Cafés há muitos, mas mais nenhum é como o da Torrié, a marca portuguesa fundada na década de 1980 e que hoje é muito mais do que uma empresa de cafés. Com uma ampla variedade de sabores, intensidades e proveniências, com cápsulas de café e chá compatíveis com as máquinas Nespresso e Dolce Gusto, a Torrié tornou-se a primeira empresa com cápsulas compostáveis, que permitem a reciclagem de todos os materiais e o seu reaproveitamento, em nome do ambiente.
A linha Home Compostable, lançada no final do ano passado, conta com quatro tipos de café: o “Expresso Clássico”, o “Descafeinado”, o “Expresso Forte” e o “Expresso Suave”, com uma embalagem que explica todo o processo.
As novas cápsulas garantem todos os padrões de qualidade e ajudam numa escolha mais consciente dos consumidores. A marca assume assim a sua responsabilidade social na preservação do meio ambiente e evita o desperdício.
A Torrié explica o lançamento inovador com a sua “preocupação ambiental” e com uma forma de “dar resposta a um apelo dos consumidores”. As cápsulas Home Compostable excluem qualquer derivado de combustíveis fósseis porque são produzidas exclusivamente a partir de componentes de origem 100% vegetal, como óleos vegetais, celulose e café.
“Tendo em conta a sua constituição totalmente à base de plantas, são assim facilmente degradáveis de forma natural, sem necessidade de qualquer processo industrial ou semelhante. E é muito importante referir que, depois de usadas, as cápsulas podem ser colocadas num vaso de plantas, num jardim, num compostor doméstico, ou simplesmente, no depósito de lixo orgânico, onde, com o seu processo natural de decomposição, irão contribuir para a produção de nutrientes, enriquecendo o solo e elevando a sua qualidade”, sublinha a marca.
Através do Ecodesign, a marca portuguesa criou cápsulas em material 100% compostável e, portanto, 100% biodegradável. A reutilização da cápsula e da película de selagem permite transformar o produto já usado em fertilizante orgânico. E isso pode ser feito em sua casa, até de uma forma pedagógica, junto dos seus filhos, contribuindo para uma educação ambiental desde uma idade cada vez mais jovem.
Também o Flow Pack, o invólucro que protege a cápsula, é constituído por um plástico reciclável, que permite “a completa impermeabilidade da capa ao oxigénio, responsável pela oxidação do café, preservando durante 24 meses as propriedades do aroma e do sabor do café.
Quer as caixas individuais em cartolina, onde vêm acomodadas as 10 cápsulas que o consumidor compra nas superfícies comerciais, quer as caixas de transporte em cartão são feitas também em material reciclável, que permitem a sua transformação em materiais de uso distinto.

Inovação faz parte do ADN
As preocupações ambientais e a inovação fazem parte da história da Torrié, que foi a primeira marca portuguesa a lançar um café biológico em cápsula. Mas não só: foi também a primeira marca de cafés a incluir informação nutricional na embalagem dos seus produtos – o que ajuda o consumidor a compreender os constituintes do café e a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
A Torrié inovou igualmente ao incluir nas embalagens uma caracterização sensorial dos cafés, com notas de prova que despertam os consumidores para novos aromas e sabores e melhoram a experiência de consumo.
Eleita desde 2014 Escolha do Consumidor, a marca portuguesa voltou a conquistar o galardão em 2024, em duas categorias: “Café em Cápsula” e “Chá em Cápsula”.
Carregue na galeria e veja a variedade de cafés e chás que a Torrié tem à sua disposição.