Vamos lá ver se já aprendeu a lição? Quais são os 3 R da sustentabilidade? Vá, pense bem. Nesta altura do campeonato, até um miúdo de oito anos sabe responder a uma pergunta destas. Se o seu foco é a sustentabilidade do planeta — como não, afinal? —, a pergunta tem resposta fácil. Os 3 R da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem. Fácil, não?
Às vezes, o difícil é passar à prática. Mas é isso que está a acontecer cada vez mais nas empresas em todo o mundo. E também na Leroy Merlin. De fardas a acessórios para animais – assim é o ciclo de vida das fardas usadas pela empresa. A especialista em bricolage, construção, decoração e jardim, juntou-se à United to Remake e lança a coleção PET, composta por acessórios para animais feita a partir de fardas em fim de vida, divulgou em comunicado.
Em 2023, as fardas em fim de vida da Leroy Merlin representaram 7 toneladas de matéria prima que se transformariam em resíduos e emitiriam 233 toneladas de CO2. Preocupada em ter impacto positivo junto das pessoas e do ambiente, a Leroy aposta na economia circular para reaproveitar fardas antigas e evitar este desperdício.
Nasceu assim a parceria com a United to Remake, que começa num sistema de logística inversa e culmina na coleção PET. Os colaboradores entregam a farda em fim de vida em loja e, depois de juntar um número significativo de caixas com fardas, estas são enviadas para a plataforma local através de logística inversa – isto é, aproveitar a viagem de retorno dos camiões vazios depois de deixarem a mercadoria em loja, trazendo assim as fardas sem acréscimo de viagens extra – sem impacte ambiental. Depois das fardas estarem centralizadas, é feito o envio para a United do Remake.
A Leroy Merlin foi eleita Escolha do Consumidor 2024
na categoria “Loja de Decoração, Bricolage e Jardim”
“Nesta empresa temos uma constante preocupação com a circularidade dos nossos produtos mas também dos resíduos gerados pelas nossas atividades. Com essa convicção no horizonte, apresentamos a coleção PET que, mais do que uma coleção de artigos para animais, é o resultado de uma aposta na economia circular para aproveitar as fardas dos nossos colaboradores em fim de vida“, afirma o líder de Impacto Positivo da Leroy Merlin Portugal.
Reciclagem inovadora
João Lavos acrescenta que “foi crucial encontrar uma solução para evitar toneladas de resíduos e emissão de C02” e, por isso, a Leroy Merlin “não podia estar mais satisfeita por contar com a United to Remake para o conseguir de uma forma criativa mas, acima de tudo, sustentável”.
A United to Remake é uma startup de inovação social portuguesa, cujo objetivo é “contribuir ativamente e de forma inovadora, em parceria direta com marcas e outras empresas, na redução do desperdício e, principalmente, a encontrar novas formas de reciclagem e upcycling”. Parceira da Leroy Merlin desde 2022, é responsável pela ideia criativa e confeção dos artigos provenientes das fardas, que se apresentam agora numa coleção PET.
Apresentada pela primeira vez no Festival 20 Anos da marca de bricolage, a coleção PET, feita a partir das usadas icónicas fardas verdes, é composta por produtos como brinquedos, casaquinhos, trelas, coleiras, lenços e bolsas para saquinhos de dejetos caninos.
A gama PET está disponível na loja online da United to Remake, com entrega em 48 horas. Carregue na galeria para ver alguns dos produtos.