A sustentabilidade na construção civil envolve práticas e técnicas que minimizam os impactos ambientais, promovem a eficiência energética e utilizam recursos de forma responsável. Essa abordagem visa reduzir os efeitos negativos da construção no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto durante o processo de construção quanto após a entrega da edificação.
Mais do que uma moda, a sustentabilidade tem de fazer parte cada vez mais do ADN das empresas. É o caso da Saint-Gobain, fundada em França há mais de 350 anos, e considerada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo. Presente em mais de 70 países, entre eles Portugal, é uma ponte entre os materiais energeticamente eficientes, que permitem conciliar um conforto mais responsável hoje, e as soluções inovadoras que tornam possível construir um habitat que respeite o ambiente para as gerações futuras.
A nova coqueluche da Saint-Gobain é uma solução de vidro duplo, composto pelo primeiro vidro do mercado com emissões de carbono mais reduzidas e 70% de vidro reciclado (casco) na sua composição.
O Climalit Oraé é uma solução pioneira no setor da construção, ao tratar-se da solução de vidro duplo com o primeiro vidro no mercado com uma pegada de carbono estimada de apenas 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm). Composto por 70% de vidro reciclado (casco), é a primeira solução no mercado com uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base.
Uma solução inovadora que levou a empresa a ser premiada pela Consumer Choice como “Escolha Sustentável” na categoria “Produto”, ao receber uma pontuação final de 90,5% de acordo com os seguintes critérios: Arquitetura do Produto, Sustentabilidade, Investimento, Inovação, Comunidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com uma vasta gama de aplicações – edifícios residenciais e não residenciais, fachadas e coberturas, jardins e átrios, vidros recozidos, temperados ou termo endurecidos – oferece ainda vantagens como um melhor controlo solar, poupança de energia e conforto no verão e inverno, através da sua combinação com capas.
“Este reconhecimento do Prémio Escolha Sustentável aumenta a confiança dos consumidores, diferencia a solução e cria oportunidades, especialmente em projetos que exigem soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental”, afirma o responsável de Sustentabilidade na Saint-Gobain Portugal.
Redução significativa da pegada de carbono
Guilherme Camello sublinha que “a escolha do vidro duplo Climalit Oraé para projetos de construção em Portugal oferece uma vantagem prática, ao reduzir significativamente a pegada de carbono, já que o produto é composto por cerca de 70% de vidro reciclado. Isso contribui diretamente para o cumprimento das exigências ambientais e certificações, como LEED e BREEAM, facilitando a obtenção de créditos para construções sustentáveis”.
Além disso, acrescenta, “ao optar por um vidro duplo com baixa emissão de CO2, os projetos ganham em eficiência energética e melhoram a sua classificação em termos de desempenho ambiental, alinhando-se com as metas nacionais e europeias de sustentabilidade”.
O responsável enfatiza o compromisso da Saint-Gobain na procura de soluções disruptivas para a construção sustentável. “Acreditamos que a prossecução desse objetivo pode incluir materiais de construção com carbono negativo, que absorvem CO2 ao longo do ciclo de vida, tecnologias avançadas de reciclagem de resíduos de obra e o uso de biotecnologia para criar materiais inteligentes que se adaptam ao ambiente”.
Para Guilherme Camello, “na produção de materiais, a aposta está na circularidade com a incorporação de matérias-primas recicladas e na optimização da economia de recursos como a água e as energias para a produção”.
“A Saint-Gobain já se posiciona na vanguarda das inovações, investindo em pesquisa e desenvolvimento de materiais sustentáveis, tecnologias de eficiência energética e processos de economia circular, sempre com foco em reduzir a pegada de carbono e promover construções mais sustentáveis”.
O vidro duplo Climalit Oraé está disponível, no mercado português, com várias soluções de capa, como o Climalit Oraé Planistar, o Climalit Oraé SKN e o Climalit Oraé Cool-lite Xtreme, que proporcionam um melhor controlo solar, contribuindo efetivamente para uma poupança de energia e melhor conforto no verão e no inverno. Todas estas valências contribuem para a preservação do planeta, eficiência energética, bem-estar do utilizador e conforto acústico.
Carregue na galeria e conheça melhor o mundo Saint-Gobain.