica, o biocarvão está pronto a ser utilizado em menos tempo que o carvão tradicional.