A sustentabilidade está na moda e todas as empresas se preocupam, cada vez mais, com a criação de produtos e serviços mais ecológicos. Mas a Norauto, líder europeia em centros auto, nascida em França há mais de 50 anos e presente em Portugal desde 1996, vai mais longe e quer “inspirar os consumidores a reduzir a sua pegada de carbono, oferecendo serviços que contribuem ativamente para um futuro mais verde”. Ou seja, é preciso urgentemente contribuir para a mudança de mentalidades.
A responsável de Comunicação Externa e Impacto Positivo – Planet & Profit da marca, dá como exemplo desse trabalho a Eco Revisão Oficial. “Este serviço foi especialmente desenhado para reduzir a emissão de partículas nocivas, ajudando a melhorar a qualidade do ar. Inclui um diagnóstico detalhado das emissões e a medição da sujidade do motor, identificando componentes defeituosos. Como resultado, os veículos podem ser mais eficientes, com menos emissões de gases poluentes, o que contribui diretamente para a redução da pegada ecológica”, explica Mariana Gonçalves.
A responsável pela Comunicação Externa e Impacto Positivo – Planet & Profit da Norauto não esconde o orgulho que a marca sente de, pela primeira vez, ter recebido um prémio na categoria de sustentabilidade. O galardão Escolha Sustentável, atribuído pela Consumer Choice, com base na opinião dos consumidores portugueses, “reforça o compromisso contínuo na transição para uma mobilidade mais sustentável no país”, afirma.
Mariana Gonçalves concretiza: “Não queremos apenas fornecer produtos ou serviços ecológicos, mas também inspirar os consumidores a reduzir a sua pegada de carbono, oferecendo serviços que contribuem ativamente para um futuro mais verde”.
Este prémio, que teve este ano a sua primeira edição, analisou cinco critérios específicos – arquitetura do produto/serviço, inovação, sustentabilidade, comunidade e investimento & ODS – com a Norauto a receber uma nota global de 74,8%, numa avaliação dividida entre um painel de especialistas (com um peso de 60% na nota final) e um painel de consumidores (com um peso de 40% na nota final).
“Num setor muitas vezes visto como poluente, ser a Escolha Sustentável vai além de um simples reconhecimento. É um motivo de orgulho para todas as equipas e reflete o sentido do nosso propósito: ‘Automobilista & Responsável’”, reforça a responsável pela Comunicação Externa e Impacto Positivo – Planet & Profit.
Muito mais do que uma simples revisão
A Eco Revisão “é a opção ideal para os automobilistas que se preocupam com o impacto ambiental do seu veículo”, considera Mariana Gonçalves, que acrescenta que este serviço “vai além de uma revisão comum ao incluir um diagnóstico detalhado das emissões e um processo de descarbonização do motor, que reduz em até 20% as emissões de CO2”.
“Além disso, oferece uma poupança de até 10% no consumo de combustível, o que significa, não apenas, menos emissões, mas também uma condução mais eficiente e económica. Com o tempo, os motores acumulam depósitos de carvão no seu interior e este carvão pode aumentar as emissões poluentes e causar avarias dispendiosas”, completa a responsável.
A marca promete “continuar a expandir a sua oferta de produtos e serviços sustentáveis, com o objetivo de apoiar os clientes nesta transição para uma mobilidade mais elétrica”. E explica que “em qualquer centro Norauto, o cliente pode realizar a manutenção (pneus, revisão, travagem, etc) de todo o tipo de viaturas, a combustão, híbrido plug-in ou elétrico, com todo o profissionalismo, confiança e expertise Norauto”.
“Nos nossos centros Norauto e em norauto.pt disponibilizamos uma gama de produtos sustentáveis, como a mais recente aposta dos Pneu Leonard – pneus recondicionados, em que 80% do material é reciclado e proveniente da economia circular, os produtos limpeza da marca Norauto que são Eco Certificados, a nossa gama de 2 rodas (Scooters, Bicicletas e Trotinetes eléctricas), cabos e carregadores da marca Norauto para veículos elétricos que podem ainda ser montados ao domicílio, entre outros tipo de produtos”, adianta Mariana Gonçalves.
O rosto da Comunicação Externa dá conta que a Norauto “tem investido cada vez mais em produtos eco friendly, redução do packaging, no ecodesign de produto, apostando na concepção ecológica e na preservação dos recursos naturais”.
Em consequência, “neste exercício 2023/2024, a Norauto já reciclou mais de 3.100 toneladas entre pneus, baterias, óleos e outros materiais, sendo que estes produtos e serviços sustentáveis representam 17% do total do volume de negócios da Norauto”, concluiu.
Carregue na galeria e conheça mais da atividade da Norauto.